Buscar

AOL6 Comunicação e Expressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VOCÊ ACHA QUE ESTE TEXTO TEM COERÊNCIA E/OU COESÃO?  JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO CONTEÚDO ESTUDADO.
Bye, Bye, Brasil
Oi, Coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor...
A princípio, o texto retrata um diálogo entre duas pessoas, as frases soltas mas com rima deixa com uma aparência diferente daquilo que esperamos. Mas apesar de haver palavras aparentemente sem relação, demonstra que há coerência.
Mesmo sem os elementos conectivos no texto, o mesmo mostra coerência porque foi construído um sentido, nossa mente em alguns casos busca automaticamente elementos para atribuir coesão ao que se estamos lendo.
A coerência está nos sentidos construídos por quem lê o texto, isso acontece porque podemos encontrar um texto com coerência e sem coesão como no exemplo.
Portanto, nem sempre um texto precisa ser coeso ou apresentar vários conectivos, contudo, para que seja classificado como um texto correto, é imprescindível que ele seja coerente, fornecendo elementos que facilitem a compreensão de quem está lendo.
Podemos concluir que no texto há COERÊNCIA, mas por falta de conjunções, advérbios e pronomes não há COESÃO referencial, recorrencial ou sequencial.
Discente: HUMBERTO DE MORAIS LIMA
Engenharia Elétrica.

Outros materiais