Buscar

Apanhado pedagogia interdisciplinar

Prévia do material em texto

Apanhadao de Pedagogia Interdisciplinar
 
1- Atualmente segundo Zilbermam(1985), a liteer levada a realizar sua função formadora, que não se que não s e confunde com uma missão pedagógica¨*(Zilbermam, 1985, p. 25). Assinale a alternativa correta que indica alguns exemplos de textos literários: 
A- Poema, conto e fábula 
 
2 Fazer com q as crianças se torne m leitoras é uma das tarefas q envolvem escola, família e comunidade ... Cabe à s pessoas que estiverem envolvidas nesse processo pedagógico... 
A- (v ) Ler para as crianças e incentivar a leitura de todos os diferentes gêneros 
B- (f ) corrigir e chamar a atenção da criança quando sua leitura estiver ruim 
C- (v ) Pedir que façam registro dos livros lidos e comentem sobre o que leram 
D- (v ) Organizar um “cantinho” na sala de aula ou em casa para a leitura, a fim de despertar o hábito e o prazer de ler. 
E- V-F-V-V. 
 
3 Os termos competência e qualidade tem sido empregados c/ múltiplos significados, o q dá margem a equívocos e contradições. Fazendo a articulação entre ambos, chegamos a uma definição de competência, q é apresentada em tds as afirmativas a seguir, exceto: 
B- Um processo Complexo que supõe uma compreensão da realidade da sociedade, da educação, da escola e do aluno. 
 
4- Um dos pilares do conhecimento é aprender a fazer. As afirmativas a seguir estão relacionadas c/ essa aprendizagem, exceto: 
C- O aprender a fazer não é uma consequência do conhecer. 
 
5 - Uma nova concepção de educação foi projetada para o séc XXl , em que todos possam descobrir e fortalecer o seu potencial criativo. 
Para isso, é preciso ultrapassar a visão puramente instrumental e organizar-se em torno de aprendizado ao longo da vida. 
A- Uma proposta puramente quantitativa à necessidade insaciável de educação, uma bagagem escolar cada vez mais pesada.
6- Observe a charge e responda o que se pede ( Quadrinhos da Mônica correndo atrás do cascão e do cebolinha... cada um. Orientado seus interesses e suas intimas aspirações...orienta o ser sensível ao mesmo tempo em que orienta o ser consciente.. 
D- A charge se relaciona ao texto e o texto justifica a charge. 
 
7- O estudo desenvolvido por meio de projetos envolve a vivência da pratica interdisciplinar, tanto de professores quanto de alunos. 
Considerando o tema e o entendimento de interdisciplinaridade, assinale (V) verdadeira e (F) falsa as afirmativas a seguir. 
( f ) É a integração de conteúdos visando à unificação...ciências sobre o grande interesse do homem. 
( v ) É a integração de diferentes conteúdos no sentido...estudado. No entanto...de conhecimento. 
( f ) É a aproximação de conhecimento que foram...da especialista de cada área faz aquilo que sabe. 
(v) É um princípio teórico do qual decorrem várias consequências práticas... das diversas pesquisas. 
 
8- Quando discutimos sobre qualidade como princípio norteador na construção do projeto político pedagógico, é necessário esclarecer o q chamamos de "qualidade". Qualidade implica em mudas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. A 1º enfatiza os instrumentos e os métodos, a técnica, enquanto a segunda está voltada para os seguintes aspectos: 
E- fins, valores e conteúdos. 
 
9- Encontramos o termo competência em obras de alguns estrangeiros, como Perrenoud, e em documentos oficiais da educação brasileiro. 
Assinale as concepções de competência destacadas por Perrenoud : 
l- capacidade de agir eficazmente em u m tipo definido d e situação. 
ll- Utilizar conhecimentos para enfrentar u m conjunto de situações complexas. 
lll-...... capacidades cognitivas e racionais. 
 lV - Envolve uma capacidade de atualização de saberes. 
E) As afirmativas l, ll e lV estão corretas. 
10- Analise as seguintes proposições: Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta: 
l ) A educação tem por missão transmitir conhecimento ...interdependência entre os povos do planeta. 
ll) Em nossos dias, a qualidade converteu-se, segunda Enguita...processos de ensino aprendizagem. 
C) As duas proposições são verdadeiras e a segunda nao é justificativa da primeira. 
11- De acordo c om Perrenoud ( 1997, p, 49): " a noção de competência te m múltiplos sentidos". Dentro dessa discussão, podemos afirmar Que as competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos diferentes p/ enfrentar um conjunto de situações complexas. Nesse sentido, podemos afirmar que: 
l- competência e qualidade são noções que se relacionam... nos processos de ensino aprendizagem. 
ll- Não existe relações entre competência e qualidade... que designa uma característica do sujeito. 
lll- Competência e qualidade são noções que se relacionam...que são chamadas se qualidades boas. 
D) Somente afirmativa lll está correta. 
 
12-Esta fase é marcada pelo faz de conta, é a fase lúdica ; o pensa mento lógico se torna realidade. As
coisas dotadas de vi da, d e vontade e de intencionalidade, é a “ fase do animismo” . Os livros devem apresentarem ele mentos familiares ao mundo da criança. Recomenda se textos que tratem de situações cotidianas, os contos de animais, as fábulas simples, os contos maravilhosos e alguns vídeos. Assinale a alternativa que correspondem á fase que o texto destaca. 
C- Segunda infância. 
 
13- O Professor quando usa o fazer literário com intencionalidade , está favorecendo um desenvolvimento harmonioso á criança e ao jovem, 
intervindo em seu aspecto físico, psicóloga e espiritual. A literatura infante juvenil pode atingir outros objetivos, como a capacidade de 
comunicação verbal e não verbal, pois o educando a medida que pensa e escreve, desenvolvem a linguagem ora e escrita, além de adquir conhecimentos culturais e artístico 
( ) O trabalho com o texto literário deve ser incorporado as práticas..., discutidas e consideradas. 
( ) A literatura não é copia do real, Pois sua reação com ele é indireta...verbais ou mesmo não verbais. 
( ) A escola deve trabalhar os texto literários, tratando os como expedientes tópicos gramaticais e etc. 
( ) A questão do ensino da literatura ou da leitura literária envolve... um tipo particular de escrita. 
C- V,V,F,V. 
 
