Buscar

Bases de Gestão para Engenharia aula 1 a 5

Prévia do material em texto

Bases de Gestão para Engenharia / Aula 1: As empresas e o conceito de administração
Administração e o administrador
Vivemos em um mundo de organizações. Tudo o que a sociedade requer e de que necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. A administração é a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações. Sem esta ciência, o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
O administrador é uma peça fundamental para qualquer tipo de organização, seja ela governamental, industrial, comercial ou de prestação de serviços. Em cada um dos níveis organizacionais, seu papel é diferente, por lidar com decisões mais e menos complexas.
Níveis organizacionais
Para um melhor entendimento do papel do administrador, é necessário que você conheça os três níveis organizacionais:
Missão, visão e valores
Além dos níveis organizacionais, toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Vejamos:
Missão
Significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
Exemplo: Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
Visão
É a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos anos. A visão funciona como uma bússola para os parceiros envolvidos.
Exemplo: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.
Valores
São as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos de ética ou de conduta, os valores e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários.
Exemplo: Desenvolvimento sustentável, Integração, Resultados, Prontidão para mudanças, Empreendedorismo e inovação, Ética e transparência, Respeito à vida, Diversidade humana e cultural, Pessoas e Orgulho de ser Petrobras.
Atividades fins e atividades meios
Para compreender melhor a forma como uma empresa encontra-se estruturada, é importante distinguir suas atividades fins e meios.
O processo administrativo
A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Portanto, o chamado processo administrativo envolve as seguintes funções:
Habilidades do administrador
	Habilidade técnica
	
	Habilidade humana
	
	Habilidade conceitual
	
	
	
	
	
	O administrador possui habilidade técnica quando compreende e tem domínio da atividade que realiza. Esse tipo de habilidade exige conhecimento especializado, capacidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental voltados especificamente para as atividades que desenvolve. 
Quando as pessoas iniciam suas carreiras nas empresas, normalmente utilizam essa habilidade em maior proporção.
	
	Demonstra a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe, no sentido de conseguir esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns. 
Diz respeito às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados através delas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização com o intuito de compreender as necessidades e motivações de seus membros.
	
	Envolve a capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado e se posicionar do ponto de vista da organização, perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. 
Implica ainda visualizar a organização dentro do seu ambiente externo e compreender as forças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais que atuam sobre ela. 
Como parte das habilidades conceituais, o administrador tem de saber conviver, interpretar e lidar com situações complexas e ambíguas. Isso requer maturidade, experiência e capacidade de analisar pessoas e situações.
Pense sobre isso e marque a opção correta:
a. Um todo organizado.
b. Uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário.
c. Um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades.
d. Todas as opções anteriores.
Corrigir
Todas as opções estão corretas.
Os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente.
A empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
Ambiente organizacional
É composto da seguinte maneira:
Ambiente externo
O ambiente empresarial externo assume diferentes formas. Embora alguns ainda possam ser relativamente simples e estáveis, outros tendem a ser muito mais complexos e dinâmicos por natureza. Assim, as organizações são concebidas como parte de um universo, já que qualquer coisa que acontece no ambiente pode afetar a organização e vice-versa.
O ambiente empresarial externo divide-se em dois níveis:
• O primeiro é constituído pelos elementos que atuam de forma indireta na organização, sendo denominado ambiente indireto, ambiente geral, macroambiente ou ambiente maior;
• O segundo constitui-se dos elementos que atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, operacional, específico ou de tarefa.
Ambiente interno
Constituído dos processos internos, localizados nas diversas áreas de uma organização.
O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Para viver em seu meio, as empresas selecionam e percebem diferentemente as variáveis ambientais mais relevantes para os seus interesses e procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes.
O ambiente geral ou macroambiente é constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas em conjunto. Esses fatores englobam variáveis tecnológicas, políticas, econômicas,legais, sociais, demográficas e ecológicas.
01
02
Ambiente de tarefa
É constituído pelos seguintes elementos:
Clientes
Os clientes das organizações estão representados por todos os indivíduos ou organizações que compram ou podem vir a comprar um produto ou serviço.
Concorrentes
Este setor é constituído pelas organizações que concorrem entre si. Os concorrentes disputam os recursos necessários, ou seja, fornecedores e clientes. Para aumentar sua participação no mercado, as organizações tem que satisfazer melhor (ou mais) os clientes que seus concorrentes.
StakeHolders
Podem ser internos ou externos; são representados pelas pessoas que têm interesses e/ou poder para mudar ou influenciar o rumo da organização. Podem ser os acionistas, sócios, funcionários, clientes, entre outros.
Grupos reguladores
Este setor é constituído por organizações que, de alguma forma, controlam ou restringem as operações das organizações, como os órgãos do governo, sindicatos, associações de classe etc.
	
	
	Fornecedores
	 
	São empresas que fornecem todas as entradas necessárias para as operações das organizações,com as quais elas mantêm relações de dependência. Geralmente, elas precisam lidar com:
• fornecedores de materiais, tratados pela área de compras; 
• fornecedores de capital (acionistas, investidores particulares, bancos comerciais, bancos de investimento etc.) tratados pela área financeira; 
• fornecedores de equipamentos e serviços (por exemplo, organizações prestadoras de serviços de propaganda, energia, transportes, processamento de dados, assistência médico-hospitalar etc.);
• além de fornecedores de espaço a ser comprado, alugado ou arrendado.
Atividade
Para finalizarmos esta aula, responda: Qual é a diferença entre um sistema aberto e um sistema fechado?
GABARITO
O primeiro é influenciado por um meio externo e o meio externo o influencia também, e o segundo não recebe influências externas nem influencia externamente o seu meio ambiente.
	
	
	
		1.
		A XYZ Comércio e Varejo S.A está há 20 anos no mercado de produtos alimentícios. Para tentar minimizar os impactos da crise financeira que ocorre atualmente em seu mercado, resolveu criar um programa de fidelização, onde a cada compra seus clientes acumulam pontos, que podem ser trocados por mercadoria. O plano parecia bom, mas seu concorrente direto criou um programa ainda melhor que o seu o que prejudicou bastante o resultado esperado. Considerando as influências ambientais de uma organização, é certo afirmar que se trata de uma influência de qual dos ambientes?
	
	
	
	
	
	Ambiente indireto
	
	
	Ambiente interno
	
	 
	Ambiente operacional
	
	
	Ambiente geral
	
	
	Macroambiente
	
	
	
		2.
		Os gestores de uma empresa fornecedora de serviços perceberam, em função da necessidade de se manter no mercado, que precisavam ser mais proativos aos movimentos da concorrência. Fernando, gerente financeiro, discordou dessa necessidade, alegando que a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. No entanto, Jorge, gerente de marketing, explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema que é influenciado por variáveis do meio externo. Sendo assim, marque a alternativa abaixo, que representa o tipo de sistema retratado pelo posicionamento do gerente de marketing.
	
	
	
	
	
	Centralizado, que necessita ter todas as variáveis internas e externas sob seu domínio.
	
	 
	Aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis presentes no ambiente, como concorrentes, fornecedores e consumidores.
	
	
	Linear, que cria o ambiente macroeconômico e mantém interações com os concorrentes.
	
	
	Administrativo, imposto pelo mercado que influencia os objetivos a serem atingidos.
	
