Buscar

PROCURAÇÃO AD JUDICIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

: A procuração ad judicia
 É um documento de mandato em que o advogado recebe poder de representação de seu cliente em ações judiciais. 
Existem vários tipos de procurações, sendo necessário consultar o modelo de procuração especifico para cada caso.
Na procuração ad judicia são concedidos plenos poderes ao advogado, para que o mesmo movimente um processo, com direitos amplos como o de contestar, replicar, comparecer a audiências, juntar documentos, arrolar testemunhas, entre outras ações.
Para a procuração ad judicia de menor, quem delega poderes são os pais ou responsáveis legais, desde que menor de 16 anos. Já na procuração ad judicia menor entre 16 e 18 anos, deve haver assistência por parte dos responsáveis, constando na procuração a presença e concordância dos mesmos. Se o menor for emancipado, é necessário comprovar tal situação.
Na procuração ad judicia não é necessário reconhecer firma do outorgado, exceto nos casos em que a procuração ad judicia conceder poderes para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso.
Na procuração ad judicia penal, com propósito de queixa-crime, os poderes devem ser especiais, sendo citado o nome do reclamado e fazer menção ao fato criminoso em cumprimento ao artigo 44 do código penal brasileiro.
Nos casos em que não há a necessidade de procuração pública (lavrada em cartório), a procuração simples deve ser utilizada seguindo os termos padrão como a colocação da palavra PROCURAÇÃO no centro da folha, identificação completa e qualificação das partes, poderes delegados, data de validade da procuração, data e assinatura.
A revogação da procuração ad judicia pode ocorrer a qualquer tempo, por desistência, impedimento ou solicitação do mandatário que, neste caso deverá comunicar o advogado mediante documento protocolado.
Quanto ao significado e à grafia da parte latina, quando se fala em "procuração ad judicia". A cláusula se denomina ad judicia (com "c" e não com "t", pois judicia é o acusativo plural de judicium, que vem de judex, judicis, em cuja formação não aparece a letra t"). 
Judicium significa juízo, lugar em que se administra a justiça, tribunal, etc.. Ao pé da letra: "para os juízos", ou seja, procuração com poderes para atuar "nos processos judiciais", praticando atos gerais, necessários ao exercício da representação do outorgante em juízo. 
A expressão et extra significa "e fora". Ad judicia et extra judicia (para os juízos e fora dos juízos). 
No contexto ora examinado, et extra não tem o significado de exercício de "poderes especiais", em juízo – como imaginam alguns - mas a outorga de poderes de representação, para exercício fora deste. Um exemplo: em repartições públicas, pedir certidões, guias, apresentar documentos, etc
Partes:
OUTORGANTE: pessoa que concede o mandato
OUTORGADO: pessoa a quem é concedido os poderes de representação
MODELO: PROCURAÇÃO
OUTORGANTE: (Nome do Outorgante), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), CI (n. da Carteira de Identidade), inscrito no CPF sob o número (n. do CPF), residente e domiciliado na cidade de (nome da cidade), na (Rua, Av., etc. logradouro e número).
  
OUTORGADO: (Nome do Outorgado), (nacionalidade), (estado civil), advogado, inscrito na OAB/(UF), sob o número (n. da inscrição na OAB) e no CPF sob o número (n. do CPF), residente e domiciliado na cidade de (nome da cidade), com escritório na (Rua, Av., etc. logradouro e número).
  
PODERES: pelo presente instrumento o outorgante confere ao outorgado amplos poderes para o foro em geral, com cláusula "ad-judicia et extra", em qualquer Juízo, Instância ou Tribunal, podendo propor contra quem de direito, as ações competentes e defendê-lo nas contrárias, seguindo umas e outras, até final decisão, usando os recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe ainda, poderes especiais para receber citação inicial, confessar, e conhecer a procedência do pedido, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, podendo agir em Juízo ou fora dele, assim como  substabelecer esta a outrem, com ou sem reservas de iguais poderes, para agir em conjunto ou separadamente com o substabelecido.
  
FINALIDADE: para o fim de (escrever a finalidade, por exemplo, propor ação de – nome da ação – contra – nome da pessoa contra quem a ação será ajuizada)
  (Cidade, UF), _____de __________de _____
  
______________(assinatura outorgante) ______________
MODELO: PROCURAÇÃO AD JUDICIA
          NOME SOBRENOME, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), titular da carteira de identidade Registro Geral nº ____ e inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob o nº ____, domiciliado na cidade de ____, onde reside na (rua, número, complemento e bairro), por este instrumento particular de mandato, na melhor forma de direito, nomeia e constitui seu bastante procurador e advogado NOME SOBRENOME, (nacionalidade), (estado civil), regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de ____ , sob o nº ____, com escritório na (rua, número, bairro), a quem confere amplos poderes, especialmente os de cláusula ad judicia e mais poderes especiais para ____ (especificar neste ponto poderes, por exemplo, quanto à abertura de inquérito, acompanhamento e defesa de procedimento penal, habilitação para assistência de acusação, apresentação de queixa crime etc.), podendo em razão disso, produzir provas, fazer alegações, interpor e arrazoar recursos, receber intimações e notificações, praticando todos e quaisquer atos necessários ao fiel desempenho do presente mandato, assegurando a ampla e irrestrita defesa do acusado, podendo substabelecer, com ou sem reservas de iguais poderes.
Local, data.
____________
Assinatura do outorgante

Outros materiais