14- Para Perrenoud (1995), “ o sentido do trabalho dos saberes, da situações e da aprendizagens escolares não é algo dado a priori, mas algo construído com base num conjunto de valores, representações e numa situação de troca e integração”. ( PASSOS, 2 002, p ,1 08). Sendo assim, olhar para a pedagogia diferenciada ou cooperativa significa: 
A- Construir um projeto pedagógico que considere as diferenças não só entre alunos, mas também entre os professores. 
 
15- Nas experiências infantis, a sensibilidade e o raciocínio ainda se processam de uma maneira de ser partindo de um só impulso, a fi m de 
aprender , compreender e controlar situações novas. Nesse sentido a criança: 
l- Mede sempre as consequências de suas ações e as próprias intenções são avaliadas antes da ação. 
ll- Age impulsivamente e espontaneamente para ver o que acontece. 
lll- Tem uma produtividade intensa em novas descobertas. 
E- As afirmativas ll e lll estão corretas. 
 
16 - Maria Luiza é uma professora que sempre traz textos para que seus colegas trabalhem com os seus alunos dentro da visão da sua 
área, assim eles ampliam sua visão sobre o mesmo tema ou assunto. No início do semestre, Luiza propôs trabalhar um texto sobre desmatamento nas diferentes disciplinas, e a estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos conceitos fundamentais que envolvem a compreensão d o tema. Esse processo é chamado de:B) Interdisciplinaridade 
 
17-: Leia o trecho de u m livro a seguir: Toda criança no mundo Deve ser b em p rotegida Contra os rigores do tempo Contra o s rigores da vida. 
[...] Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir...[...] 
O trecho destacado refere-se a um importante livro de um(a) do(a)s precursores(a)s da Literatura Infantil no Brasil. Sua obra é reconhecida pela imaginação e a brincadeira com palavras, destacando situ aç ões engraçadas de um menino chamado Marcelo, Marmelo, Martelo, de um coelhinho que não era da Páscoa e tantas outras histórias. Assinale a alternativa que revela a identidade desse(a) autor(a): 
A) Ruth Rocha
18- Para alcançar seus o bjetivos, a educação deve organizar-se e m torno de quatro aprendizagens, que serão os pilares do conhecimento 
ao longo da vida. Considerando esses pilares, assinale a alternativa incorreta: 
D) Aprender a conhecer e aprender a fazer não são indissociáveis. 
 
19- Leia a seguir dois textos que destacam u m projeto desenvolvido em duas escolas de Educação Infantil para incentivar e motivar as crianças a ler: 
Escola 1 As professoras permitem que os alunos peguem os livros para ler após 0 4 anos, pois a escola julga que a partir dessa idade eles conseguem obedecer e não estragam os livros...pois não possuem livros próprios para a idade (emborrachados, panos e plástico). Obrigatoriamente, a leitura acontece no final da aula todos os dias...entonação adequada e atraindo a atenção dos alunos. Escola 2 O livro faz parte da rotina das crianças. Desde muito pequenas, elas manuseiam os livros... Não h á recursos para comprar livros 
apropriados (pano, plástico etc.),...retalhos que as mães doam à escola. As professoras contam histórias para ouvi-las. 
 ( ) Na instituição 2, as professoras acreditam q o trabalho com a literatura...interações. Ao deixar as crianças levar... estragá-los. 
( ) Na instituição 1, a leitura tem mais importância nos aspectos didático- pedagógico que na construção prazerosa da leitu ra. 
( )Na instituição 2,o percurso da leitura é construído c/ paciência, carinho e de forma criativa, superando as diversidades existentes. 
( )Na instituição 1,a falta de verba é resp. pela impossibilidade de construção de um prazeroso proc de formação de leitores. 
A) F, V, V, F. 
 
20- Complete a frase que expressa um conceito: No exemplo citado no livro texto à pagina 20, encontramos o desenvolvimento de um Projeto sobre o Rio Tietê. Essa modalidade organizativa da aprendizagem favorece especialmente o aluno, pois ele poderá.................... 
D)Aprender sobre este tema e ter á desenvolvido um conhecimento amplo, dinâmico com múltiplas facetas e visões existentes e in ter relaciona das 
entre as diferentes áreas.(PROVA-12596689) 
 
21 - Atualmente, os professores estão sendo solicitados a trabalhar com as competências. Quando ocorre a inserção das competências na 
elaboração da proposta curricular, as principais mudanças indenitárias a ocorrer são, exceto: 
d - insistir no domínio da organização do s conteúdos na mente do aluno
22 - A literatura infanto-juvenil, seja no ensino funda mental ou nas séries iniciais, possibilita às crianças fantasiar, entrar na magia da história e ter contato com culturas e hábitos diferentes. Seguindo essa linha de pensamento, é importante disponibilizar livros de literatura 
que: 
d - incentivem também as produções do imaginário popular, como as parlendas, o boi-de-mamão e o pão-por-deus 
 
23- Analise as afirmativas a seguir Criar é básica mente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Porque A percepção delimita o que somos capazes de sentir e compreender. Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta. 
E) As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. 
 
24) Quando f alamos em interdisciplinaridade, de algum modo nos referimos a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes (FAZENDA, 1994). 
Assinale a afirmativa que não está relacionada com esses níveis de complexidade: 
D) A transdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação . 
 
25- Quando se fala em desenvolvimento da leitura e da escrita na escola, pesquisas apontam a necessidade da escola ampliar as experiências de seus alunos de maneira que eles possam... 
C) Ler e produzir diferentes textos com autonomia. 
 
26-A arte é relevante enquanto objeto de conhecimento, que amplia a compreensão do homem a respeito de si mesmo e de sua condição de ser coletivo, agente cultural do mundo. O que justifica sua inserção no currículo escolar é seu valor intrínseco como: 
B) Construção humana e patrimônio comum a ser apropriado universalmente.(gabarito 12596689) 
27- Além da forte influência da legislação nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ganhou força nas escolas, principalmente no discurso e na prática dos professores dos diversos níveis de ensino. ..mais amplos, que estão a cima de quaisquer conteúdos disciplinares. 
Assinale a alternativa que se opõe a esse conceito de interdisciplinaridade: 
D) gera a descaracterização das disciplinas, a perda da autonomia dos professores e rompe com a disciplinaridade nas escolas. 
 
