Buscar

RESENHA COMUNIDADE E SOCIEDADE USA

Prévia do material em texto

RESENHA
TÖNNIES, F. As Tipologias Clássicas: Comunidade e Sociedade. In: BIRNBAUN, P; CHAZEL, F. TEORIA SOCIOLÓGICA. Tradução de Gisela Stock de Souza e Hélio de Souza. São Paulo, HUCITEC, Ed. Da Universidade de São Paulo 1977, 106-114p. |
Vanessa Rayanne Rodrigues da Silva*
Ferdinand Tönnies foi um sociólogo alemão que nasceu em 1855 e faleceu em 1936. É conhecido pela sua pesquisa sobre a distinção de comunidade e sociedade explicada na sua principal obra publicada em 1887 “Gemeinschaft und Gesellschaft”.
 Em seu texto Tönnies alega que todas as relações sociais são criações da vontade humana. Na sua percepção existem dois tipos de vontade: a vontade essencial, que é instintiva e que impulsiona a atividade humana a partir do passado, e a vontade arbitrária que é a forma reflexiva que pode determinar a atividade humana no futuro. Para ele a vontade essencial é mais presente na vida das pessoas comuns, como artesãos e camponeses e também das mulheres e jovens. Já a vontade arbitraria se relaciona com pessoas de uma classe superior, como cientistas e também com pessoas mais idosas e homens. 
 Estes tipos de vontade explicam a existência de dois tipos de grupos sociais. A comunidade está relacionada á vontade essencial, que é um laço único que une as pessoas, seja ele sentimental, religioso, espiritual ou familiar, geralmente encontrado em pequenos grupos. Já a sociedade é uma organização de grande escala, como a cidade, o Estado ou a nação, que se funda nas relações impessoais, visando os interesses particulares. Ele estudou a família, a vizinhança e o grupo de amigos como exemplos de estruturas comunitárias, e a cidade e o Estado como exemplos de estruturas sociais.
A partir das vontades é que surgem os grupos organizacionais. Tönnies apresentou também o conjunto das normas sociais que, de acordo com o seu sentido, podem ser aplicadas pelos tribunais diante de uma força maior para julgá-lo. As normas sociais são características da sociedade, e as regras morais, das comunidades. 
Como analise final da obra, percebemos que a distinção de sociedade e comunidade está ligada a racionalização do homem juntamente com o processo de modernização.
Graduanda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Bacharelado Interdisciplinar em saúde com finalidade em Medicina, primeiro semestre, turma 03. *

Outros materiais