Buscar

Psicologia do Desenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO E O CAMPO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; PERSPECTIVA HISTÓRICA
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia Infantil ou da Criança?
=
*
Ziegler (1963) e ots. afirmam que o desenvolvimento não se restringe a determinadas faixas de idade / devemos estudar o desenvolvimento de comportamentos no decorrer da vida do indivíduo. 
Início – estudo de mudanças de comportamento que ocorrem em função do “tempo”.
Psicologia do Desenvolvimento – deve focar as mudanças de comportamento que ocorrem não em função do tempo, mas em função de processos intra-organísmicos e de eventos ambientais que ocorrem dentro de determinada faixa de tempo.
Objeto da Psicologia do Desenvolvimento – processos intra-individuais e ambientais que levam a mudanças de comportamento. 
Engloba quase todas as áreas da Psicologia, além de estar vinculada a ciências afins, como: biologia, genética, antropologia e sociologia.
*
O que é, portanto, específico da psicologia do desenvolvimento? 
1º Caracteriza-se pelo interesse em mudanças do comportamento que ocorrem durante um longo período (estágios e sequências ordenadas no desenvolvimento);
 2º Focaliza mudanças de comportamento que ocorrem em períodos de transição rápida e de instabilidade, como a infância (como por ex. a aquisição e desenvolvimento da linguagem entre 1 a 3 anos), a adolescência e, mais recentemente, a velhice.
 3o Tem focalizado a infância e adolescência (por ex.: Freud e Piaget). Ênfase no desenvolvimento durante toda a vida. Não aceita que o desenvolvimento pareça caminhar em direção a um determinado ponto, período (por ex.: o desenvolvimento da inteligência). Analisa os contextos sociais e históricos nos quais os eventos psicológicos se desenrolam.
*
Spiker (1966 – O conceito de desenvolvimento: questões relevantes e irrelevantes) – questões irrelevantes:
Preferências por determinadas orientações teóricas – psicólogo do desenvolvimento aceita conceitos finalistas e postulação de estágios;
Preferências por determinados métodos – observação controlada e método experimental sempre que possível.
Preferências por aplicação – questões sobre a relevância social das pesquisas (ex.: o psicólogo deve apenas constatar ou tentar intervir?)
*
Evolução no Campo da Psicologia do Desenvolvimento 
*
*
TENDÊNCIAS RECENTES EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Processamento de Informação
 Psicologia Dialética
 Psicologia Ecológica
 Sociobiologia
*
DESENVOLVIMENTO HUMANO
O QUE É DESENVOLVIMENTO?
Desenvolvimento X Crescimento
Crescimento: aumento das dimensões corporais. Deve-se à multiplicação das células e da substância intercelular. Pode ser medido pela altura, largura, peso, etc. (MOURA, 1993).
*
DESENVOLVIMENTO HUMANO 
Desenvolvimento: amadurecimento dos órgãos, resultando no aprimoramento das funções. É relevado por aquisições como a capacidade de coordenar os movimentos, falar, etc. Caracteriza-se, no aspecto motor, por obedecer a uma seqüência cefalocaudal e proximodistal. (MOURA, 1993).
*
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Des – envolvimento? Des: do latim des – prefixo: separação, transformação, ação contrária, negação e privação. 
Envolvimento: ação ou efeito de envolver(se).
Envolver: do latim involvere – abranger, abarcar; trazer em si, encerrar, conter; seduzir, cativar, prender, enlear, atrair, encantar. 
Desenvolver: des + envolver. Tirar do invólucro, desenrolar; estender-se, prolongar-se; aumentar, progredir.
*
O DEBATE SOBRE A NATUREZA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA
HEREDITARIEDADE X AMBIENTE
Concorda-se que os fatores ambientais e hereditários interagem e influenciam o desenvolvimento.
Debate Natureza-influência do meio – recai sobre como a interação entre hereditariedade e as experiências ambientais medeiam o processo de desenvolvimento.
Teorias maturacionais;
Teorias cognitivas; 
Teorias da aprendizagem;
Teorias psicanalíticas.
*
TEORIAS MATURACIONAIS
*
TEORIAS MATURACIONAIS
Realçam o papel ativo desempenhado pelos sistemas biológicos do indivíduo na determinação dos padrões de desenvolvimento.
Mudanças são iniciadas pela predisposição inerente ao organismo de se desenvolver (vitalismo) e pelo desenvolvimento espontâneo dos sistemas neurológico, muscular e hormonal do corpo, que medeiam as capacidades e motoras e psicológicas (apenas a privação ambiental intensa pode prejudicar o desenvolvimento “normal”).