28 - No livro “Os 4 pilares educação”, Delors et al reflete m sobre questões do mundo atual, violência, q se opõe à esperança posta por 
alguns no progresso humanidade. Assinale a alt q não está relacionada c/ o cenário apresentado pelo autor: 
C) no mundo em mutação, observa-se que a inovação social, a imaginação e a criatividade estão presentes. 
 
29) “O exercício da cidadania é u m processo que se inicia desde a infância, quando s e oferecem à s crianças oportunidades de escolha e de autogoverno”. Considerando essa afirmativa, é incorreto afirmar que: 
C) valorizar o papel d o educador que toma decisões e que define o que as crianças devem fazer, pois mais tarde elas poderão desenvolver a 
autonomia desejada. 
 
30) O multiculturismo na educação, quando precisa associar s e a esforços de c unho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente para: 
E) Reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante. 
 
31. De acordo com nossos estudos, a competência se dá: 
R: Pela mobilização de recursos por um determinado sujeito e pela natureza dos seus esquemas de conhecimento diante de uma situação 
 
32- Aponte a alternativa incorreta 
R: O tema da violência como uma constante na literatura infantil e juvenil não traz prejuízos emocionais à criança e ao jovem; 
 
33- A literatura mais adequada é a que se identifica com o jogo. Livros de imagens(álbuns de figuras) que estimulam a percepção visual e motriz, livros de pano. A música e o canto fazem parte da iniciação lite rária ou cultural dessa fase. 
A que fase, mais especificamente, o trecho acima de refere: 
R: Primeira infância. 
34- Os termos competência e qualidade tem sido empregados com múltiplos significados, o que dá margem a equívocos e contradições. 
Fazendo a articulação entre ambos, chegamos a uma definição de competência, que é apresentada em todas as afirmativas a seguir, exceto: 
R: Um conjunto de qualidades de caráter positivo, fundadas no bem comum; 
 
35- o professor que se coloca como orientador facilitador com sensibilidadepara identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e situações de aprendizagem Em que situação desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino aprendizagem denominado: 
R: D) contextualização 
 
36- Sobre interdisciplinaridade Considere as seguintes afirmativas: 
I-a interdisciplinaridade tem por função superaram segmentação... realidade dos alunos 
II-a interdisciplinaridade considera que os alunos têm por natureza dificuldades... diferentes áreas do conhecimento... procura aproximar as disciplinas escolares 
III-a interdisciplinaridade sugere a superação das disciplinas... A partir das matrizes de análise 
R: A) Somente a primeira é verdadeira 
 
37-Lucas é menino de 8 anos de idade que apresenta dificuldades p ara resolver sozinho alguns problemas artmetico proposto e sala de 
aula.... devido a essa dificuldade sua professora costuma auxiliá -lo... Lucas foi até a escola para se queixar da atitude da professora pois...ele jamais aprenderia a soluciona-los por conta própria. 
Considerando a situação descrita bem como tomando por base a proposta de Vygotsky análise as afirmações a seguir: 
I-a mãe está correta pediu p ara professores de Lucas não o ajud e... desenvolva su as p róprias capacidades solucionar viver 
sozinho 
II-A professora de Lucas ao auxilia lo com as lições está intervindo como mediadora... para internalizar o conhecimento 
III-o nível de desenvolvimento potencial exemplificado pela capacidade de l uta escrever sozinho sem ajuda 
IV-o nível de desenvolvimento real representa capacidade Lucas e suas versões com ajuda da professora 
R: B) Apenas a II esta correta
38- Nogueira 2001 explique o que é tônica é o trabalho de integração nas diferentes áreas do conhecimento um real trabalho de cooperação e troca aberto a o diálogo e ao planejamento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada compartimentada pois a problemática em questão conduzirá a unificação. Quando realizar essa afirmação Está se referindo ao conceito de: 
R: E) interdisciplinaridade 
 
39- Podemos destacar como habilidade social educativa criatividade Analise os Progressos obtidos apresentação de novos desafios a clareza conteúdos para Angelini criar essencial natureza humana todos têm algo a aprender uma das condições para produção de habilidades sociais valores respeito e tolerância...pequenos grupos. 
Diante do texto apresentado à poesia: 
I-a poesia possibilita Despertar a criatividade o sentimento do aluno 
II-a poesia dos componentes sensoriais emocionais intelectuais e cultural 
III-a poesia é revolucionária pois tempo desde a primeira pessoa no mundo Da.. . 
R: D) I e II 
 
39- O relatório da Unesco rígido pela comissão internacional coordenada por Jacques delores está quatro pilar e s que devem ter alternativa que apresenta esses Quatro Pilares da Educação...
R: A) aprender a conhecer aprender a fazer aprender a viver junto e aprender a... 
 
40- pensar e m projetos pensar em desenvolver na criança o assunto pensemos em um trem que passa e m várias cidades incorporando as informações e formando uma identidade com o que foi um pouco delas hábitos linguagem jeito e o trem recebendo diferentes características ultrapassará de uma disciplina máquina locomotiva pedagogia de projetos traz uma nova perspectiva de ensino aprendizagem. 
R: D) sequenciação lógica dos conteúdos das disciplinas o professor interveio no processo de problematizadora exigência fundamentalmente nos problemas... didáticos 
 
41- literatura é a arte enquanto arte fala a sensibilidade a e moção sensibilizante fundamental para despertar o gosto estéticos portanto precisamos descobrir esse ca minho aprendendo a apreciar sen tir interpretar e criar a literatura infanto juvenil científica no curso de graduação de pedagogia pela necessidade do Futuro docente: 
R: D) estão corretas I II III 
 
42- a pedagogia é marcada por estudos de teor teórico que direciona a prática pedagógica através... do trabalho interdisciplinar : 
E) o trabalho interdisciplinar possui caráter único de aprimorar a capacitação e possibilidade em sala de aula 
 
43- a valorização da infância permite unir mais as famílias bem como emocional intelectual da criança Literatura e escola devem trabalhar 
R:A) no sentido de tornar um espaço para criança refletir sobre sua condição pessoal despertando seu poder criador 
 
