Buscar

trabalho eco.11

Prévia do material em texto

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROFESSOR: JAILSON COELHO
ALUNO(a): SARA HOEPERS
QUESTÕES DO CAPITOLO 11
2- Que diferença existe entre um mercado de concorrência perfeita e um mercado de oligopolista? E entre um monopólio e um oligopólio?
Na concorrência perfeita a um grande número de produtos, para muitos compradores onde o vendedor não influência no preço, já no oligopólio existe um número reduzido de vendedores , com uma grande quantidade de compradores, onde o vendedor já influencia no preço. O oligopólio tem concorrência de mercado mesmo podendo controlar os preços, já o monopólio é algo único que só uma empresa consegue produzir, onde tem total dominação do preços.
	
3-Quais são as condições imprescindíveis que um mercado deve reunir para atuar de forma competitiva?
Elevado número de ofertantes e demandantes, Homogeneidade do produto, Transparência do mercado e Liberdade de entrada e saída da empresa.
6-Por que os lucros das empresas competitivas não são similares, pelo menos no curto prazo?
No curto prazo, o fato de os produtos das empresas concorrentes serem similares (substitutos próximos) faz com a curva da procura que se dirige à empresa seja bastante elástica, isto é, próximo da horizontal. Quer isto dizer que, se a empresa aumentar significativamente o preço, então a maioria dos clientes passa a comprar os produtos similares das empresas concorrentes
10- Por que são feitas as políticas de regulação do monopólio?
Em um monopólio, o preço de venda de uma empresa será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita, e o nível de produção inferior. Portanto, a empresa monopolística obterá, em geral, maiores lucros que em concorrência perfeita, e os consumidores serão prejudicados ao pagar um preço superior e em ter reduzida a quantidade ofertada do bem.
11- Em que consistem as duas características básicas do oligopólio: a interdependência mútua e a incerteza?
No oligopólio, o principal traço que se pode destacar é a concorrência entre um pequeno número de firmas; muitas vezes, essa concorrência ocorre entre empresas de grande porte, porém, nada impede que essa teoria seja aplicada para pequenas firmas. A conseqüência desse reduzido número de firmas são os significativos efeitos que as suas ações e decisões têm sobre as suas rivais. Dessa forma, a concorrência é consideravelmente personalizada, existindo então, uma interdependência mútua no comportamento das firmas, já que a melhor ação a ser efetuada para uma firma depende da estratégia das suas rivais. Sendo assim, o ambiente em que as firmas estão inseridas seria de extrema incerteza, uma vez que não há como prever as reações das suas rivais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes