Buscar

trabalho eco.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROFESSOR: JAILSON COELHO
ALUNO(a): SARA HOEPERS
QUESTÕES DO CAPITOLO 9
Alguns anos atrás, havia na maioria dos edifício um porteiro. Hoje é frequente que haja um porteiro eletrônico. Esse processo tem algo a ver com o aumento dos salários?
R: Sim,com a substituição da tecnologia pelo trabalho manual com pessoa pode se tornar mais caro como , um ano de salário de um porteiro daria para comprar o porteiro eletrônico que não teria férias, acréscimo de horas extras, entre outros pontos que nos humanos temos. Ou seja seria a produtividade altíssima pelo custo mais barato.
3) Comente a seguinte afirmação formulada por um líder sindical: “ Os aumentos salariais são assumíveis pela a empresa, pois se compensam com aumentos na produtividade”.
R: É verdade, se o aumento do salário, e da produtividade forem grandes há um conhecimento tecnológico impressionante,fazendo com que o produtividade sege mais valorizada.
5) Comente a seguinte afirmação: “ O estabelecimento do salário mínimo é uma medida que prejudica os trabalhadores, já que eleva o desemprego”.
R: Com o aumento estabelecimento do salário mínimo, tem como garantia de dar um nível mínimo de vida aos trabalhadores, com o aumento do desemprego já que o mercado, quando o preço é superior ao do equilíbrio, a quantidade de oferecer é superior á da demanda .
10) Por que razões o sindicato está interessado em aumentar a idade da escolarização dos trabalhadores?
R: Por que o cidadão com mais estudo , ou seja mais sabedoria tem um valor elevante n mercado fazendo com que se destaque além dos outros, tendo a mão de obra mais cara também.
11) Em certos países europeus, os sindicatos se mostram partidários de proibir a entrada de trabalhadores estrangeiros nos mercados de trabalho. Que lógica apresenta esse comportamento?
R: Para não ter desvalorização do salário como a entrada de emigrantes a mão de obra deles é barata e com exclusividade aos cidadões da sua região a mão de obra se torna mais valorizada, tornando a mais exclusiva e cara, e com menos riscos do desemprego naquela região.

Outros materiais