	
	Fechado, que interage diretamente com os concorrentes e necessita observar seus movimentos.
	
	
	
		3.
		Significa a razão de ser do próprio negócio, por ele criado e para que existe. Quanto mais as pessoas assimilam, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para o seu sucesso. Podemos considerar de:
	
	
	
	
	
	Estratégias.
	
	 
	Missão.
	
	
	Posicionamento.
	
	
	Valores.
	
	
	Visão.
	
	
	
		4.
		A Conta-Corrente, S.A. revê periodicamente as metas da empresa. Durante o processo, os gestores analisam suas estratégias atuais em comparação com as de seus concorrentes, determinam metas que pretendem alcançar e decidem as ações específicas para cada área da empresa para levar para a prossecução destes objetivos. Com essas ações os gestores da empresa estão envolvidos na função de gestão
	
	
	
	
	
	organização.
	
	
	coordenação.
	
	
	direção.
	
	 
	planejamento.
	
	
	controle.
	
	
	
		5.
		A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
	
	
	
	
	
	procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
	
	
	define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
	
	
	agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
	
	
	estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
	
	 
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
	
	
	
		6.
		As empresas operam onde existem forças, também chamadas de ambientes ou forças ambientais, que estão muitas vezes superpostas, isto é, ocorrem ao mesmo tempo, devendo ser monitoradas.
PORQUE
Nestas forças encontramos as variáveis tecnológicas, políticas, legais, sociais, econômicas, que estão em constante mudança e envolvem todo o sistema, incluindo seus fornecedores, seus consumidores, seus concorrentes, portanto podem levar as organizações ao sucesso ou ao fracasso.
Analisando-se essas afirmativas, conclui-se que:
	
	
	
	
	 
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	
		7.
		Qual função administrativa apresenta as seguintes etapas: Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho; Avaliação ou mensuração do desempenho atual; Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos e; Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
	
	
	
	
	
	Organização
	
	
	Planejamento
	
	
	Direção
	
	 
	Controle
	
	
	Liderança
	
	
	
		8.
		Um dos aspectos importantes da gerência é a Liderança. Sobre liderança, podemos afirmar que:
I - Representa a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos. 
II - No contexto da administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos empregados, levando-os à realização dos objetivos. 
III - O papel do líder está intimamente relacionado com a direção e motivação dos empregados. 
IV - Depende de expectativas, recompensas e de relações entre ambas, na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	 
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
AULA 2
Processo de planejamento
Observa-se que o planejamento, como uma função administrativa, é cada vez mais necessário para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade. O processo de planejamento envolve discussão das seguintes etapas na sua formulação, implantação e acompanhamento:
Khvost / Shutterstock
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
Ele lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Depois, define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
Fonte: sliplee / Shutterstock
A estratégia empresarial constitui, portanto, o conjunto de objetivos e de políticas principais,capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo.
Toda empresa, consciente ou inconscientemente, tem sua própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais para melhor aplicar suas forças e potencialidades.
Atenção
Os principais componentes de uma estratégia empresarial são: o ambiente de tarefa, a empresa e seus recursos, e a adequação entre ambos, a partir de uma postura capaz de compatibilizar os objetivos, os recursos, as potencialidades e as limitações da empresa com as condições ambientais. Tudo isso, a fim de extrair o máximo das oportunidades externas e expor-se ao mínimo às ameaças, coações e contingências ambientais.
Atribuições do planejamento
Enquanto a estratégia especifica o que fazer, o planejamento estratégico especifica como fazer.
Um planejamento tem dupla atribuição:
 Definir “o que” deve ser feito = “Objetivos”;
 Definir “Como” deve ser feito = “Planos”.
Plano
• Um documento formal que consolida as informações e atividades desenvolvidas no planejamento;
• A formalização do planejamento, uma visão estática;
• São estabelecidos meios para alcançá-los;
• Descrevem como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas.
Planejamento
• Definição dos objetivos: Resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar;
• Concepção dos planos: Guias que integram e coordenam as atividades da organização de forma a alcançar estes objetivos.
Planos — Quanto ao horizonte temporal
A dimensão temporal depende do grau de mudança ambiental. Em condições de alta variabilidade ambiental planos tendem a menor duração.
O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Vejamos os três níveis distintos de planejamento:
Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com ações para alcançá-los, afetando a empresa como um todo (três ou mais anos).
É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
Relaciona-se com objetivos de médio prazo e meios de atingi-los, afetando somente uma área funcional (geralmente um ano).
É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico.
Relacionam-se com objetivos de curto prazo e meios de atingi-los, afetando somente um setor da empresa (períodos curtos e variáveis).
É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.
Vejamos mais detalhadamente o planejamento estratégico
É elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. No entanto, a formulação de estratégias é uma atividade complexa em face da diversidade e da complexidade de forças e fatores ambientais, como também da multiplicidade de forças e fatores internos da empresa.
A estratégia deve considerar a “vocação” da empresa. Há uma variedade de tipos de estratégias:
serazetdinov / Shutterstock e RedlineVector / Shutterstock
Pergunta
O planejamento consiste em um conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma empresa devido à _____:
Análise profunda e constante dos ambientes interno e externo para a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Realização de reuniões com todos stakeholders visando a identificação e o entendimento dos diversos interesses.
Contratação de consultores externos que possam apresentar as melhores práticas dos concorrentes e a adaptação delas aos processos internos da empresa.
Manutenção da estrutura organizacional, evitando assim o surgimento de conflitos e a preservação da cultura vigente na empresa.
Estratégia empresarial
De um modo geral, a estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos:
Fireofheart / Shutterstock
A estratégia empresarial pode ser avaliada de acordo com um conjunto de critérios como, por exemplo, objetivos empresariais, ambiente da empresa, recursos empresariais etc.
Os problemas vistos anteriormente — empresarial, administrativo e de adequação tecnológica — são de nível institucional, intermediário e operacional da empresa, respectivamente. Para tanto, a estratégia pode ser defensiva, ofensiva ou analítica, dependendo de como se lida com os três problemas mencionados.
Administração estratégica
A administração da estratégia exige critérios de eficiência e de eficácia, e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa, a saber: institucional, intermediário e operacional.
O planejamento estratégico da empresa apresenta três características principais:
Portanto, é genérico, direcionado a longo prazo, e macro orientado, exigindo a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.
O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:
Fireofheart / Shutterstock
Pergunta
Quais etapas estão envolvidas no processo de planejamento?
Reconhecimento inicial da organização e o meio em que a empresa atua, identificação da estrutura valorativa dos dirigentes e sensibilização.
Diagnóstico estratégico, definição do negócio, missão, visão, valores, diretrizes e objetivos, e definição das ações/estratégias.
Definição dos responsáveis, prazos e orçamentos, dos planos de contingência, e dos mecanismos de implantação e de monitoração e avaliação.
Todas as alternativas acima.
A partir de agora, você identificará algumas ferramentas utilizadas para ajudar na gestão estratégica da empresa
Análise de SWOT
É uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Ela pode também, em razão de sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de:
prizma / Shutterstock
Antes de formular estratégia é preciso analisar as tendências do ambiente externo e reconhecer o ambiente interno, ou seja, as competências e os recursos que a organização dispõe. Para isso, clique aqui.
BSC — Balanced Scorecard
Também pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.
Segundo Kaplan e Norton (1997), o balanced scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Esse conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas.
Fonte: Bakhtiar Zein / Shutterstock
O BSC contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por meio de quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Além disso, todas estas perspectivas se interligam, formando uma relação de causa e efeito.
Atenção
Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONGs no mundo inteiro. Essa ferramenta foi escolhidapela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
Processo de planejamento
O processo de planejamento envolve ainda a discussão das seguintes etapas:
seamuss / Shutterstock
Fonte: Titov Nikolai / Shutterstock
Planejamento tático
O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
As principais características do planejamento tático são:
É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos;
Está relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
VOCÊ SABIA?
O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo, e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional.
O planejamento produz um plano como resultado imediato. Um plano descreve um curso de ação e procura responder questões como: o que, quando, como, onde e por quem.
O planejamento tático apresenta as seguintes características típicas:
seamuss / Shutterstock
Processo decisório
O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório, ou seja, a tomada de decisão sobre o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como.
A decisão é um processo sequencial que engloba seis elementos comuns:
Fonte: Puwadon Sang-ngern / Shutterstock
Atenção
Assim como o processo decisório, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções e alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas, a seleção e escolha da melhor.
O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra, o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
Já as decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza.
Planos táticos
Os planos táticos geralmente incluem:
Planejamento operacional
Os planos táticos são implementados por meio de políticas.
Além do planejamento tático, temos o planejamento no nível operacional. Este envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
seamuss / Shutterstock
O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros.
Procedimentos - Aqueles relacionados com métodos são denominados procedimentos. Eles servem para estabelecer a sequência de passos (ou de etapas) a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos em fluxogramas (vertical, horizontal, de blocos) ou listas de verificação;
Orçamentos Os orçamentos são relacionados com dinheiro (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, reparos e manutenção de máquinas, despesas).
Programas Os programas são relacionados com o tempo (cronograma, Gráfico de Gantt, PERT etc.).
Regulamentos Os regulamentos são os relacionados com comportamentos solicitados.
Pergunta
O que é diagnóstico estratégico?
A análise das forças e fraquezas internas da organização e das oportunidades e ameaças do ambiente direto e indireto.
A análise das fraquezas da organização e, ao mesmo tempo, das oportunidades e ameaças do ambiente externo.
A análise das oportunidades e ameaças do ambiente direto e indireto.
A análise das potencialidades e fraquezas internas da organização.
Atividades
Questão 1 - Para que o administrador possa desempenhar eficazmente o processo administrativo ele precisa possuir três habilidades, a saber:
Técnica, pragmática e humana.
Humana, técnica e de comunicação.
De comunicação, técnica e conceitual.
Técnica, humana e conceitual.
De comunicação, conceitual e de informação.
Questão 2 - O processo administrativo é classicamente definido pelas funções:
Organizar, comandar, dirigir e controlar.
Organizar, dirigir, liderar e controlar.
Planejar, organizar, dirigir e controlar.
Planejar, coordenar, organizar e dirigir.
Nenhuma das alternativas acima.
Questão 3 - A diferença entre um sistema aberto e um sistema fechado é:
O primeiro é influenciado por um meio externo e o meio externo o influencia também, e o segundo não recebe influências externas nem influencia externamente o seu meio ambiente.
O primeiro é mecânico e o segundo é orgânico.
O primeiro é determinístico e o segundo probabilístico.
O primeiro é vivo e o segundo é organizado.
Nenhuma das alternativas acima.
Questão 4 - Ameaças e oportunidades ambientais significam que:
As organizações podem ser afetadas por mudanças na legislação que regem os mercados em que operam.
Mudanças no comportamento dos clientes em um dado segmento de mercado.
Novos nichos pouco explorados que têm potencial de investimento apesar de desconhecidos.
Negociações com os sindicatos dos empregados em busca de melhorias salariais e incentivos para os empregados da empresa.
Todas as alternativas acima.
	
