Buscar

DP Ativ Colaborativa Direito Previdenciário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
�
Relatório
	
	O caso apresentado se refere a uma consulta realizada pela Editora Dinâmica, com questionamentos a respeito da situação previdenciária de jovens jornalistas que prestam serviços esporadicamente, devido ao novo programa de incentivo dessa empresa. 
	Tal programa recebe semanalmente colunas desses jovens, previamente cadastrados, que são analisadas para a escolha das melhores para publicação em uma revista jovem, sendo pagas após efetivamente publicadas. 
	A questão é que, dentre os 25 jovens jornalistas, dois se destacam, ao conseguirem publicar suas colunas pelo menos de um artigo a cada dois meses. 
Fundamentação
	
	Os jovens jornalistas os quais têm seus artigos publicados frequentemente são considerados segurados obrigatórios da previdência Social na modalidade de contribuintes individuais, uma vez que, a partir do que trata o artigo 11, V, g, da Lei 8213/91 e o artigo 9º, V, j, do Decreto 3048/99, eles prestam serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.
	Contudo, é necessário inferir que esses jornalistas não podem se enquadrar no disposto no §1º, do artigo 18 da Lei 8213/91, pois ele estabelece a questão do trabalhador avulso, o qual necessita da intervenção do sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra, porém, neste caso deve-se proceder à inscrição na Previdência social pelos jornalistas, os quais deverão registrar-se como contribuinte individual.
Conclusão
	Assim sendo, esses jovens jornalistas não se enquadram no que dispõe o artigo mencionado acima, portanto eles não registrarão suas inscrições diretamente na empresa. Ademais, ressalta-se a importância da previdência social, a qual por meio da Lei 8213/91 e do Decreto 3048/99 garante aos seus segurados benefícios como auxilio-reclusão, auxilio-doença, aposentadoria por invalidez, em meio a tantos outros.
Referencias Bibliográficas
BRASIL. Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999. Brasília, DF: Presidência da República,1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm. Acesso em: 21 de novembro de 2016.
BRASIL. Lei 8.213, de 24 de julho de 1991. Brasília, DF: Senado, 1991. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm>. Acesso em: 21 de novembro de 2016;
BRASIL lei no 9.876, de 26 de novembro de 1999. Brasília, DF: Senado, 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9876.htm>. Acesso em: 21 de novembro de 2016;

Outros materiais