Buscar

Processo de Pesquisa: Resumo, Resenha, Elementos Textuais e Citação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1
1 - O levantamento bibliográfico faz parte do processo da pesquisa, ao selecionar os materiais o pesquisador pode realizar, como parte do processo, a elaboração de resumos: "O resumo deve ser redigido pelo autor do trabalho, em linguagem clara, concisa e direta. Deve conter: objetivos do estudo, procedimentos básicos (seleção da amostra ou dos animais de laboratório, métodos e técnicas empregados), principais achados (dados específicos e até mesmo sua significância estatística) e as principais conclusões. O resumo deve, ainda, ressaltar os aspectos novos e mais importantes do estudo."(Web aula 1, p. 9)
Quais são as funções do resumo elaborado sobre uma obra lida?
a) Apresentar de forma completa o trabalho, incluindo citações e referências. É um trabalho extenso que exige a leitura de vários livros.
b) Comunicar uma informação, decidir ou não pela leitura do documento original, substituir a informação do texto completo, recuperar informações.
c) Reter informações, ser entendido apenas pelo autor, para evitar cópias, incluir apenas informações que se repetem e agregar informações de outros textos.
d) Comunicar fatos e histórias, apresentar a ideia do autor, recuperar dados e informações que o autor não apontou e substituir informações.
2) Existem três tipos de resumos que podem ser produzidos pelo pesquisador, resumo indicativo, informativo e crítico. Sobre este último, o resumo crítico, podemos definir como:
a) É aquele que formula julgamento sobre o trabalho resumido e, em geral, só é elaborado por especialistas no assunto. Também denominado resenha crítica ou, simplesmente, resenha.
b) É aquele que indica apenas os pontos principais do texto e não apresenta dados qualitativos e quantitativos. É um resumo sumário e menos profundo. Não apresenta os resultados do trabalho resumido, as suas conclusões, nem tampouco dispensa a leitura do original.
c) É aquele que indica apenas os pontos principais do texto e não apresenta dados qualitativos e quantitativos. É um resumo sumário e menos profundo. Não apresenta os resultados do trabalho resumido, as suas conclusões, nem tampouco dispensa a leitura do original.
d) É aquele que critica, mostrando que o ponto de vista do pesquisador está acima daquilo que foi exposto pelo autor.
3) A resenha, "um relato minucioso das propriedades de um objetivo, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de texto: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação)."(web aula 1, p. 15)
Sobre a resenha é correto afirmar:
a) é um trabalho que traz as principais ideias apontadas pelo autor, fácil de ser realizada, pois trata-se de um resumo simples.
b) é um texto longo e abrange temas diversos e antagônicos, apresentando citações e referências que não dialogam entre si.
c) é um pequeno texto, em que o autor relata de forma clara e objetiva o que o texto apresenta.
d) é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor.
4) O TCC, ou qualquer tipo de trabalho acadêmico e/ou científico, é composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, e esses elementos se classificam em obrigatórios e opcionais. Sobre os elementos textuais, são eles:
a) Folha de rosto; epígrafe; resumo.
b) Introdução; desenvolvimento; conclusão.
c) Referências; apêndice; anexos.
d) Desenvolvimento; conclusão; referências.
5) Segundo a ABNT (NBR10520, 2002),citação é a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. Sobre "citação" é correto afirmar:
a) São informações extraídas das fontes consultadas para a realização de trabalhos científicos e acadêmicos e tem por objetivo dar sustentação ao texto, apoiar a análise de dados.
b) São informações apresentadas pelo autor para explicar algum ponto específico do trabalho e tem por objetivo levar o leitor ao esclarecimento.
c) São textos consultados que podem ser referenciados ao final do trabalho, em uma lista chamada de bibliografia.
d) São exemplos colocados pelo autor no decorrer do texto, a fim de situar o leitor no contexto apresentado na descrição.
AV2
1) 
1. Observe as imagens a seguir:
 
A pintura também é uma forma de comunicação, qualquer texto, seja ele literário ou não, é oriundo de outro, seja direta ou indiretamente. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos são exemplos de:
a) Cópia.
b) Reprodução textual.
c) Intertextualidade.
d) Textualidade.
2) "[...] a língua é o principal instrumento de comunicação entre as pessoas. Ela é usada por uma sociedade com desenvoltura, prazer, segurança e isso é possível com a prática da leitura e da escrita." (web aula 2, p. 4)A partir disto, são ações próprias de quando conhecemos a língua, EXCETO:
a) Distinguirmos as variantes que nossa língua apresenta.
b) Somos capazes de identificar as pessoas com as quais falamos.
c) Podemos inserir novas palavras, criar novos significados.
d) Somos capazes de adaptar nosso discurso de acordo com o outro.
3) Entre as características próprias da língua escrita, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma destas características:
a) Planejada.
b) Predominância de frases complexas.
c) Elaborada.
d) Fragmentária.
4) Leia o trecho a seguir:
"[...]a primeira concepção de linguagem concebe a língua como representação do mundo e expressão do pensamento e apregoa que as pessoas que não conseguem se expressar, possivelmente, não são capazes de articular o pensamento de forma adequada, logo, não falavam/escreviam bem porque não pensavam logicamente. Seguidores dessa linha presumiram que era necessário criar regras, com o objetivo de "ditar" as normas de como falar "adequadamente", e a escola devia auxiliar nesse processo."(Web aula 2, p. 7)
O trecho se refere à primeira concepção de linguagem, e segundo esta concepção, podemos afirmar que:
a) Nesta concepção, o fato de as pessoas não serem capazes de ler/escrever pressupõe que também não pensam.
b) Nesta concepção, as pessoas aprenderam a ler/escrever e por isso podem pensar e se comunicar livremente.
c) Nesta concepção, o fato de as pessoas não saberem ler/escrever é decorrente do ausência de condições de estudar, por sérios problemas sociais.
d) Nesta concepção, o fato de as pessoas não terem a capacidade de aprender a ler/escrever representa o surgimento de uma nova maneira de se comunicar.
5) Analise o trecho a seguir:
"Então a linguagem não é mais mera expressão do pensamento, tampouco apenas um código, mas sim interação, na qual o outro exerce um papel fundamental, isso quer dizer que à proporção que vamos aprendendo a língua estamos interagindo e participando das mais diversas situações comunicativas." (Web aula 2, p. 8)
A qual concepção de linguagem o trecho se refere?
O trecho apresenta a concepção de linguagem como expressão do pensamento.
b) A citação se refere à concepção de linguagem como meio de comunicação.
c) O trecho faz referência à concepção de linguagem como forma de interação.
d) A citação apresenta a compreensão de que a língua somente apresenta função quando há a aprendizagem da escrita e da leitura.

Outros materiais