	
	
		1.
		O Balanced Scorecard é uma ferramenta estratégica que usa a medida integral de desempenho organizacional refletindo o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras. Neste contexto, selecione dentre as opções abaixo, a que contem os aspectos do desempenho organizacional que são analisados por esta ferramenta gerencial.
	
	
	
	
	
	Os concorrentes, os mercados consumidores, a saúde financeira, o ambiente político.
	
	
	A capacidade de inovação da empresa, a relação com os funcionários, implantação de uma hierarquia rígida.
	
	 
	O desempenho financeiro, a perspectiva do cliente, a aprendizagem organizacional e a inovação, os processos internos.
	
	
	A capacidade de inovação dos concorrentes, os processos internos da organização, a lucratividade rentabilidade e liquidez.
	
	
	A perspectiva dos fornecedores, os processos de marketing, o patrimônio e o controle fiscal.
	
	
	
		2.
		Uma indústria de produtos farmacêuticos percebeu uma oportunidade no mercado. Almejando elaborar uma estratégia para aumentar sua participação no mercado, os gestores necessitam discernir que a(s):
	
	
	
	
	 
	Análise do ambiente externo leva a identificação de oportunidades para a empresa.
	
	
	Análise do ambiente interno conduz a identificação de oportunidades e ameaças para a empresa.
	
	
	Oportunidades são notadas a partir da percepção do ambiente interno da organização.
	
	
	Oportunidades estão vinculadas às fraquezas da empresa, que são percebidas no ambiente externo.
	
	
	Forças da empresa, presentes no ambiente externo, estão vinculadas às ameaças.
	
	
	
		3.
		Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. Quanto ao horizonte temporal eles são:
	
	
	
	
	
	NDA
	
	
	Estratégico, Táticos e Operacionais.
	
	
	Gerais e Específicos
	
	 
	Longo Prazo, Médio Prazo e Curto Prazo.
	
	
	Permanentes e Temporários.
	
	
	
		4.
		A empresa Biomix está elaborando oplanejamento estratégico. Nelson, que é diretor administrativo, está analisando as oportunidades e ameaças que podem impactar na consecução da estratégia. Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor administrativo:
	
	
	
	
	
	Análise funcional
	
	
	Análise operacional
	
	
	Análise de processos
	
	 
	Análise externa
	
	
	Análise interna
	
	
	
		5.
		As organizações da atualidade procuram ser eficientes nas suas operações e eficaz nos seus resultados. Analise as opções abaixo e diga qual se refere ao conceito de eficácia:
	
	
	
	
	
	Nenhuma das resposta possui o conceito de eficácia.
	
	
	O diretor de uma oficina mecânica solicitou aos funcionários que todos os procedimentos executados tenham que ser obrigatoriamente descritos em relatório.
	
	 
	Os vendedores de uma empresa fabricante de tintas ultrapassaram a meta de vendas em até vinte por cento, no presente ano, o que fez com que a empresa pagasse aos funcionários gratificação e participação nos lucros.
	
	
	Os representantes de vendas de uma empresa fabricante de remédio conseguiram ser mais cordiais com os clientes, no mês de setembro, o que melhorou a percepção do cliente.
	
	
	Os Analistas de Sistemas melhoraram bastante a qualidade dos softwares entregue aos clientes, mas ainda tem muitas reclamações dos mesmos.
	