44- Tornar o hábito da Leitura uma prática prazerosa no cotidiano da Criança é uma tarefa em um desafio para o educador. Para isso é necessário que ele entenda a leitura como: 
I-a leitura como construção de sentidos 
II-Que a Leitura abrange diversas linguagens 
III-A leitura é importante no processo de conquista da compreensão do mundo a sua volta 
R: I, II, III estão corretas
45- Na sociedade contemporânea a criatividade passa a ser uma das características mais valorizadas no ser humano. Ela é compreendida em um aspecto... homem é u m ser por natureza consciência sensível cultural pois e m condições de transformar a natureza. .. temporal e espacial. Portanto pode-se afirmar com base neste texto e no livro texto: 
I-A criação é um ser consciente 
II-A sensibilidade é inerente a condição de vida, como capacidade p/ receber e reconhecer estímulos 
III-O potencial consciente e sensível realiza-se moldado por padrões culturais e históricos. 
IV-A cultura é a referencia do homem, é o que o individuo é, faz sente e comunica. 
R: E) I, II, II, IV 
 
46- O Questionamento das finalidades da ciência moderna das especializações das tecnologias configurou global mente o movimento epistemológico pela in dependência disciplinaridade .Considerando o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira assinale a alternativa correta: 
R: B)Os teóricos da pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade tem como expoente Ivani Fazenda 
 
 
47- O autor Monteiro Lobato da importante lição a respeito d a literatura por intermédio de sua personagem D. Benta. Qual é essa lição? 
“Hei...eu garanto” (Peter Pan p.206) 
R: A) A historia deve ser diferente, mas coerente, sem que se perca de vista a imaginação e a poesia. 
 
48- A interdisciplinariedade surgiu no final do s ec passado pela...cientifica. As ciências haviam... de salvação. Porem a pratica... NÃO é correto afirmar: 
R: D) No processo de aprendizagem interdisciplinar a biografia do aluno não é relevante...conhecimento e de atitudes novas 
 
49- A democratização do conhecimento em arte é discutida PCNs... aquisição de códigos..o aluno tomar consciência..concreta. Por isso: 
R: D) é papel da escola inclui as informações sobre arte produzida...as possibilidades de participação social do aluno
50- Podemos entender q o prof ao trabalhar a literatura infanto juvenil em sala primeiramente devera: 
I-Ter q escolher a literatura ideal p/ cada faixa etária 
II-Propiciar formas de motivação...e a compreensão do assunto...em foco. 
R: Correta C) I e II 
 
51- A utilização de projeto na pratica e m sala...transformando a escola em um verdadeiro...construção de conhecimento cientifico. A execução de um projeto pedagógico NÃO deve: 
R: C) Ser uma ação articulada...sistema de ensino 
 
52- Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinariedade julgue os itens subseqüentes 
R: C) II, III, V 
 
53- A justificativa p/ hierarquização dos conhecimentos e conteúdo escolares NÃO... PCNs: 
R: B) Nunca foi possível existir ciência sem imaginação nemarte sem conhecimento. 
 
54- O texto abaixo traz uma reflexão sobre a relação individuo...cultura como tbm...diferentes trajetórias.
Era uma vez uma tribo...o mais jovem clamava por uma reforma...momento em que vivem? 
R: B) pq a pratica educativa não é apenas uma exigência...aptos a atuar no meio social. 
 
55- Quando nos referimos a um pedagogo de formação strictu sensu estamos falando daquele que: 
R: D) Trabalha na area de pesquisa 
 
56- A professora Eliana, do 3º ano do Ensino Fundamental quer saber o conceito d e transdisciplinaridade e perguntou à colega Laura. A resposta que obteve foi que: 
R: São esquemas cognitivos que podem atravessar as disciplinas. 
 
57- De acordo com Perrenoud (2000), lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, raciais e éticas; ... bem como a comunicação entre autoridade, bem como a comunicação na instituição faz parte da competência: 
R: a) Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão. 
 
58- Podemos afirmar que trabalhar com projeto é: 
R: a) Desenvolver no aluno um olhar amplo sobre o assunto que está pesquisando. 
 
59- D. Lurdes tem um filho de 18 meses e gostaria de saber e m que fase ele se encontra no desenvolvimento infantil. Podemos afirmar a ela que seu filho está na: 
R: a) Primeira infância 
 
60- Maria José está cursando pedagogia e gostaria de saber: qual a definição de percepção? 
R: Corresponde a uma ordenação seletiva dos estímulos. 
 
61- Priscila tem uma filha de 1 8 meses e quer comprar um livro p ara ela. Algumas pessoas falara m que é cedo para incentivar a leitura e, por isso, Priscila ficou em dúvida e veio... Ela deve comprá- lo? Como deve ser esse livro? 
R: b) Sim, livros plastificados. 
 
62- Tem como objetivo melhorar a dicção e busca desenvolver na criança a percepção das diferenças sutis de muitas palavras. Essas são as características do(s): 
R: b) Trava-língua.
Questões discursivas:
1) Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico...11 professoras do Ensino Fundamental...ação pedagógica. 
Celina, professora que faz parte dessa equipe ...(Passo, 200 2), apresentou, e m uma reunião ... relato da seguinte ação pedagógica: (fala sobre um aluno que trouxe um recorte de uma mulher grávida ... em grupos procuram fases da vida: recém nascidos - lantentes) Divididos em grupos os alunos desenvolveram vários cartazes...diferentes fases da vida, valorização da vida, amparo a os idosos, cidadania, aspectos 
alimentares, etc. A partir da análise do relato dessa professora, apresente um texto sobre a importância do projeto pedagógico na ação do professor. 
R: Para ter sucesso com essa pratica, deve-se interagir e transitar nas diferentes áreas do conhecimento, resolver situações problema a partir dos seus conhecimentos prévios. O uso do projeto nas escolas nos conduz a um aprendizado mais aprofundado e significativo contribuindo p/ o desenvolvimento cognitivo d o aluno. Segundo Hernandez devemos pensar de forma globalizada possibilitando ao aluno a relação entre informações se procedimentos. 
 
