Buscar

Questionário 1 (Títulos) Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Títulos de Crédito
Componentes:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que são CDBs?
Certificado de Depósito Bancário. Título privado emitido pelos bancos para captação de recursos monetários. 
Como as CDBs são tributadas?
O recolhimento de imposto para o CDB é feito de forma regressiva, quanto menos tempo permanecer no investimento maior a sua tributação. Para um prazo inferior a 30 dias, o investidor vai ter a obrigação de pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que também é retido na fonte.
	Período de Aplicação
	Tributação
	Aplicações de 0 a 6 meses
	Imposto de 22,5% sobre a rentabilidade
	Aplicações de 6 a 12 meses
	Imposto de 20% sobre a rentabilidade
	Aplicações de 12 a 24 meses
	Imposto de 17,50% sobre a rentabilidade
	Aplicações superiores a 24 meses
	Imposto de 15% sobre a rentabilidade
O que são letras de crédito?
São títulos de crédito. Pessoas, física ou jurídica, compram estes títulos que se caracterizam como um empréstimo a uma instituição financeira que possua autorização do Banco Central para realizar investimentos em determinados segmentos.
Como são lastreadas as letras de crédito?
Os títulos de crédito de renda fixa (LCIs) são lastreados por imóveis dados em garantia em financiamentos imobiliários. Com base no valor destes bens, a instituição emite as LCIs Este lastro é o que garante a operação de crédito e, portanto, o pagamento do valor tomado como empréstimo e o juro da operação.
Letra de Crédito Agrícola – São títulos de renda fixa baseados em empréstimos contraídos no setor do agronegócio. Esses títulos são lastreados em direitos creditórios originários de negócios realizados por agentes da cadeia produtiva do agronegócio. A instituição financeira utiliza os recursos de seus cotistas como fonte de empréstimos para o setor do agronegócio. Os créditos e ativos do produtor, tal como a receita da venda da safra por exemplo, ficam vinculados como garantia para o cumprimento dos pagamentos referentes ao empréstimo. Parte do resultado dos juros obtidos pela instituição é repassado aos cotistas conforme os termos e o regulamento da LCA
O que são debêntures?
Debênture é um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora, isto é, são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.
Qual o prazo limite das debêntures?
Não há prazo limite para emissão de debêntures. O vencimento da debênture ocorre na data fixada na escritura, que pode variar conforme as condições de emissão.
1.7) O que são Títulos Públicos?
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que tem por finalidade captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infraestrutura.
1.8) Quem emite e por que há emissão de Títulos Públicos?
Os títulos da dívida pública podem ser emitidos com três finalidades: financiar o déficit orçamentário, realizar operações para fins específicos, definidos em lei e refinanciar a dívida pública (rolagem da dívida).
Os títulos são emitidos no mercado interno sob as formas de: ofertas públicas para instituições financeiras (leilões), ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro Direto) e emissões direta para finalidades específicas definidas em leis.
O Tesouro Nacional emite títulos para atender a política fiscal. O Banco Central utiliza os títulos do Tesouro Nacional para realizar política monetária, por meio de operações de compra e venda no mercado secundário.
1.9) O que significa “rolagem da dívida pública mobiliária”?
Quando, no vencimento de títulos públicos, o governo emite outros novos títulos públicos.
1.10) Quais os tipos de Títulos Públicos?
Tesouro Prefixado (LTN); Tesouro Prefixado com juros semestrais (NTN-F); Tesouro Selic (LFT); Tesouro IPCA + juros semestrais (NTN-B) e Tesouro IPCA + juros (NTN-B Principal).
1.11) O que é “Valor de Face”?
Valor de uma obrigação, nota ou outro título como expresso no certificado ou instrumento. Apesar de o preço das obrigações flutuar a partir do momento de emissão até o resgate, eles são resgatados no prazo de vencimento pelo seu valor de face.
1.12) O que é “Valor com Deságio”?
É o que se paga efetivamente na aquisição de um título. Do valor de face, descontado a uma certa taxa de desconto. É o valor presente de um título no ato de sua aquisição.
2.1) O que é Taxa Selic?
A Taxa Selic-Meta é uma taxa de juros definida pelo Banco Central nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária) sendo uma importante ferramenta de controle do nível de aquecimento da economia e do controle da inflação. Em média, a cada 40 dias ocorre o COPOM, sendo definida a Meta Selic vigente pelo menos até a reunião seguinte.
2.2) O que é Taxa Selic Over?
Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A taxa Selic (também conhecida como over Selic) é a taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia no mercado interbancário.
2.3) O que é Taxa Selic Meta?
É o mesmo que Taxa Selic.
2.4) O que é a Letra Financeira do Tesouro?
Letra Financeira do Tesouro (LFT) As Letras Financeiras do Tesouro (LFT) são títulos com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (taxa média das operações diárias com títulos públicos registrados no sistema SELIC).
2.5) O que é CDI?
Certificado de Depósito Interbancário ou, simplesmente, CDI é um título de emissão das instituições financeiras, que lastreia as operações do mercado interbancário, ou seja, transações entre bancos. As características do CDI são similares às dos Certificado de Depósito Bancário (CDB), com a diferença que sua negociação é restrita ao mercado bancário, já que sua principal função é transferir recursos de um banco para outro.
2.6) Qual a relação da Taxa Selic com a inflação?
O BACEN pode dispor do controle da taxa de juros (Selic) para controlar o consumo e os preços. Sempre que os preços sobem acima do estabelecido, O BC aumenta a taxa de juros para reduzir o meio circulante, contendo a expansão do crédito e, desta forma, o processo inflacionário.
Quando há redução da taxa de juros Selic a economia fica estimulada e há crescimento. O efeito é exatamente o inverso daquele obtido pelo aumento da taxa de juros: o sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação.
2.7) Como a Taxa Selic influencia a atividade econômica?
A taxa Selic é a referência para as outras taxas de juros praticadas na economia, seja do cheque especial, do crédito, da poupança, dos cartões, etc. Se a taxa Selic sobe, todos estes demais custos acompanham este movimento de alta. Se diminui, o juro do crédito também é reduzido, permitindo ao consumidor utilizar o crédito a custos menores.

Outros materiais