	
	
		6.
		O processo administrativo é composto pelas quatro funções administrativas. Destacamos que cada uma apresenta suas características e funcionalidades. A função administrativa que auxilia o administrador na tomada de decisão, além de ajudá-lo a definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência é denominada:
	
	
	
	
	
	CONTROLE
	
	
	ORGANIZAÇÃO
	
	 
	PLANEJAMENTO
	
	
	DIREÇÃO
	
	
	COMANDO
	
	
	
		7.
		"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presente" (Peter Drucker). Nesta afirmação, Peter Drucker se refere ao:
	
	
	
	
	
	Planejamento Contingencial
	
	
	Planejamento Operacional
	
	 
	Planejamento Estratégico
	
	
	Planejamento Tático
	
	
	Planejamento gerencial
	
	
	
		8.
		Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta
	
	
	
	
	
	Apresenta fatores externos, que se referem ao microambiente, e fatores internos, que se referem ao macroambiente.
	
	
	Consiste em uma teoria criada por Michael Porter, especificamente a teoria da vantagem competitiva.
	
	 
	É também conhecida pela sigla inglesa SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
	
	
	É utilizada apenas por organizações privadas que atuam em um mercado altamente competitivo e, por isso, precisam fazer uma análise estratégica mais aprofundada.
	
	
	Diz respeito exclusivamente à formulação tática de processos e serviços a serem prestados pelas organizações públicas, ou seja, a própria finalidade.
AULA 3
Bases de Gestão para Engenharia / Aula 3 - A organização
A partir do planejamento, segue-se a organização.
Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo.
A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal
e informal com seus respectivos elementos.
A função organização abrange dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais.
O desenho organizacional é influenciado por:
 Características do ambiente de tarefa da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores);
 Tecnologias;
 Objetivos;
 Estratégias;
 Tamanho da empresa.
Além disso, considera entradas, estruturas, funções e saídas do sistema empresarial como uma totalidade.
O desenho organizacional não é só um meio para implementar uma estratégia empresarial, mas uma parte importante dela.
As principais características do desenho organizacional são:
Pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas
Pode ser pela distribuição do poder formal, do poder de tomar decisões ou pela distribuição física de serviços
Pode ser por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras
Pode ser por meio da hierarquia administrativa, autoridade formal, objetivos e planos, departamentalização, assessoria, comissões e forças-tarefa, regras e procedimentos, papéis integradores, arranjo físico ou arquitetura, sistemas de avaliação e recompensas e sistemas de seleção e desenvolvimento de pessoal
O desenho organizacional é afetado pelos objetivos empresariais, pela tecnologia utilizada, pelo ambiente de tarefa e pela estratégia empresarial.
Um ou outro desses fatores pode prevalecer sobre os demais, mas todos eles, em conjunto, contribuem sistematicamente para as escolhas estratégicas do tipo de desenho.
Observe o esquema, a seguir:
Organização
Em que níveis organizacionais as empresas se estruturam?
Estratégico, decisorial, e gerencial
Estratégico, comportamental e operacional
Estrutura, intermediário e chão de fábrica
Estratégico, tático e operacional
Nenhuma das alternativas acima
GABARITO
O desenho organizacional é afetado pelos objetivos empresariais, pela tecnologia utilizada, pelo ambiente de tarefa e pela estratégia empresarial. Desta forma, as empresas se estruturam nos níveis estratégico, tático e operacional.
A partir de agora, você irá reconhecer alguns modelos de desenho organizacional.
Um dos modelos é o organograma. Ele representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação.
Os modelos mais importantes de desenho organizacional são:
Estrutura matricial, adhocracia e estrutura em rede são mais alguns modelos de desenho organizacional. Cada um desses tipos de estrutura organizacional apresenta características próprias, com vantagens e desvantagens.
Veja, a seguir, um pouco mais sobre as estruturas em rede, matricial e adhocracia:
ESTRUTURA EM REDE
Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades.
Organizações não se limitam às suas fronteiras internas, estabelecem parcerias com clientes e fornecedores, assim como alianças estratégicas com concorrentes.
ESTRUTURA MATRICIAL
É uma decorrência da complexidade e da incerteza que reinam no ambiente externo da empresa.
Esse tipo de estrutura precisa ajustar-se e responder cada vez mais rapidamente às solicitações externas do seu ambiente para poder sobreviver e ser bem-sucedida nos seus negócios e objetivos.
ADHOCRACIA
Representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável, como resposta às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no ambiente.
representação.
Pressmaster / Shutterstock
Entretanto, nas representações de grandes estruturas, divisionais ou em matriz, os ingredientes das composições tradicionais continuam aparecendo para mostrar faces relevantes dos sistemas.
Muito se tem comentado sobre as novas formas de arquitetura organizacional, ressaltando-se a necessidade da criação de desenhos representativos da nova realidade da empresa.
Autores como Tom Peters tem falado de organizações inteligentes, empresa autodesenhada e organizações em rede e virtuais. Esses são modelos descritivos que procuram traduzir as tendências atuais no mundo das organizações e vêm influenciandoos conceitos de Management.
Percebe-se que, para alguns desses modelos, não são divulgadas formas definidas de representação gráfica, mesmo porque são meramente conceituais.
O tamanho da organização é uma importante faceta do desenho organizacional, porém a amplitude de controle é a responsável pelo fato da configuração organizacional ser achatada ou alongada. A amplitude de controle é influenciada por vários fatores e deve adequar-se às operações e tarefas da empresa.
Você sabe como costumam ser as configurações globais das empresas?
O desenho departamental está relacionado com a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, isto é, com o esquema de diferenciação e de integração no nível intermediário da empresa.
Essa diferenciação pode ocorrer de duas formas: vertical e horizontal.
Explicação: A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico.
A palavra departamento designa uma área, uma divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual o administrador tem autoridade.
O desempenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa, obedecendo ao princípio da homogeneidade, e também é denominado departamentalização.
Os tipos de departamentalização mais frequentes, são:
Departamentalização funcional
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.
Departamentalização por base territorial
Baseia-se no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um mesmo responsável.
Departamentalização por Produtos ou Serviços
Neste tipo de departamentalização, são agrupadas na mesma unidade as pessoas relacionadas com o mesmo produto ou linhas de produtos.
Departamentalização por Processo
Também conhecida como departamentalização por processo de produção, é frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, criando unidades relativas às distintas fases do processo de produção.
Departamentalização por Clientela
Consiste em agrupar as pessoas de acordo com o projeto no qual estão envolvidas em um determinado momento. As pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que os projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, as pessoas são deslocadas para outras atividades.
Exercício
Enquanto a departamentalização por clientela envolve a diferenciação e agrupamento das atividades da empresa de acordo com o tipo de clientes para o qual o trabalho é executado, no sentido de alcançar a máxima satisfação do cliente, a departamentalização por localização geográfica requer diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o local onde o trabalho é desempenhado.
Ambas as afirmativas estão corretas.
A primeira afirmativa está errada e a segunda está correta.
Ambas as afirmativas estão erradas.
A segunda afirmativa está errada e a primeira está correta.
GABARITO
A departamentalização por clientela refere-se aos tipos de clientes atendidos e a departamentalização por localização geográfica diz respeito ao local onde o trabalho é desempenhado.
A departamentalização pode ser ainda:
As opções departamentais decorrem de critérios de interdependência entre os departamentos envolvidos (interdependência do fluxo do trabalho, do processo, de escala, além de interdependências sociais entre as pessoas participantes).
Novos formatos organizacionais — como as organizações temporárias ou adhocracias — estão surgindo para enfrentar a mudança e a incerteza dela decorrente.
Cadeia de comando
Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide em camadas ou em níveis de autoridade.
Esta hierarquia é chamada cadeia de comando, e especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional, identificando quem deve responder a quem.
O conceito está associado a um princípio clássico de administração, o princípio da unidade de comando: “Cada subordinado reporta apenas a um único superior hierárquico”.
Assim, as decisões sobre cadeia de comando dizem respeito à distribuição de autoridade a pessoas ou unidades na organização. Nas organizações contemporâneas, esse princípio cada vez menos observado.
Exemplo
“O vendedor responsável pela Região Sul responde ao Gerente do Departamento de Vendas, que responde ao Diretor de Marketing, que reporta ao Presidente”.
A amplitude de controle também é denominada amplitude de comando ou amplitude administrativa.
Delegação
  É o processo relacionado à descentralização, usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores.
  A delegação implica em mais autonomia para os membros organizacionais.
  A delegação pode constituir um risco se a pessoa não for competente ou se for irresponsável, não correspondendo às expectativas de quem transferiu a autoridade e a responsabilidade.
  A delegação não se refere apenas à transferência da execução de tarefas, mas também à transferência da autoridade.
  A transferência da responsabilidade e de autoridade não reduz a responsabilidade da pessoa que a transfere, ela continua respondendo aos administradores de nível superior.
  O estilo de gestão adotado em uma empresa, assim como sua própria natureza, também definirá o seu grau de formalização (burocracia).
Quanto maior a formalização, maior a presença de normas de conduta, rotinas, procedimentos, formulários e documentos para comprovar atividades, métodos e processos rígidos para atender à legislação vigente.
Exercício
Entre as razões para acelerar o processo de descentralização da autoridade nas empresas, podemos citar:
A crescente complexidade dos problemas administrativos.
A empresa como um organismo passível de permanecer estático.
A simplicidade das empresas que se tornam cada vez maiores.
A dificuldade de se encontrar bom senso.
Todas as alternativas acima.
GABARITO
Além da crescente complexidade dos problemas administrativos, a identificação do administrador com os objetivos da organização, entre outras, são razões para acelerar o processo de descentralização.
Atividades
Questão 1 - Para que um planejamento possa ter sucesso, não se deve deixar de prever:
A estratégia do negócio, sua missão, visão e valores.
Os objetivos estratégicos e os seus desdobramentos em metas quantificáveis.
Os responsáveis e os prazos para o cumprimento de cada etapa.
Os indicadores ou instrumentos de avaliação que informarão se o planejado e o realizado estão necessitando de ajustes contingenciais.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 2 - Os planos operacionais podem ser desdobrados em:
Procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos.
Procedimentos, folhas de pagamentos, informativos e e-mails.
Orçamentos, regras, regulamentos e resultados.
Orçamentos, procedimentos, decisões e vendas.
Nenhuma das alternativas acima.
Corrigir
Questão 3 - Sobre os benefícios esperados do planejamento, podemos dizer que:
Estimula a mudança na forma de pensar e agir dentro das organizações e com os companheiros de trabalho.
Identifica áreas que exigem decisões e garante que a devida atenção lhe será dispensada, tendo em vista os resultados esperados.
Facilita a mudança organizacional durante a execução dos planos estabelecidos, através de uma comunicação adequada e apropriada.
Incentiva a utilização de modelos organizacionais adequados aos diversos contextos ambientais atuais e futuros.
Todas as opções acima estão corretas.
	