2) Analise o texto (relato de uma pesquisadora sobre o Projeto pedagógico de uma escola pública): “ … à medida que professores repartiam com o grupo suas experiências...sua prática sobre ele. Qdo as professoras conseguem expor ..que falaram e comentaram”. De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato? 
R: Competência significa ter o conhecimento e saber aplicá-lo adequadamente, do minando o conhecimento. Ela se faz presente nas ações e não no pensar. P/ tal é necessário oferecer recursos p / q as crianças se mobilizem nessa ação. As competências são: Organizar e dirigir situações de 
aprendizagem; Administrar a progressão da aprendizagem; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver o s alunos em suas situações de aprendizagem em seu trabalho; Trabalhar em equipe; Participar da administração; Informar e envolver os p ais; Utilizar novas tecnologias; Enfrentar o s deveres e dilemas éticos da profissão; Administrar as situações de aprendizagem
3) A análise do texto procura todas as possíveis relações entre a escrita literária e o universo criado por ela ( que é a obra em seu todo). Também busca as relações entre a obra e s eu momento histórico, social, político, econômico e cultural. Com esse processo, tentamos descobrir: em que medida a obra difere ou não dos esquemas consagrados em seu tempo; e em que medida sua matéria pode ser diluidora 
(fórmulas de textos já desgastadas, sem nenhuma preocupação com a arte literária). Uma análise literária avança a partir de uma série de perguntas. Coelho(1982 ) está apenas sugerindo algumas questões para trabalhar com textos literários; e elas serão úteis no momento de se fazer a avaliação, pois indicam um caminho para o futuro professor poder realizar uma leitura reflexiva, pois isso o levará a perceber 
melhor o texto, suas ideias e intenções e m relação ao seu discurso literário. Esses aspectos são fundamentais para uma leitura critica, e o docente poderá desvendar o “currículo oculto”, isto é, quais as intenções verdadeiras existentes por trás dos textos, que, aparentemente, 
são inocentes; também será possível levar o leitor a encontrar o “belo” na obra literária, o seu valor estético, u m princípio básico da Arte. Com base no texto apresentado, quais questões a autora destaca? 
R: A criança necessita d a expansão da motrocidade, e esta descoberta dar -se a não só p ela descoberta de si mesma mas tbm pelo incentivo e participação d e outras pessoas com as quais convive. A literatura mais adequada é a que se identifica com o jogo. Livros de imagens que 
estimulam a percepção visual e motriz, livros de pano etc. são desejáveis. A musica o canto fazem parte da iniciação literária ou cultural dessa fase. 
 
2) Leia o texto a seguir: A capacidade de abstração e o pensamento hipotético- dedutivo da criança estarão prontos para assimilar o mundo que a rodeia. Por esse motivo, aprofunda -se o conhecimento do mundo com as noções abstratas: de tempo, de espaço, de causalidade, de número e de semelhanças ou diferenças entre os elementos que compõem o seu universo concreto (COELHO, 1982). Período que 
compreende a adolescência, fase do pensamento reflexivo e idealista (faixa etária entre 11 e 16 anos). Diante do texto apresentado, levante a importância da literatura e qual deve ser sua característica. 
R: A literatura é uma arte que desperta as emoções. Sensibilizar é fundamental p/ estimular o gosto estético. A literatura infanto juvenil é a chave p/ a construção desse processo. A literatura adequada é a q/ realça a ação dos heróis ou heroínas – personagens q lutam por 1 ideal humanitário. 
Recomenda-se tbm os romances c/ grandes aventuras, mitos, as lendas, as novelas de ficção cientifica, os contos realistas etc. 
 
3- De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a proposta de história p ara o ensino funda mental foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos Estudantes como referênciasaos educadores na busca de práticas que estimulem e sentirem o desejo pelo conhecimento. Você é professor do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola x e 
pretende trabalhar a disciplina de História de maneira que seus alunos consiga m entender lá a partir da própria realidade . Desenvolva um projeto no qual a história seja introduzida de maneira tal que seja elemento importante para a construção do conhecimento de mundo. 
R: conforme parâmetros curriculares nacionais o conceito ensino d e história tem uma grande contribuição nas séries iniciais... a criança deverá expressar ampliar seu vocabulário e o professor trabalhar com inclusão bairro Município localização espacial e m recuo do tempo. História é referência precisa ser bem ensinada assim trabalhar conhecimentos humanistas em Vitória é humanizar o homem. e percebemos n as organizações sociais de produção e compreender suas criações professora que me adequar a a linguagem da construção histórica quando o aluno para que este veja sentido consiga estabelecer conexões. 
 
4- As empresas não busca m pessoas que d ominam a parte técnica informativa s obre as suas funções procura indivíduos para a competência pessoal as tarefas são usadas 
para produção mental. desenvolva uma análise de três competências na área de trabalho intelectual. 
R: nós é que temos que diferenciar competências e habilidades e competências significa pelo conhecimento e saber aplicado adequadamente dominando o conhecimento sempre. A competência se manifesta nas ações e não pensar para tal necessário oferecer recursos para que as crianças mobilizem nessa ação. Organizar e dirigir situações de aprendizagem , administrar a progressão da aprendizagem, envolver os al unos em situ ações de aprendizagem seu trabalho, trabalhar em equipe. 
5- Para muitos professores a literatura infanto juvenil não precisa ser trabalhado e m sala de aula. Basta listar os livros que deverão ser lidos no semestre e posteriormente cobra-los na avaliação. ... o hábito da Leitura é desenvolvido nos primeiros 12 anos de vida ...estético do ser humano. Qual o papel da escola no caminho de formação de leitores? 
R: Sem dúvida o meio social terá grande influência também mas por outro lado hoje as escolas recebem inúmeros livros didáticos e paradidáticos é necessário q e a escola disponibiliza espaço tempo para que os alunos tenho oportunidade tocar cheirar ler e viajar nas histórias que encontraram o professor desenvolver um trabalho criativo sedutor que desperta interesse do educando para a leitura por que é o por meio deste veículo que poderá desenvolver suas habilidades na escrita e na leitura. Para que se estimular a leitura é necessário deixar que os alunos têm a cesso às informações aos jornais mais lidos os vídeos das histórias em quadrinhos etc. Cabe a escola ter um bom acervo , docentes preparados, e apoio da equipe escolar, para que se estimule a leitura, é necessário deixar que os alunos tenham acesso aos jornais, aos livros, aos vídeos, as historias em quadrinho as , as poesias, etc. 
 
