Buscar

Ciência Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Ciência Politica
AD2 – AA3
 Mark se contrapõe ao jusnaturalismo, e seu conceito era a luta de classes, burguesia que era a classe dominante e proletária que era a classe dominada.
 A classe dominante era responsável pelo meio de produção, e era essa classe que determinava como seria a distribuição das terras, dos bens. Antes, cada pessoa se sustentava através de suas terras e depois, era a classe dominante que determinava a divisão de terras, e com isso ocasionou a luta das classes.
 Segundo Coelho (2010), Marx tinha como conceito que as classes sociais eram definidas por dois fatores no modo de produzir: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas formadas pelos trabalhos das pessoas, os maquinários, as terras e as os meio tecnológicos para produção. As relações de produção eram as relações das classes, burguesia e proletariado.
 Dizia Marx que antes que se formassem as civilizações, a população era organizada em tribos, e não existia Estado. Tudo o que era produzido na sociedade era consumido, mesmo vivendo em igualdade eles viviam na miséria e escassez. Com o passar do tempo surgiu a agricultura e a divisão do trabalho, começou a haver a desigualdade sobre a produção e assim deu inicio a uma classe dominante, burguesia, mas terra e mais dinheiro e os proletários, pra que a burguesia não perdesse a sua dominação sobre o proletário, surgiu o Estado.
 Segundo Marx, esse período histórico foi dividido em quatro fases de dominação: modo de produção asiático: classe dominante tinha funções religiosas e explorava os menos favorecidos; modo de produção antigo: divisão das classes dos senhores e proprietários denominavam proprietários de todos os fatores de produção contra as classes de homens livres, porem sem terras e escravos; modo de produção feudal: onde a nobreza se apropriava de quase tudo que os servos plantavam em suas terras; modo de produção capitalista: a burguesia era dominante e proprietária de todos os meios de produção onde pagava o que queria em troca de força do trabalho dos proletariados.
 Com isso a burguesia foi crescendo e ficou tão rica que revolucionou alguns lugares, conseguindo derrubar um regime monárquico naquela época, a burguesia capitalista, buscava um aumento constante, chamado de mais-valia dos seus trabalhadores, não para usufruir das riquezas mais para reinvestir em seus negócios e acumular riquezas.
 Para Marx em algum momento, a burguesia iria de autodestruir, pois, pois dentro dela existiam pessoas com mais dinheiro e menos, e com o tempo os pequenos burgueses começariam a perceber que não eram nem burgueses nem proletariados, e assim começariam a terem conflitos com os burgueses superiores, e se juntariam aos proletários para unirem forças e crescer politicamente.

Outros materiais

Outros materiais