	
	
		1.
		Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. Esta é uma das característicasdo:
	
	
	
	
	
	Planejamento financeiro;
	
	
	Planejamento estratégico;
	
	 
	Planejamento operacional;
	
	
	Planejamento de Recursos Humanos;
	
	
	Planejamento tático;
	
	
	
		2.
		O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório, ou seja, a tomada de decisão sobre o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e como. As decisões podem ser:
	
	
	
	
	
	alternativas ótimas pela racionalidade
	
	 
	programadas ou não programadas
	
	
	diagnósticos de análise e seleção
	
	 
	cursos de ação das melhores alternativas
	
	
	consequência de cada ação disponível
	
	
	
		3.
		As principais características do planejamento tático são: I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. II - Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo. III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo. IV - São materializados em planos de Produção, Financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos, etc.
	
	
	
	
	
	Somente a IV está ERRADA
	
	
	Todas estão CORRETAS
	
	
	Somente a I está ERRADA
	
	
	Somente a II está ERRADA
	
	 
	Somente a III está ERRADA
	
	
	
		4.
		O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros. Baseado nesta informação assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	
	Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
	
	
	Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro.
	
	 
	Fluxo de caixa, orçamentos e despesas são exemplos de regulamentos.
	
	
	Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
	
	
	Os programas são os planos operacionais relacionados com o tempo.
	
	
	
		5.
		Os ocupantes dos diferentes níveis organizacionais elaboram os seus Planos para bem orientar as atividades a serem executadas. Os Planos Operacionais que estão relacionados com métodos são denominados:
	
	
	
	
	
	orçamentos
	
	 
	procedimentos
	
	
	programas
	
	
	políticas
	
	
	regulamentos
	
	
	
		6.
		A primeira das funções administrativas é o planejamento. Ele se dá em três diferentes níveis: estratégico, tático e operacional. Sobre o planejamento tático é correto afirmar:
I - É projetado para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos
II - Representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos institucionais
III - É elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa
IV - Aborda um departamento ou uma divisão da empresa no longo prazo
	
	
	
	
	
	Somente III e IV estão corretas
	
	
	Somente I e IV estão corretas
	
	 
	Somente I e III estão corretas
	
	
	Somente II e IV estão corretas
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	
		7.
		Entre as afirmativas sobre o processo decisório, assinale V (verdadeiro) e F (falso). 
( ) Em um sistema autoritário benevolente, o processo de decisão é altamente descentralizado, com delegação ampla de autoridade; 
( ) O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas; 
( ) As decisões podem ser programadas ou não programadas e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza; 
( ) Em um sistema consultivo, o processo de decisão é participativo-consultivo e a decisão final acontece em qualquer nível hierárquico; 
( ) Em um sistema autoritário coercitivo, o processo de decisão é altamente centralizado, sobrecarregando o nível institucional. 
Marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	F, V, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F, V.
	
	
	V, F, F, V, V.
	
	
	F, F, V, V, F.
	
	
	V, F, V, F, V.
	
	
	
		8.
		Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos:
	
	
	
	
	 
	Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
	
	
	Os Estratégicos são aqueles que estão muito voltados para as atividades de rotina.
	
	
	Os Estratégicos orientam os detalhes da execução das diversas atividades setoriais.
	
	
	Os Operacionais atuam com os horizontes tanto de médio, quanto de longo prazo.
	
	
	Os Táticos apresentam o detalhamento das tarefas diárias de cada setor de execução.
	
