Buscar

ROTEIRO MORFO PELE E ANEXOS 4

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
MEDICINA
LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL
Instrutores do Laboratório Morfofuncional
Prof. Railson Acioli de Souza
Profa. Ilce Moreira
Prof. Nelson Abrahão da Penha
Prof. Wellington Oliveira
ROTEIRO DE ATIVIDADES
MÓDULO IV – PELE E ANEXOS
2. 2017
2° ETAPA
Pró-Reitoria Acadêmica
Coordenadoria de Graduação
Área de Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde
CURSO DE MEDICINA
MD2- Módulo IV - Problema 04 (2.2017)
OBJETIVOS DO LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL
Neste roteiro, o aluno deverá realizar microanálise da pele, no que concerne a epiderme células constituintes (queratinócitos e melanócitos). Para realizar a referida investigação, o aluno deverá fazer uso de recursos didáticos (livros textos e atlas de histologia), banners e peças anatômicas, modelos anatômicos, lâminas histológicas e pesquisas de sites eletrônicos na internet (http://www.sciencephotolibrary.com/; http://www.scielo.br) e responder os seguintes objetivos
Morfofisiologia das Células Epidérmicas: Melanócitos e Queratinócitos:
1.Após a leitura de livros texto e atlas histológicos sobre a morfofisiologia dos melanócitos e queratinócitos, responda o que se pede:
a)Realizar a microanálise de cortes histológicos da pele, nas lâminas nos 107, 105 e 106, identificar, caracterizar e diferenciar a morfofisiologia das células epidérmicas: melanócitos, queratinócitos (localização, características histológicas e funções) (Fotomocrografias 1, 2 e 3);
QUERATINÓCITOS
-Localização: epiderme;
-Função: Produzem queratina, participam da barreira hídrica epidérmica(separação do organismo de seu ambiente externo);
-Características histológicas: 
 NO ESTRATO BASAL: contem numerosos ribossomos livres, filamentos intermediários, pequeno aparelho de golgi, mitocôndrias e reticulo endoplasmático rugoso.
As células são pequenas, de cúbicas a colunares e baixas, com núcleos ovais e citoplasma basófilo, ancoradas na membrana basal.
NO ESTRATO ESPINHOSO: essas células são maiores que a do estrato basal, e exibem numerosos prolongamentos citoplasmáticos.
NO ESTRATO GRANULAR: contem numerosos grânulos de querato-hialina.
NO ESTRATO CÓRNEO: células anucleadas e preenchidas com filamentos de queratina.
MELANÓCITOS:
-Localização: na epiderme, dispersos entre as células basais do estrato basal.
-Função: produzem e secretam o pigmento melanina dentro dos queratinócitos;
Características histológicas: é uma célula dendritica porque o corpo celular é arredondado, reside na camada basal e estende prolongamentos longos entre os queratinocitos no estrato espinhoso.
b)Identificar e caracterizar a distribuição e/ou ocorrência das referidas células nos estratos epidérmicos;
Na camada basal a proporção é de 1 melanócito para 10 queratinócitos basais.
-Através de seus dendritos, cada melanócito se relaciona com, aproximadamente, 36 queratinócitos, em sua maioria situados na camada basal e supra basal.
c)Caracterizar a correlação entre melanócitos e queratinócitos no processo de síntese e acúmulo de melanina. 
-Os melanócitos produzem e distribuem a melanina dentro dos queratinócitos.
-Os melanócitos epidérmicos produzem e secretam o pigmento melanina (função de proteger o organismo contra efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta não ionizante).
-A melanina é produzida pela oxidação da TIROSINA em 3,4-di-hidroxifenilalanina (DOPA) pela TIROSINASE e a subsequente transformação da DOPA em melanina. -De inicio isso ocorre nos pré- melanossomos, que são os melanossomos iniciais, que tem baixo teor de melanina, estrutura interna ordenada, refletindo seu conteúdo de moléculas de tirosinase.
-Quanto mais melanina for produzida pela oxidação da tirosina, a estrutura interna do pre melanossomo torna-se obscurecida ate que o granulo de melanina maduro(MELANOSSOMO), seja formado, aparecendo como um granulo eletron-opaco. 
-Os melanossomos em desenvolvimento e o seu conteúdo de melanina são transferidos para os QUERATINÓCITOS vizinhos por doação de pigmento. Esse processo, que envolve a fagocitose das extremidades dos prolongamento dos melanócitos pelos queratinócitos, é um tipo de secreção citócrina, por ser também fagocitada uma pequena quantidade de citoplasma em torno do melanossomo.
c)Com o apoio do livro texto de patologia (Robins & Cotran, 2010) e figuras abaixo, analisar as principais alterações morfológicas e histológicas observados na pele durante a formação dos melanomas; (3 figuras e 1 micrografia com melanomas). 
MELANOMA, HISTOLOGICAMENTE;
As células do melanoma individuais, que se originam dos melanócitos, contem núcleos grandes com contornos irregulares e núcleos eosinofilicos proeminentes. Essas células estão agregadas em nichos ou estão espalhadas por toda a espessura da epiderme. Elas podem residir apenas na epiderme( melanoma in situ) ou se estender ate a camada papilar subjacente da derme. Com o tempo, o melanoma sofre uma fase de crescimento radial.
Os melanocitos crescem em todas as direções , para cima em direção da epiderme, para baixo dentro da derme e perifericamente na epiderme.( ele costuma não se metastatizar nessa fase)
Na superfície da pele, ele se apresenta com uma lesão multicolorida com pigmento distribuído de maneira irregular, aparecendo preto com partes marrons a marrons-claras e uma mistura de rosa a vermelho ou sombras de azul.	
Com o tempo( 1 a 2 anos), os melanócitos exibem atividade mitótica e formam nódulos arredondados que crescem perpendicularmente a superfície da pele. Nessa fase de crescimento vertical, os melanocitos exibem pouco ou quase nenhum pigmento e geralmente se metastatizam para linfonodos regionais.
d)Com base no estudo do objetivo anterior, compare as características morfológicas dos melanomas na lâmina nº13, com as características normais da pele observadas na lâmina nº69;

Outros materiais