Buscar

1a aula prática penal narração do fato jurídico

Prévia do material em texto

1ª AULA: ASSUNTO: Narração dos Fatos.
Não há regra específica, nem obrigação. Mas na maioria das vezes, nas principais peças de cada processo, os advogados tendem a iniciar a sua exposição pela narrativa fática para, depois, passar à abordagem jurídica.
De qualquer modo, é impossível que um texto seja exclusivamente narrativo ou exclusivamente argumentativo - o que há é certa prevalência da narração sobre a argumentação, ou vice-versa.
Por isso, quando se faz a narração dos fatos, não há mal em mesclar, a eles, certa dose de persuasão. O que é ilícito, porque posterga o princípio da lealdade processual, é a distorção dos fatos.
Narrar significa mostrar, no texto, a ação de um personagem, que opera uma transformação em seu meio.
 Aquele que escreve o texto deve definir, dentre os fatos que vai narrar:
(1) os que são juridicamente relevantes;
 (2) os que contribuem para a compreensão dos fatos juridicamente relevantes;
 (3) os que dão ênfase aos outros fatos, mais importantes e
 (4) os que satisfazem a curiosidade do leitor ou despertam interesse na leitura.
Os fatos juridicamente relevantes são aqueles que importam diretamente para a aplicação da norma jurídica: um acidente de automóvel, por exemplo. 
As denúncias penais, normalmente, vão pouco além dos fatos juridicamente relevantes.
Os fatos secundários, que contribuem para a compreensão dos fatos principais, são os que dão o contexto em que se desenrolaram. 
São elementos fáticos que não impõem, necessariamente, uma consequência jurídica, por eles mesmos. Exemplo: o motorista guardava distância do veículo que vinha à sua frente.
Entre os fatos relevantes e os secundários, deve-se procurar responder à estas questões:
O quê - o fato, a ação. Exemplo: o acidente.
Quem - os personagens. Exemplo: dois motoristas; autor e réu.
Como - o modo como se desenrolou o fato. Exemplo: de onde vinham, para onde iam, mecânica da acidente.
Quando - o momento ou a época em que se deu o fato. Exemplo: na noite do dia 15 de maio de 2003.
Onde - o local onde se deu o fato. Exemplo: na avenida 23 de Maio.
Por quê - as razões desencadeadoras do fato. Exemplo: pista molhada, velocidade excessiva.
Por isso - a consequência dos fatos. Exemplo: danos causados ao veículo.
Os fatos que dão ênfase aos demais devem ser bem sopesados, antes de serem inseridos no texto: podem tornar a narrativa longa e desinteressante. 
O ideal do texto narrativo é criar uma expectativa no leitor, fazer progredir o conflito de modo a prender a atenção de quem lê. Para esse fim alguns fatos que não estão no cerne da narrativa podem auxiliar: “o automóvel, um potente Audi A4, turbinado, feito para as autobahns alemãs, antes de colidir com o automóvel do autor, vinha ziguezagueando na avenida, até que…”
Os fatos que satisfazem a curiosidade do leitor têm que ser ainda mais criteriosamente escolhidos: a idade dos motoristas, o que faziam antes do acidente, etc.
A narrativa, enfim, não é só um encadeado objetivo de fatos. O advogado mais atento aproveita-se dela para, sem escapar à verdade, iniciar a exposição do seu ponto de vista, e começar a persuadir o leitor.
A par da narrativa dos fatos - que terá lugar, no mais das vezes, apenas nas iniciais e nas contestações e defesas - o advogado não pode, nunca, deixar de enfrentar fatos narrados pela parte contrária. Pode tentar tirar-lhes a relevância, mas deve enfrentá-los, não só para que não fiquem incontroversos, mas especialmente para demonstrar a força dos seus próprios argumentos.
Exemplo prático: José de Oliveira, conhecido Lobista, procurou a pessoa de Ítalo Cabral, o qual possuía uma ação de indenização no Tribunal de Justiça do Amazonas, e ofereceu auxílio no sentido de acelerar o trâmite da referida ação. Para tanto, José de Oliveira solicitou o equivalente a 10% do valor da causa. Alegou que parte desse valor seria entregue ao magistrado condutor do processo. José de Oliveira não registra antecedentes criminais, tampouco está respondendo a processo. José, cidadão honesto, comunicou o fato a polícia e quando Ítalo veio receber a propina foi preso em flagrante delito. Fato ocorrido no dia 08.08.2017, ás 15:00 horas, na esquina da Rua 24 de maio na cidade de Manaus. 
Como elaborar a capa do processo:
No. do processo:
CRIME: Homicídio Qualificado por motivo fútil Art.121, § 2º inciso II, CP
AUTOR DO CRIME: ITALO CABRAL
AUTOR DA AÇÃO PENAL: Membro do MP (se pública) Querelante (se privada)
VÍTIMA: JOSÉ DE OLIVEIRA

Outros materiais