Aula, 4
Bases de Gestão para Engenharia / Aula 4 - Direção e Controle
Direção e Controle
Você sabe quais são os atributos da função administrativa de direção no nível institucional da empresa? Vejamos:
A direção constitui a função de acionar, de fazer acontecer, de dinamizar a empresa, portanto está relacionada com a ação.
Além disso, esta função refere-se às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados, envolve todos os processos por meio dos quais se procura influenciar os empregados para que ajam dentro das expectativas e consigam atingir ou mesmo superar os objetivos planejados pela empresa.
Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas. Através da direção, obtêm-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária e habilidades complementares.
Daí decorre a ênfase em programas de envolvimento das pessoas, como:
Abordagem Comportamental
Essa abordagem definiu um novo enfoque às teorias organizacionais, passando a dar ênfase nas pessoas.
Um dos principais expoentes desta teoria foi Douglas McGregor, que desenvolveu uma das primeiras teorias para o entendimento do comportamento das pessoas.
Segundo McGregor, existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum:
Segundo McGregor, existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum:
Pela teoria X as pessoas são preguiçosas, evitam o trabalho e não gostam de assumir responsabilidades. Por outro lado, a teoria Y parte do pressuposto de que o trabalho é inerente às pessoas, as quais obtêm satisfação intrínseca em suas atividades.
Cada administrador possui uma concepção própria a respeito de seus subordinados, que condicionará a forma como ele os dirige.
A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em um continuum de quatro sistemas.
Motivação
No âmbito organizacional, é a predisposição individual para exercer esforços que busquem alcance de metas organizacionais, condicionada se tais esforços satisfizerem, simultaneamente, alguma necessidade individual.
A motivação não é característica individual, mas resultado da interação entre a pessoa e determinada situação.
Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais e pode ser explicado por meio do ciclo motivacional:
A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais.
A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação.
Teoria da Hierarquia das Necessidades
Abraham Maslow, um dos principais teóricos da motivação, desenvolveu a teoria da hierarquia das necessidades.
Segundo esta teoria, o comportamento individual é motivadopor estímulos internos (necessidades), que são estados de carência.
Uma necessidade só constitui fator de motivação quando necessidades de um nível inferior estiverem minimamente satisfeitas.
Pela Pirâmide de Maslow ou Pirâmide das Necessidades as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade.
As necessidades primárias (fisiológicas e as de segurança) estão abaixo e as necessidades secundárias (sociais, de estima e de autorrealização) estão acima.
As necessidades inferiores monopolizam o comportamento por serem mais prementes; contudo, à medida que são satisfeitas, as necessidades superiores começam a se manifestar.
A motivação é um aspecto importante na gerência, também explicada pela Teoria dos dois fatores de Herzberg.
Frederick Herzberg ficou conhecido pelos estudos sobre motivação humana. Segundo a sua teoria, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores:
Segundo a teoria de Herzberg, os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos).
A motivação também pode ser explicada por uma abordagem contingencial. De acordo com essa abordagem, a motivação de produzir depende de expectativas, recompensas e de relações entre ambas, na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados.
O segundo aspecto importante da gerência é a liderança, ou seja, a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos.
No contexto da Administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos empregados, levando-os à realização dos objetivos. O papel do líder está intimamente relacionado com a direção e motivação dos empregados.
Vejamos:
TRAÇOS DE LIDERANÇA
Uma das perspectivas mais antigas de compreensão da liderança foi a abordagem baseada nos traços de liderança. Os estudos objetivaram a identificação dos traços, das características individuais dos líderes, como iniciativa, determinação, inteligência etc., partindo da premissa de que eles nascem com tais características, que os diferenciam de outras pessoas.
O fracasso das pesquisas sobre os traços de liderança abriu espaço para o desenvolvimento de outros estudos.
LIDERANÇA SITUACIONAL OU CONTINGENCIAL
Outra linha de estudo da liderança foi desenvolvida pelos pesquisadores, que investigaram quais circunstâncias situacionais influenciavam eficácia do líder.
Segundo perspectiva situacional ou contingencial, não existem traços ou comportamentos importantes com relação à liderança. Para ser eficaz o estilo tem de ser apropriado à situação.
O terceiro aspecto da gerência é a comunicação, isto é, o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra.
O processo de comunicação é:
Também pode ser influenciado por barreiras técnicas, semânticas e humanas.
Atenção
As comunicações – sejam formais ou informais, orais ou escritas, descendentes, ascendentes ou laterais – são importantes para o comportamento humano nas empresas.
Controle
O controle no nível institucional da empresa, também denominado estratégico ou organizacional, é:
O controle busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão, na visão e dos objetivos organizacionais.
O controle eficaz garante que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido.
O controle tem duas atribuições essenciais:
O planejamento especifica os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados.
Sem os objetivos o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar.
Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas:
Essas quatro fases são interdependentes e interativas:
• Estabelecer objetivos e padrões de desempenho;
• Avaliar o desempenho atual;
• Comparar o desempenho atual com os objetivos.
O controle no nível institucional ajusta-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa por meio de controles globais. Entre estes estão:
• Resumos e relatórios contábeis e orçamentários;
• Controles dos lucros e perdas;
• Controles por meio da análise do retorno sobre o investimento etc.
Saiba mais
Do ponto de vista humano, o controle organizacional está voltado para o comportamento dentro da empresa, que busca obter a necessária eficácia e eficiência.
Na organização humana, que provoca o comportamento organizacional, existem variáveis causais, intervenientes e resultantes.
Em todo processo de controle, deve-se levar em conta os fatores humanos diante das implicações racionais e simbólicas sobre o comportamento das pessoas.
O controle no nível intermediário, também denominado tático, não é genérico nem abrangente como o controle no nível institucional. Sua dimensão de tempo se dá pelo médio prazo e aborda cada unidade da empresa (como um departamento ou divisão) ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente dos demais.
O controle no nível operacional (ou controle operacional) é o subsistema efetuado no nível mais baixo da empresa. Seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação, e é direcionado para o curto prazo e para a ação corretiva imediata e concreta.
Um sistema é cibernético quando processa informações (feedbacks) vindas de dentro e de fora do próprio sistema e é capaz de ajustar seu próprio funcionamento automaticamente. Alguns exemplos de sistemas cibernéticos são: organismos vivos, máquinas automáticas, instituições etc.
Neste nível operacional, é fácil perceber como o processo de controle se aproxima do cibernético, no qual existe:
A fixação de padrões operacionais considera a quantidade, a qualidade, o tempo e os custos envolvidos em determinada tarefa ou operação. A ação corretiva incide sobre a própria tarefa ou operação realizada.
Pode, porém, também ser feita por meio de quatro tipos de intervenção no nível operacional:
No nível operacional, o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas.
Controle — “Sincronismo Temporal”
O controle de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos, antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre e depois que a atividade estiver concluída.
CONTROLE PREVENTIVO
• Antecipa os problemas;
• Possui foco nos insumos.
Ex.: inspeção de matérias-primas
CONTROLE SIMULTÂNEO
• Corrige problemas à medida que ocorrem;
• Possui foco nos processos.
Ex.: supervisão direta dos trabalhadores
CONTROLE POSTERIOR
• Corrige problemas depois de ocorrerem;
• Possui foco nos resultados.
Ex.: inspeção da qualidade dos bens
Atividades
1. A função Direção é basicamente uma atividade que envolve:
Comunicação, coordenação, e exercício do poder legal ou legítimo.
Comunicação, motivação e exercício do poder carismático.
Comunicação, motivação e liderança.
Motivação, chefia e liderança.
Nenhuma das alternativas acima.
2. A função Direção é basicamente uma atividade que envolve:
Democrático, motivador e participativo.
Liberal, privilegiando a criatividade.
Autocrático, implicando em uma maior supervisão.
Não existe um estilo único e melhor a ser utilizado.
Nenhuma das alternativas acima.
3. A Direção é intrínseca das relações internas da organização e procura a melhor forma de estabelecer o funcionamento harmonioso de todos que compõem a estrutura, por meio de:
Análise da necessidade de maior ou menorcentralização e descentralização.
Emprego de técnicas de motivação e liderança.
Uso dos princípios da autoridade e responsabilidade.
Comunicação eficiente e feedback.
Todas as alternativas acima estão corretas.
4. O Controle também é conhecido como uma etapa de:
Insumo ou entrada.
Feedback ou retroação.
Transformação ou processador.
Resultado ou saída.
Nenhuma das alternativas está correta.
5. Um dos elementos mais modernos que facilita a tomada de decisão dos níveis estratégico ou gerenciais, com base na retroação dos resultados obtidos a cada ciclo do processo administrativo, é o:
Aparelho telefônico celular.
Memorandos virtuais.
Sistemas de informações gerenciais (SIG).
Rede wireless dos equipamentos da empresa.
Nenhuma das alternativas acima.
6. O controle ocorre no momento em que:
Os resultados são revelados ao final do processo produtivo.
Os relatórios gerenciais preliminares são emitidos.
Após as auditorias de clima organizacional.
Quando há alterações na economia que impactam leve ou fortemente o negócio.
Todas as alternativas acima.
	