6- Na terceira infância faz de conta os poucos vai sendo substituído racionalidade gradativamente ela toma consciência do Ego então relações entre si com outros Coelho 1982. sendo assim quais as características dos livros próprios para essa fase 
R: Como se tem o aparecimento do raciocínio.. a imaginação e a realidade se fundem, sendo assim os livros mais adequados são aqueles q realçam as situações de aventura ou mistério; historias alegres, narrativas populares, novelas policiais e narrativas do cotidiano. 
 
7- as histórias possibilitam entrar e m u m mundo imaginário cheio de mistérios e fantasias a criança n a lúdico é prazerosa entre em contato comigo o que possibilita ao professor um trabalho de formação de futuros leito res. Levante dois fatores importantes na escolha dos livros 
R:O docente deve ter em mente que, ao trabalhar a leitura de historias com frequência, o prazer d a leitura se consolidará. Ressalta que p/ a escolha das leituras p/ crianças, jovens, e adolescentes o professor devera obedecer aos estágios de desenvolvimento psicológico dos estudantes
8- O Filósofo Japiassu traz uma discussão sobre o s termos disciplinaridade, multi, inter e transdisciplinaridade. Entre eles há uma graduação de ação e atitude do professor em sala de aula estabelecendo uma r elação de cooperação. Diante do exposto diferencie os termos disciplinaridade, multi, inter, e transdisciplinaridade? 
R: A interd -E a postura de visão do mundo, considera -la um meio de levar o aluno ao conhecimento dos fatos de uma forma ampla, compreendendo a extensão da complexidade, da realidade ,da dimensão da diversidade que circunda o fato a ser estudado, aprendido e pesquisado. 
A multid- refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento 
A diciplin- Organização do conhecimento cientifico, subdivisão do conhecimento. 
A Transdic -É a realidade multidimensional do conhecimento a ser pesquisado, substituindo o conhecimento clássico e tradicional do objeto a ser estudado ou pesquisado. 
 
9- No livro texto vimos que: “Podemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma duvida inicial...os seminários, os debates etc. (...) A socialização dos resultados é parte fundamental...entre os pesquisadores e a comunidade. Encerradas as atividades...para realização dos projetos posteriores”. 
Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto 
R: 1 - Tema, 2 - Justificativa, 3 - situação problema, 4 - publico alvo, 5 - objetivos, 6 - embasamento teórico, 7 - Recursos metodológicos, 8 - recursos, 9 - cronograma de atividades, 10- avaliação e 11 – referências 
 
10- Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico e a construção de u m trabalho coletivo voltado para o sucesso das crianças,...vistas à alteração da ação pedagógica. Celina, professora que f az parte dessa equipe ... e com dificuldades de aprendizagem” (Passo, 2002 ),... fala sobre u m al uno que trouxe um recorte de uma mulher grávida e fez perguntas ...procuram f ases da vida: recém 
nascidos- lactentes). Divididos e m grupos os alunos desenvolveram vários cartazes ...como: diferentes fases da vida, valorização da vi da, amparo aos idosos, cidadania, aspectos alimentares, etc. Toda a equipe se surpreendeu com os resultados do trabalho, com relação às crianças e ao vínculo estabelecido entre os professores. A partir da análise do relato dessa professora, apresente u m texto sobre a 
importância do projeto pedagógico na ação do professor. 
R:A importância de um projeto e que ele transforma o espaço escolar, desenvolve a autonomia do estudante e permite que ele crie estratégias para construção de seu conhecimento. 
O uso de projetos nas salas de escolas nos conduz a u m aprendizado mais aprofundado e significativo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do aluno.CO Isto o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar
11- Analise o texto (relato de uma pesquisadora sobre o Projeto pedagógico de uma escola pública): “ … à medida que professores repartiam com o grupo suas experiências, elas se apropriavam de suas falas sobre aquele objeto q ue f ora construído e também iam se apropriando do sentidode sua prática sobre ele. Quando as professoras conseguem expor para as colegas sua forma de trabalhar , el as 
tendem a assumir e refletir sobre o que f alaram e comentaram ”.De acordo com Perrenoud (2 000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato? 
 R: 1-Organização e dirigir situações de aprendizagem; 2-Administrar a progressão da aprendizagem -Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4-Envolver os alunos em suas situ ações de aprendem seu trabalho 5-Trabalhar em equipe 6 -Participação d admin da escola 7-Infor mar e envolver o s pais 8-Utilizar n ovas tecnologias 9-Enfrentar os deveres e dilemas étnicos d a profissão 10-Administrar as situações de aprendizagem 
 
12- A análise do texto procura todas as possíveis relações entre a escrita literária e o universo criado por ela (que é a obra em seu todo). Também busca as relações entre... (fórmulas de textos já desgastadas, sem nenhuma preocupação com a arte literária). Uma análise literária avança a partir... intenções em relação ao seu discurso literário. Esses aspectos são funda mentais para uma ... estético, um princípio básico da Arte. Com base no texto apresentado, quais questões a autora destaca? 
R: A analise da obra ajuda o professor a perceber a consciência de mundo implícita a ela e o seu valor literário e a obra literária infantujuvenil , pois a criança ainda é um leitor imaturo intelectualmente. O docente precisa cultivar na criança, por meio da leitura e da interpretação, um espirito critico e reflexivo. 
 