Comportamento baseado no cérebro e nos sistemas sensoriais e motor.
*
Reflexo Palmar
*
TEORIAS MATURACIONAIS
Desenvolvimento: processo de padronização, isto é, uma sequência de respostas definidas a partir do sistema neurológico que são apresentadas frente a situações específicas às quais as crianças são expostas ao longo do tempo;
Pesquisa – procura descrever um modelo de desenvolvimento normal (sequência fixa de padrões de crescimento físico, definindo períodos de evolução inerentes ao organismo humano);
Ênfase no comportamento padrão; 
Desenvolvimento humano passível de diagnóstico.
*
Arnold
Gesell (1880-1961)
	
*
Padrões de desenvolvimento: O que é próprio 
de cada
idade?
 Motor
 Linguagem
 Motor-adaptativo
 Pessoal-social
*
A elaboração das escalas de desenvolvimento: pesquisas normativas, que visavam à apreensão do ritmo e da sequência “normais” de desenvolvimento. 
*
2. TEORIAS COGNITIVAS
Piaget – sujeito epistêmico (como se passa de um estado de menor conhecimento para outro de maior conhecimento).
Enfoque construtivista – tentativa de superação do dualismo entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
Reforça o papel ativo da criança no seu processo de desenvolvimento.
Descreve o desenvolvimento a partir do mapeamento das estruturas padrão – não há estrutura mental sem função e vice-versa.
Toda informação vinda de fora (ambiental – pressupõe uma construção vinda de dentro – biológica).
*
3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Bandura – comportamentos podem variar por influências da aprendizagem indireta (observação).
Com o desenvolvimento, as interações da criança com o ambiente tornam-se mais complexas e amplas, podendo mostrar momentos diferenciados – estágios: 
*
3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM;
ESTÁGIOS: 
Estrutural – início do desenvolvimento, uniforme. As interações são exploratórias e não-coordenadas, respostas a estímulos do próprio organismo.
Básico – o bebê tem menos limitações biológicas/musculares; maior capacidade para explorar e manipular o ambiente – diferenciação entre os indivíduos.
Social – inicia-se na infância e segue por todo o ciclo vital. A criança é capaz de centrar o adulto, respeitar regras sociais/morais, seguir instruções sistemáticas e desenvolver habilidades numéricas e capacidade simbólica complexa – capaz de participar de atividades grupais.
*
4. TEORIAS PSICANALÍTICAS
Concentram-se no funcionamento mental normal e patológico dos indivíduos.
Teoria inspirada por Freud: orientação fisiológica (teoria de psicologia neurológica – fenômenos mentais descritos em termos de funcionamento cerebral).
Psicanálise e biologia: percepção sensorial e forças instintivas – impulsos (geneticamente determinado, estímulo da mente, proviniente do corpo, presente desde o nascimento) – impele a ação (geneticamente determinada), mas pode ser alterada pela experiência individual.
*
4. TEORIAS PSICANALÍTICAS
Freud descreve a sequência típica (desenvolvimento) das manifestações impulsivas em 4 estágios: oral, anal, fálico e genital.
Erikson – impulsos levam os seres humanos a confrontar-se com conflitos pessoais durante a vida (personalidade: maneira pela qual cada conflito foi solucionado).
Psicanálise – orientação endógena, prioriza elementos vitais e constitucionais do indivíduo como fundamentais ao desenvolvimento.
*
*
QUESTÕES POLÊMICAS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Natureza do
organismo humano e o papel que cada indivíduo desempenha em seu próprio desenvolvimento: 
O organismo humano é ativo
O organismo humano é passivo
X
*
QUESTÕES POLÊMICAS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Descontinuidade: transições no desenvolvimento e sua plasticidade
Continuidade: existência de regras ou leis estáveis e contínuas no desenvolvimento.
X
*
DESENVOLVIMENTO
Processo ao mesmo tempo universal e individual, que influencia e é influenciado por contextos externos – ambiente físico e social – e por contextos internos – o próprio organismo histórico e biológico –, em dimensões de tempo e espaço específicos.
*
Fatores do Ambiente:
Fatores físicos, sociais e culturais (família).
Características do Organismo:
Conteúdo genético (genótipo) e fenótipo (genótipo + meio), características de personalidade e de temperamento, habilidades cognitivas, atributos físicos. Experiências relevantes e variáveis múltiplas da interação.
*
Os Fatores de Risco e o Conceito de Adaptação
Fatores de Risco Sociais (distais)
Fatores de Risco Familiares (meio-proximais)
Fatores de Risco pessoais (proximais)
Processo de Adaptação
Função integradora entre os genes e o ambiente.
*
c
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais