Buscar

APOL: PRATICA PROFISSIONAL - CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. NOTA 100 !*

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque, qualquer que seja a TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros –, conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, G. da S.; BOENO, R. K. de S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL, 2012. <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885>. Acesso em 12 maio 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
	
	A
	Dimensão educacional-laboral; dimensão político-governamental; 
dimensão socioeconômica.
	
	B
	Dimensão político-laboral; dimensão estrutural; dimensão sociocultural.
	
	C
	Dimensão econômico-laboral; dimensão político-estrutural; dimensão 
mundial.
	
	D
	Dimensão político-laboral; dimensão econômico-institucional; dimensão
estrutural.
	
	E
	Dimensão econômico-laboral; dimensão político-governamental; 
dimensão sociocultural.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte excerto de texto:
“O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria ‘substituir o homem’, nem aproximar-se de uma hipotética ‘inteligência artificial’, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do séc. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVY, P. Inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o ciberespaço é:
	
	A
	Um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço 
virtual.
	
	B
	Um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, 
que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	
	C
	O local onde diferentes comunidades se encontram desde os 
primórdios da humanidade, ou seja, desde a pré-história já existia tal 
lugar.
	
	D
	Um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço
e tempo.
	
	E
	Um espaço que provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez 
surgir uma nova forma de sociabilidade.
Questão 3/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com essas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia como ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECÍLIO, S.; SANTOS, J. F. Sociedade em rede: Trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: CECÍLIO, S.; GARCIA, D. M. F (Org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. p. 165-197. Campinas/SP: Alínea, 2009. p.179,180.
Considerando a afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada ao contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação, é correto afirmar que essa falha diz respeito ao fato de os cursos sobre tecnologias:
	
	A
	Não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	Levam em consideração a forma como os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	Salientam a importância de os professores terem claro os objetivos cognitivos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Privilegiam a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	Oportunizam o caráter de experiência cultural do uso do computador, e não apenas seu uso instrumental.
Questão 4/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum), são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCELIN, M. M. Ciência: Senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3.pdf>. Acesso em 5 jan. 2015.
O conhecimento humano se apresenta em diferentes formas e o senso comum é uma delas. De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o senso comum se baseia:
	
	A
	Nos estudos científicos que têm como finalidade propor uma explicação
racional da realidade.
	
	B
	Nos conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que 
fica no limite de nossas crenças.
	
	C
	No saber metódico e rigoroso que é sistematicamente organizado.
	
	D
	Nas verdades absolutas que estão diretamente ligadas à ciência.
	
	E
	No desenvolvimento de teorias e nas suas aplicações às necessidades
humanas.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de uma entrevista com Léa Fagundes sobre inclusão digital:
“Nova Escola - O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? 
Léa Fagundes - Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer ‘não sei’ quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, M. Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital. <https://novaescola.org.br/conteudo/987/entrevista-com-lea-fagundes-sobre-a-inclusao-digital>. Acesso em 26 abr. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a necessidade de o professor inserir-se no universo da inclusão digital, analise as proposições a seguire assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.   (  ) Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
II. ( ) O professor precisa entender que o uso das tecnologias apresenta grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias na escola.
III. (  ) É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
IV. (  ) É importante que o professor perceba a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F –  F – V

Outros materiais