Buscar

Resenha de empreendedorismo Hisrich

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Departamento de Administração e Turismo
Curso de Administração
Aluna: Débora Campos Matrícula: 201468010-6
 Profa. Denise Takenaka 
 
Resenha do texto empreendedorismo, 5ª edição, de Robert D. Hisrich e Michael P. Peters de 2004. 
O texto de Hirisch começa nos instigar com a história de Ted Tunder brilhantemente. A história desse homem inteligente se inicia com vários tropeções, um homem comum que viu nas dificuldades a oportunidade de realizar um bom negócio. Apesar de, algumas coisas não ocorrerem como ele esperava (como ser expulso da universidade). Ele tem um espírito empreendedor que se fortalece nos riscos e se compraz com os desafios. Turner se tornou um modelo empreendedor e alcançou um sucesso inigualável com sua rede de TV. 
O autor ao desenvolver seu texto argumenta tópicos como o conceito do empreendedorismo, o processo de decisão de empreender, formação de um novo negócio, o papel social e por fim, o futuro do empreendedorismo.
Para Hirisch o empreendedor tem uma função e para ele é reformar ou revolucionar o padrão explorando uma invenção ou, de modo mais geral, um método tecnológico não-experimentado, para produzir um novo bem. O empreendedor é um indivíduo que desenvolve algo único. Empreender é tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático e aceitar o risco ou o fracasso. É também o método de ligar a ciência e o mercado. O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. O próximo ponto a ser estudado é o processo de decisão do empreendedor que implica movimento- algo para algo- um movimento que parte de um estilo atual de vida para formar uma nova empresa. Diz respeito à decisão de tornar-se um empreendedor abandonando a atividade atual. A decisão de iniciar uma nova empresa ocorre quando um indivíduo percebe que isso é desejável e possível. 
Uma indagação feita no texto que chama atenção é “o que possibilita a formação de uma nova empresa”? Vários fatores – governo, experiência, marketing, modelos de desempenho e finanças – contribuem para a criação de um novo empreendimento. Os empreendedores não nascem empreendedores: eles se desenvolvem. 
Outro ponto importante é o papel do empreendedorismo, ele envolve mais do que apenas o aumenta da produção; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade. