Buscar

Projeto Mercado de eventos na região do Cariri: crescimento, empregabilidade e resistência em meio à crise financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Herbert Wendel Saturnino Valério
Acadêmico em Marketing – III Semestre
Orientador: Hommel Lima
 Projeto
Mercado de eventos na região do Cariri: crescimento, empregabilidade e resistência em meio à crise financeira
INTRODUÇÃO
A cidade de Juazeiro do Norte, segundo dados do IBGE (2010), conta, quantitativamente, com cerca de 249.936 mil habitantes, região essa onde é possível notar crescimento constante, tendo em vista uma grande possibilidade de ampliação no mercado de eventos da localidade. Além disso, é considerada a Capital da Fé, o que, certa forma, impulsiona e/ou atrai uma diversidade de investidores, de modo a garantir à cidade grande possibilidade de expansão. 
É fato que o mercado e eventos sociais na área é amplo, bem como possui um sortimento de fornecedores e promotores de eventos, sendo que o público, paulatinamente, tem se tornando muito exigente, o que, de certa forma, requer melhor capacitação de todos os envolvidos em prol da prestação de um serviço pautado na obtenção contínua da qualidade e da excelência.
Convém ressaltar que, na referida cidade, observou-se que, em meio à crise financeira que tem assolado o país, o mercado de eventos, em contrapartida, foi um dos que tem resistido e conquistado espaço. Prova disso, é o resultado de uma pesquisa realizada pela ABRAFESTA (associação dos produtores de eventos), a qual revelou que ‘o mercado se manteve intacto, atingindo um grande crescimento nesses últimos cinco anos’. 
Não obstante os dados serem de caráter nacional, posto a ausência de dados locais, é relevante considerá-lo, pois permite a visualização da realidade do setor em estudo em termos de empregabilidade, tanto no campo da formalidade quanto da informalidade, que demonstra avanços, o que, consequentemente, contribui, principalmente, para o crescimento da economia local.
Objetivo geral
Analisar o crescimento do mercado de eventos sociais na região do Cariri, de forma integrada sobre o crescimento da cidade analisada, tendo em vista a sua resistência em meio à crise financeira.
Objetivo específico
•	Investigar acerca do crescimento do mercado de eventos sociais na região do Cariri e como este se agrega à economia;
•	Observar a empregabilidade como fator impulsionador do crescimento do mercado de eventos sociais na região do Cariri.
Metodologia
Para alcance dos objetivos propostos, optou-se por uma metodologia apoiada no desenvolvimento de uma pesquisa do tipo exploratória descritiva quantitativa com os empresários, os fornecedores e os promotores de eventos da região. Nessa perspectiva, há de ser buscar aplicar um questionário através do qual seja possível analisar esse mercado, a fim de se verificar o seu crescimento e as contratações existentes para que esse mercado se alavanque de forma gradativa e a forma de contribuição para o crescimento da região.
Conclusão
Frente ao exposto, é possível concluir que, através do presente trabalho, pôde-se analisar a realidade do mercado de eventos sociais na região do Cariri, de tal forma a ser possível visualizar o crescimento que tem ocorrido, apesar da persistência da crise financeira no país. Verificou-se, pois, a resistência, ampliação e empregabilidade que tem, aos poucos, se efetivado, o que demonstra acompanhamento em relação à expansão da cidade em estudo que, historicamente, já é próspera em outros segmentos comerciais.

Outros materiais