Buscar

Aula 06 – Formulação de estratégias funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Estratégica
Aula 06 – Formulação de estratégias funcionais
Objetivos:
Identificar as estratégias funcionais de Marketing, Logística, Produção, Finanças, RH e P&D.
Estratégias Funcionais
Fernandes e Berton (2005) destacam que as estratégias gerais servem de base para uma elaboração mais detalhada das áreas funcionais da empresa, daí serem denominadas estratégias funcionais.
As estratégias devem estar em consonância com as estratégias de negócios e com as estratégias gerais da empresa.
Os objetivos e estratégias funcionais deverão ser utilizados pelos responsáveis de cada setor da empresa para formular suas ações, e assim, atingir os objetivos gerais.
Veremos nessa aula as principais estratégias funcionais, relacionadas com as seguintes áreas: Produção, Finanças, Recursos Humanos, Logística, Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento.
Estratégias de Marketing
Trata-se dos planos desenhados para atingir objetivos na área de Marketing. 
Na elaboração dessas estratégias, deve-se integrar os objetivos, políticas e sequências de ação (táticas) num todo coerente da organização, visando a busca de vantagens competitivas para seu crescimento.
O objetivo de uma estratégia de Marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente a sua missão. 
Fernandes e Berton (2005) consideram o departamento de Marketing o coração da organização, pois ele representa a linha que distingue o sucesso e o fracasso das empresas.
Classificação das estratégias de Marketing
Cada uma das estratégias de Marketing tem como objetivo enquadrar-se melhor ao estilo do produto, ao seu mercado, ao que a empresa pretende atingir e às muitas variáveis definidas no planejamento.
Para que cada estratégia possa surtir o efeito desejado, é importante o conhecimento do produto, seu mercado, o público-alvo e a concorrência. Esses procedimentos são importantes para evitar “surpresas desagradáveis”, pois em muitas situações, pode não existir tempo hábil para mudar a estratégia e corrigir o erro.
Conheça, a seguir, as estratégias de Marketing!
Quanto à dominância de mercado
Estratégia de liderança teste;
Desafiante;
Seguidor;
Nicho de mercado.
Classificação genérica de Michael Porter
Liderança de custos;
Diferenciação de produto;
Segmentação de mercado.
Quanto à inovação
Pioneiros;
Seguidores imediatos;
Seguidores tardios.
Estratégia de crescimentos
Integração horizontal;
Integração vertical;
Diversificação (ou conglomeração);
Intensificação.
Quanto à agressividade;
Construir;
Segurar;
Ceifar ou colher.
Estratégia logística
A estratégia logística pode ser definida como um processo integrado para alcançar vantagem competitiva através de valor acrescido, além do serviço ao cliente. Este resulta numa satisfação superior do cliente, antecipando a demanda futura por serviços logísticos e administrando os recursos de toda a cadeia de suprimentos.
Esta estratégia requer uma compreensão de como diferentes elementos e atividades de logística interagem em termos de troca e do custo total para a empresa.
Estratégia de Produção
A estratégia de produção é um padrão de decisões e ações estratégicas que definem o papel, os objetivos e as atividades da Produção. 
Para Fernandes e Berton (2005), as decisões estratégicas das empresas, quando se trata de processo de produção, se relacionam ao planejamento da utilização da capacidade instalada, com os processos de manufatura e produção e com as necessidades de estoques.
Outros dois fatores devem ser considerados: a estrutura e controle dos custos de produção e a qualidade dos produtos / serviços ofertados.
Outra visão é que o processo desta estratégia se refere aos procedimentos que são ou podem ser conduzidos para formular as estratégias de produção que a empresa deve adotar.
O conteúdo da estratégia de produção deve abranger os seguintes pontos:
Perspectiva de cima para baixo (top-down): 
O que a empresa (grupo ou negócio) deseja fazer.
Perspectiva de baixo para cima (bottom-up):
Quando as melhorias cumulativas da operação constroem a estratégia.
Perspectiva dos requisitos de mercado:
Quando os requisitos de mercado constroem a estratégia.
Perspectiva dos recursos da produção:
Quando a estratégia da produção envolve explorar a capacidade dos recursos.
Estratégia financeira
Todas as áreas funcionais da empresa são importantes para o seu funcionamento, porém a área financeira vai permitir que a empresa honre seus compromissos financeiros com os stakeholders.
As estratégias financeiras devem contemplar as decisões acerca das melhores formas de captação de recursos junto ao mercado, e de como investir esses recursos. O objetivo é que a empresa consiga obter uma excelente lucratividade, suficiente para seu desenvolvimento e para remunerar seus investidores.
Estratégias de Recursos Humanos
É importante destacar que as estratégias de Recursos Humanos visam reter o capital intelectual, que é responsável pelo desenvolvimento das inovações, que se transformarão em vantagem competitiva.
A importância crescente dos recursos humanos como elemento de competitividade;
A necessidade de coerência entre as diversas políticas e práticas de recursos humanos, a estratégia da organização e o ambiente;
Os resultados não são mensuráveis financeiramente no curto prazo, mas emergem no longo prazo;
A relação entre recursos humanos e melhoria no desempenho organizacional;
O comprometimento do indivíduo com a organização como requisito para a gestão estratégica de RH.
Estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento
Fernandes e Berton (2005), apoiados em Wright, et al (2000), afirmam que a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atua em duas frentes: de produtos / serviços e de processos.
Nos produtos / serviços, as empresas devem concentrar seus esforços em melhorias e inovações. Nos processos, os esforços devem se concentrar na redução dos custos de operações e também os tornas mais eficientes.
A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é responsável pela geração de inovação e de onde surgem as maiores ideias. Ela passou a ter posição de destaque na construção das estratégias das organizações, visto que frequentemente esta define o portfólio a ser desenvolvido em um determinado período.
Atividade proposta
Uma empresa necessita reduzir custos para atravessar uma fase de dificuldades. Detectou que os problemas se iniciaram quando ela se atrasou, diante do setor, nos investimentos para modernizar seu parque recreativo. A concorrência com produtos de outras marcas tem sido predatória.
No conselho administração, foi proposto que a empresa desinvestisse algumas linhas, em prol de manter a saúde financeira. Classifique essa estratégia (em qual atividade a empresa está concentrada) e explique por que essa seria uma estratégia válida.
A estratégia está concentrada na área de finanças, pois será geradora de fluxo de caixa de financiamento para manter as atividades da empresa. Entretanto, não somente o capital de giro deve ser contemplado, como também o investimento, para melhorar a produtividade.
A estratégia é válida, porque outras relativas ao Marketing falhariam, em função de falta de fluxo de caixa para dispêndio nesse momento que a empresa está atravessando.

Outros materiais