13- Qualquer educando, com dificuldade d e aprendizagem ou não, traz toda...criaança e o jovem para o caráter socializante da literatura. 
Cabe, então, ao professor motivar... importante que todo trabalho seja socializado porque o aluno s e sente importante, acaba lendo com prazer o seu trabalho e o do outro, faz comparações, assume a autoria de sua produção, favorecendo assim, sua auto estima. 
Trace um caminho a ser seguido na leitura de um livro e como o professor pode desenvolver a socialização literária. 
R: Segundo Angeline o fazer literário p ode ser mto bem explorado desde de cedo, despertando a criança, inclusive p/ seu caráter socializante da literatura: autor-leito r. Então pq não oferecer ao aluno a possibilidade de se posicionar como auto r desenvolver seu livro, nele criar a sua realid ade, seus anseios e por meio de sua linguagem descobrir seu gosto estético? Assim teremos uma literatura criada pelos próprios aluno
14- A UNESCO compôs uma comissão internacional de educação, presidida por Jacques Delors (2001 ), ... s seguintes pilares: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender fazer. Os objetivos educacionais ultrapassam o informar atingind...e ser um cidadão consciente da sua atuação na sociedade. Explique os pilares citados acima. 
R: O aprender a conhecer significa ensinar o aluno a buscar respostas para suas duvidas e curiosidades em múltiplas fontes proporcionado autonomia p/ construir o próprio saber. É uma aprendizagem que não visa a u m repertório de conhecimento, mas sim a dominar as ferra mentas que 
possibilitam o saber. No aprender a conviver é uma competência social. A família e a escola devem auxiliar o aluno a se descobrir p/ q ele possa se colocar no lugar do outro nas diversas situações do cotidiano, aprendendo a lidar com a diversidade de problemas que existem. O ser humano é social e só sobrevive na 
relação interpessoal. Aprender a ser A identidade é o que singulariza uma pessoa, é o q ue a torna única no mundo diferente de tds as outras. Conhecer-se e aceitar-se facilita o gostar de si mesmo. Afinal, qdo conhecemos e aceitamos algo, é mais fácil de gostar. 
 
15- Trabalhar com projetos na educação infantil traz benefícios para o aluno e professor. O professor com essa prática aproxima o aluno ao conhecimento e se realiza em propiciar aprendizagem e o aluno se beneficia porque absorve o conteúdo. D esta forma a informação é construída. Elabore um texto dissertativo trazendo a importância de se trabalhar com projetos em sala de aula. 
R:Para utilizar projetos em sala de aula é preciso entender q a educação vai além do aluno q ela envolve o prof, a escola, os espaços de interação e a comunidade q a rodeia; o ensino transforma o espaço escolar em um verdadeiro ambiente de aprendizagem, desenvolve a autonomia do estudante e permite q ele crie estratégias p/ construção de seu conhecimento. O projeto mobiliza e motiva o aluno na busca desse conhecimento mais organizado e estruturado, e cabe ao professor fazer que ele busque teorias e q estabeleça as relações necessárias entre elas
16- A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade pode m... Multidisciplinaridade , pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, são for mas de articulação das disciplinas. Est ratégias para reunir as possibilidades de produção de conheci mento que trazem c ada área. A interdisciplinaridade surgiu no final do século XIX...o entre as diversas áreas dos conhecimentos científicos. A mudança histórica não re cai apenas na educação e si m em todos .. .política, a econômica, a tecnológica, a social e a educacional. Como vemos, a educação é u m... olhar que entenda e atenda essa complexidade. Diante do texto apresentado difere, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. 
R: A interdisciplinariedade foi elaborada visando a restabelecer um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento cientifico . Ela deve ser entendida e concebida não apenas no campo do conhecimento e sim nas atitudes dos professores e dosdiferentes profissionais q se proponham a te-la como seu principio de postura e de visão. Além de ser uma atitude na forma de ser e pensar um assunto, é tbm uma postura diante da profissão e da vida. 
Transdisciplinariddae: Disciplinas de fragmentação do saber. Organização d e conhecimento a ser pesquisado, substituindo conhecimento clássico e tradicional d o objeto a ser estudado ou pesquisado. Ele é utilizado como método q transpõe o individuo do assunto a ser estudado pesquisado ou compreendido, na busca de uma visão holística da realidade. 
A multidisciplinariedade refere-se a um conjunto de disciplinas dentro deum mesmo ramo do conhecimento. Podemos exemplificar da seguinte maneira: um trabalhador q envolve varias disciplinas de psicologia... nesta perspectiva podemos considerar este trabalho como uma tarefa multidisciplinar. 
 
17- Falar sobre literatura, é, sem duvida, falar s obre a imaginação. Sosa (1 982). ..nem em que forma e circunstancias ela aparece na criança. O mesmo autor afirma que a imaginação é a faculdade soberana e a forma mais e levada do desenvolvimento...como elemento gerador das hipóteses mágicas. A fantasia dos contos de fadas é fundamental...seus sentimentos, emoções e aprende a li dar com essas 
sensações. Após a leitura do t exto apresentado, a leitura do livro texto e as aulas responda qual a importância do conto de f adas no desenvolvimento da criança? 
R: : devemos utilizar imagem como ferramenta p ara ajudar a criança a entender o texto. As situ ações apresentadas devem ser simples. Contos de fadas
18- De acordo com Hernandez 1988 os projetos de trabalho... o q significa valorizar o aluno como responsável pela aprendizagem? 
R: Valorizar o aluno como responsável pela aprendizagem é todo aquilo q faz sentido p/ o aluno, q lhe permite significados q relaciona experiências anteriores e vivenciadas pessoais so aluno, permitindo a formulação de problemas que o s incentivem a aprender m ais ou seja não é o somente o q aluno aprende e sim devera ter um caráter dinâmico de aprendizagem pensadas intencionalmente no qual a participação do aluno é imprescindível p/ a sua própria construção de saberes. 
 
19- Na terceira infância o f az de conta aos poucos vai sendo substituído pelo pensa mento racional...(Coelho 1982). .. A imaginação e a realidade se fundem. Sendo assim traga as características dos livro as próprios p/ essa fase. 
R: O aparecimento do raciocínio lógico irá permitir o desenvolvimento das operações mentais, o q favorece o aprendizado d a leitura e da escrita. A imaginação e a realidade se fundem. Sendo assim os livros mais adequados são aqueles q realçam as situações e de aventura ou mistério, historias alegres, narrativas populares, novelas policias e narrativas do cotidiano. 
 