	
	
		1.
		Paralelamente à diferenciação vertical, organizar compreende tomar decisões relativas à diferenciação horizontal, denominada departamentalização. Mencione qual o tipo de departamentalização representado na figura.
	
	
	
	
	
	Por produtos ou serviços
	
	
	Por processo
	
	
	Organizacional
	
	 
	Funcional
	
	
	Por área
	
	
	
		2.
		A segunda função administrativa da empresa, responsável por dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo é:
	
	
	
	
	
	Comando
	
	
	Direção
	
	
	Planejamento
	
	 
	Organização
	
	
	Controle
	
	
	
		3.
		As organizações para serem mais competitivas precisam agilizar as suas atividades, tendo em vista que as necessidades e expectativas dos possíveis clientes, terem que ser atendidas no menor espaço de tempo possível. O estímulos quanto a criatividade e inovação dos colaboradores (empowerment) deve ser praticada e em todos os níveis da organização. Diante desse cenário, o mais recomendável que a organização adote, é o conceito de:
	
	
	
	
	
	Centralização
	
	
	Formalização
	
	
	Diferenciação
	
	 
	Descentralização
	
	
	Departamentalização
	
	
	
		4.
		A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Podem ser consideradas vantagens da centralização, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Tomadores de decisão situados no topo são geralmente mais bem treinados do que os que estão nos níveis mais baixos.
	
	
	Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios.
	
	
	As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa.
	
	
	As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
	
	 
	As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação.
	
	
	
		5.
		O José recentemente aceitou um trabalho como auditor interno em uma empresa de seguros de grande dimensão. José descobriu que seu novo trabalho é bem diferente do que teve no estágio em uma empresa de consultoria contábil. A empresa de seguros tem definido estritamente responsabilidades de trabalho e linhas de comunicação. Parece que para cada decisão que José precisa tomar, a aprovação deve ser obtida a partir de gerência superior! Em geral, lhe parece que o ambiente de trabalho é bastante formal, em comparação com o estágio. José corretamente concluiu que uma das seguintes opções, caracterizava a organização da empresa de seguros:
	
	
	
	
	 
	um elevado grau de centralização
	
	
	uma grande amplitude de controle
	
	
	autoridade descentralizada
	
	
	uma equipa de gestão ineficaz
	
	
	um desenho organizacional matricial
	
	
	
		6.
		Andrea está tendo muitos problemas na gerencia de sua empresa. Ocorre que, devido à necessidade de redução de custos, duas áreas foram fundidas e agora o número de funcionários dobrou. O grande problema é que ela não consegue tempo para atender a todas as demandas de seus novos funcionários e os antigos também estão começando a reclamar por estarem se sentindo "abandonados". O problema vivido por Andrea está relacionado á:
	
	
	
	
	
	Relações formais
	
	
	Hierarquia
	
	 
	Amplitude de controle
	
	
	Motivação
	
	
	Relações informais
	
	
	
		7.
		A estrutura formal está presente em todas as empresas, é deliberadamente planejada, e formalmente representada em organogramas. Entre as características da estrutura formal está:
	
	
	
	
	
	Motivar e integra as pessoas na empresa.
	
	
	Proporcionar maior rapidez no processo.
	
	
	Desenvolver sistemas e canais de comunicação.
	
	 
	Dar ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
	
	
	Reduzir a carga de comunicação dos chefes.
	
	
	
		8.
		Toda a empresa necessita de organização para concentrar esforços e recursos na busca da concretização de seus objetivos. Quanto melhor a empresa se organizar, utilizará seus recursos de maneira mais eficaz. Quando os administradores/gestores coordenam a tomada de decisão mas as ações são executadas pelos funcionários que atuam nos pontos mais próximos aos clientes, o processo de gestão da empresa é considerado:
	
	
	
	
	
	Por competências
	
	 
	Por tomada de decisão descentralizada
	
	
	Por Objetivos
	
	
	Por tomada de decisão centralizada
	
	
	Por processos
Aula 5
Uma breve contextualização
A todo o momento somos “bombardeados” por questões econômicas nos jornais, na televisão e nas redes.
Questões como aumento de preços, desemprego, comportamento das taxas de juros, deficit governamental, vulnerabilidade externa, período de crise econômica ou de crescimento dentre outros, são temas que fazem parte da nossa rotina e são discutidos por cidadãos comuns.
Outras questões que a Economia estuda e que afetam o consumidor, o assalariado, o empresário etc., são:
	
Como controlar a inflação?
	
Como fazer a Economia crescer mais?
	
O que foi a crise econômica mundial? Ela já acabou?
	
Qual o problema do aumento da importação de produtos chineses?
	
Por que os impostos são tão altos no Brasil?
	
O que é uma reforma fiscal?
	
Por que a renda no Brasil é muito concentrada?
	
	
O estudo da Economia nos ajuda a despertar o interesse por esses assuntos e a tentar formular respostas para estas e outras perguntas.
	
A importância de estudar Economia
O conhecimento de Economia é muito útil no dia a dia. É tão benéfico, que vários desses dados você já tem e não se deu conta disso.
Vejamos um exemplo:
Seu time de futebol, que tem uma grande torcida, vai fazer um jogo decisivo no sábado. Você vai deixar para comprar o ingresso, no próprio sábado, um pouco antes da partida?
Claro que não! Pois, neste caso, você vai comprar de cambista e pagar muito caro.
O cambista vende caro porque, a essa altura, não há mais ingressos disponíveis nas bilheterias, mas ainda tem pessoas querendo comprar.
Dito de outra forma:
Figura 1. Fluxo de oferta e procura.
Ensinou, e você aprendeu, por que é algo útil no dia a dia. Mas a “escola da vida” não ensina tudo, caso contrário ninguém faria faculdade. Vejamos agora um tipo de situação em que o conhecimento de Economia é importante.
Suponha que você queira comprar uma televisão nova e existam duas opções, a vista ou em 24 vezes com juros de 2% ao mês, mas com uma prestação baixa.
Suponha também quea inflação seja de 0,5% ao mês e a caderneta de poupança renda 0,6% ao mês. A maioria das pessoas optaria por pagar a prazo, afinal a prestação é baixa e cabe bem no salário. Essa solução é a mais cômoda, mas não é a melhor.
Você estará pagando de juros o equivalente a 4 vezes o valor da inflação e durante 24 meses!
Não é necessário fazer cálculos para confirmar, é evidente que, nesse caso, “o barato sai caro”.
	