20- (ENEM, 2004). O movimento hip-hop é tão urbano quanto as g randes construções...Nasceu na periferia dos bairros pobres de 57 Revisão: Vitor - Diagramação: Léo - 19/06 /2012 Pedagogia Interdisciplinar Nova Iorque. É formado por t rês elementos: a música (o rap), 
...Brasil é híbrido: rap ...De acordo com o texto, o hip -hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que t em como principais características: 
R: C) Alternativa correta. o movimento hip-hop é uma forma de afirmação do s socialmente excluídos presente nas grandes metrópoles e combina diferentes linguagens artísticas para transmitir as suas mensagens: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break).
Pedagogia Interdisciplinar
1 – O filosofo Japiassu traz uma discussão sobre os termos disciplinaridade, multi, inter e transdiciplinaridade
Entre eles há uma graduação de ação e atitude do professor em sala de aula estabelecendo uma relação de cooperação.
Diante do exposto diferencie os termos disciplinaridade, multi, inter e trasdisciplinaridade? pag 10
R:Disciplinaridade disciplinas de fragmentação do saber. Organização de conhecimento científico, subdivisão do conhecimento. Nossa formação acadêmica foi disciplinar
Multidisciplinaridade refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo de conhecimento. Ter um olhar multidisciplinar para as disciplinas significa várias realidades, em que os alunos possam articular saberes. 
 Ex. do filme “Mão talentosas” que mostra um médico neurocirurgião que conta com uma equipe de outros médicos especialistas para realizar a cirurgia de bebes siameses.
Interdisciplinaridade, pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências. É um meio de levar o aluno ao conhecimento dos fatos de uma forma ampla. Englobam vários conhecimentos, vários olhares. O papel do professor é perceber a necessidade do aluno e o que a educação pode lhe proporcionar
 Transdiciplinaridade transcender, ultrapassar o espaço disciplinar ou interdisciplinar. Para Edgar Morin é a necessidade de desenvolver nos alunos e em todos, o “pensamento complexo”, a metadisciplina, o não pensar um único ponto de vista. 
2 – A UNESCO compôs uma comissão internacional de educação, presidida por Jacques Delors (2001), que, após profunda reflexão sobre a visão de pessoa e de mundo, elaborou um relatório, propondo uma educação para o século XXI, baseado nos seguintes pilares: Aprender a ser; aprender a conviver; aprender a conhecer; aprender a fazer. Os objetivos educacionais ultrapassam o informar atingindo todo a formação humana, envolvendo conhecimento, atitude, comportamento, valores, saberes, fazer e ser um cidadão consciente da sua atuação na sociedade. 
Explique os pilares citados acima. Pag. 23
R: Aprender a conhecer: Significa ensinar o aluno a buscar respostas para suas dúvidas e curiosidades. Que o aluno tenha autonomia para construir o próprio saber. O conhecimento não é estático ele evolui. Exige um pensamento reflexivo, criar atitudes de questionamento, é construir o conhecimento com bases solidas.
Aprender a fazer: É uma consequência do conhecer não se separam, é caminhar em direção ao objetivo que se pretende atingir. Não se limita a ensinar fazer ou fabricar. Para Delors significa poder pensar além, do transformar, do utilizar o material para outros fins.
Aprender a conviver: É uma competência social. A família e a escola devem auxiliar o aluno nesse processo de se descobrir, de se colocar no lugar do outro aprender a lidar com a diversidade. Transmitir ao estudante o respeito e a solidariedade.
Aprender a ser: Implica em saber quem você é, suas qualidades os pontos que devem ser melhorados, seus sonhos, frustrações. Conhecer-se e aceitar-se facilita a gostar de si mesmo. É preciso desenvolver a autonomia, torná-lo capaz de resolver uma situação, ter um posicionamento.
3 – No livro texto vimos que: “Podemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma dúvida inicial, e, a partir do pressuposto levantado, pesquisar e buscar evidências sobre a questão, sem perder de vista a importância dos trabalhos individuais e em grupo, as aulas expositivas, os seminários, os debates, etc.... A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto, é suma importância para os membros que participam da pesquisa a construção da integração entre pesquisadores e a comunidade. Encerradas as atividades de desenvolvimento não se deve fugir da avaliação, pois ela possibilitará visualizar os acertos e os erros que serviram de instrumento para a realização dos projetos posteriores” 
Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto.
R: • delimitação da área: para que seja fácil a escolha da bibliografia a ser lida, deve-se saber a qual área o trabalho se refere; 
• justificativa: Os argumentos devem ser convincentes e claros;
• delimitação do tema: selecionar um aspecto a ser abordado de acordo cada série e idade; 
• problema: um questionamento surge de uma curiosidade, de uma pergunta a ser respondida durante o trabalho; • hipóteses: são as possíveis respostas à pergunta feita; 
• objetivos: aonde se pretende chegar? Qual a finalidade de sua realização? São os objetivos gerais mais amplos 
• revisão bibliográfica: embasamento teórico para o trabalho; 
• recursos financeiros: quanto vai custar e quem vai pagar ou patrocinar o projeto;
 • divulgação: como vai ser divulgada a pesquisa;
 • avaliação: toda atividade deve ser avaliada no processo da pesquisa e após o seutérmino. 
4 – Qualquer educando, com dificuldades de aprendizagem ou não, traz toda uma gama de experiência, favoráveis na solução de conflitos, nas brincadeiras etc. Nesse sentido, o fazer literário pode ser muito bem explorado, desde os primeiros anos escolares, o que despertará a criança e o jovem para o caráter socializante da literatura. Cabe, então, ao professor motivar o aluno para que este tenha interesse pelas manifestações culturais e artísticas, pois tais atitudes desenvolvem a capacidade de observação e o pensamento reflexivo. É importante que todo trabalho seja socializado, porque o aluno se sente importante, acaba lendo com prazer o seu trabalho e o do outro, faz comparações, assume a autoria de sua produção, favorecendo, assim, sua autoestima.
Trace um caminho a ser seguido na leitura de um livro e como o professor pode desenvolver a socialização literária.
R:
5 – Para muitos professores a Literatura Infanto-Juvenil não precisa ser trabalhada em sala de aula. Basta listar os livros que deverão ser lidos no semestre, e, posteriormente, cobra-los na avaliação. A magia dessa leitura, a viagem para dentro do livro e a compreensão dos símbolos contidos ficam para outro momento ou outro professor. O habito da leitura é desenvolvido nos primeiros 12 anos de vida, e se faz necessário que professores e pais se conscientizem do importante papel que terão: incentivar esses jovens a se concentrar nessa jornada. Portanto, a leitura é uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, do desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano.
Qual o papel da escola no caminho de formação de leitores. 
R:

Outros materiais