	
Para chegar a essa conclusão você comparou a taxa de juros com a taxa de inflação e o rendimento da caderneta de poupança, e (implicitamente) confrontou o preço a vista com o preço a prazo. Com noções de Economia é mais fácil fazer esse tipo de raciocínio.
	
O objeto de estudo da ECONOMIA...
A definição mais conhecida de Economia é:
“uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade escolhem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e os grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível”.
(BRAGA; VASCONCELLOS, 2011)
Nessa definição, temos vários conceitos importantes:
Para satisfazer o maior número dessas necessidades, a sociedade conta com recursos ou fatores de produção como:
Figura 2. Recursos/fatores de produção.
	
	
Esses recursos, no entanto, são bastante limitados e, assim, nem todas as necessidades podem simultaneamente ser satisfeitas.
	
Desejos de consumo da sociedade
Como já foi dito, o objetivo principal da atividade econômica é o de atender as necessidades humanas. Hoje, pelos novos conceitos e realidades, pode-se ampliar esse entendimento para as necessidades do planeta (sustentabilidade).
	
	
Objetivando apenas em nós, seres humanos, as necessidades representam os desejos de consumo da sociedade.
	
Observa-se que são ilimitadas e diversificadas. De um modo geral, quando as necessidades básicas são atendidas, o indivíduo passa a ter outras.
	Necessidades básicas:
alimentação;
moradia;
vestuário.
	
	Outras necessidades:
educação;
lazer;
melhoria do seu padrão de vida (maior casa, melhores roupas, carro etc.)
Atenção!
Uma vez atendidas plenamente as necessidades ditas materiais, o indivíduo passa a sentir outro tipo de necessidade: a estima dos amigos, o reconhecimento e a aceitação do grupo social que frequenta, necessidade de status e assim por diante.
	
	
A definição de ECONOMIA sugere que existem dois lados a serem conciliados.
	
Figura 3. Equilíbrio econômico.
É fato que toda ciência possui sua própria terminologia, e a Ciência Econômica não é diferente.
Por esse motivo, para que você já possa ir se familiarizando e conseguindo mais facilidade nas leituras dos textos, apresentamos, a seguir, alguns dos conceitos mais frequentes encontrados na literatura econômica.
Conceitos frequentes na literatura econômica.
As questões econômicas fundamentais, escassez e necessidades
A escassez dos recursos ou fatores de produção e as necessidades ilimitadas da sociedade geram os chamados “problemas econômicos fundamentais”:
O QUE E QUANTO PRODUZIR:
A sociedade terá que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais os produtos a serem produzidos e em que quantidades.
COMO PRODUZIR:
A sociedade terá que escolher quais recursos ou fatores de produção serão utilizados para gerar os produtos e que tecnologia utilizar.
PARA QUEM PRODUZIR:
A sociedade deverá decidir o mercado consumidor se pretende agir.
Como já foi dito, essas questões só existem porque há escassez e necessidades a serem atendidas.
Estamos tratando aqui apenas dos bens econômicos, que são aqueles relativamente escassos e precisam ser produzidos e, portanto, não são abundantes e oferecidos gratuitamente pela natureza, como é o caso dos bens livres (ex.: ar, água, luz solar etc.). As necessidades vão definir o tamanho do mercado consumidor de um produto.
O modo como as sociedades tentam resolver os problemas econômicos fundamentais dependendo da forma que cada país organiza sua economia, ou seja, do sistema econômico.
Um sistema econômico pode ser definido da seguinte maneira:
	
	
“Forma política, social e econômica pela qual está organizada a sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e do consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e no bem-estar”.
	
Problemas econômicos fundamentais
São gerados pela escassez dos recursos ou fatores de produção e as necessidades ilimitadas da sociedade:
	
	
O que e quanto produzir — a sociedade terá que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais os produtos a serem produzidos e em que quantidades.
Como produzir — a sociedade terá que escolher quais os recursos ou fatores de produção serão utilizados para gerar os produtos e que tecnologia utilizar.
Para quem produzir — a sociedade deverá decidir o mercado consumidor se pretende atingir.
	
Grupos de sistemas econômicos
De forma geral, os sistemas econômicos podem ser classificados em dois grandes grupos.
Nos dois sistemas, ocorrem as trocas econômicas que são vantajosas aos agentes econômicos perante a escassez de recursos porque possibilitam a divisão e a especialização da produção, da distribuição, da comercialização e do consumo em uma organização econômica.
	SISTEMA ECONÔMICO CENTRALIZADO OU PLANIFICADO: Organizado diretamente por uma agência de Estado, onde todo e qualquer planejamento das condições econômicas está vinculado diretamente pelas decisões desta entidade e onde os meios de produção pertencem, de uma maneira geral, a ela.
	
	SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA OU DE MERCADO: O fundionamento da economia é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
Fatores ou recursos de produção
Como vimos, consideram-se fatores de produção os meios disponíveis para se gerar os produtos que a sociedade necessita.
	
	
Sua principal característica é a escassez, no sentido de que, na maioria das vezes, são limitados em quantidade. Esse é, sem dúvida, o cerne da questão econômica: a escassez dos fatores de produção.
	
CARACTERÍSTICAS
	
	
Outra característica é a versatilidade, significando que um mesmo fator de produção possui a capacidade de poder ser utilizado em vários processos produtivos. Isso fica demonstrado, por exemplo, ao observarmos que um mesmo trator pode ser utilizado...
	
Fator de produção terra ou recursos naturais
Constitui a base sobre a qual se exercem as atividades dos demais recursos.
Tratam-se das reservas naturais (solo e subsolo), águas (oceanos, mares, rios, lagos), pluviosidade e clima, flora e fauna e até fatores extraterrestres (como, por exemplo, a fonte inesgotável da energia solar e a influência lunar sobre as marés).
FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO
A parcela da população apta a desenvolver uma atividade econômica é considerada de fator trabalho. Trata-se, portanto, da população total deduzindo-se as crianças e os idosos. A esse contingente de pessoas aptas dá-se o nome de população econômica (PE).
FATOR DE PRODUÇÃO CAPACIDADE TECNOLÓGICA
O conjunto de conhecimentos e habilidades que uma sociedade possui.
FATOR DE PRODUÇÃO CAPITAL
Vem a ser o somatório de construções, máquinas e equipamentos. Isso significa dizer que é considerado como fator de produção capital de uma economia as suas disponibilidades para a geração de novas riquezas.
FATOR DE PRODUÇÃO CAPACIDADE EMPRESARIAL
Vem a ser a capacidade de organizar o fluxo de produção, ou seja, a capacidade de gestão. Em última análise, é a forma de administrar da melhor maneira possível a utilização dos quatro primeiros fatores de produção no processo produtivo.
Custo de Oportunidade
Vimos, na aula anterior, que a Economia é uma ciência que lida com escolhas, pois devemos decidir quais desejos serão

Outros materiais

Perguntas Recentes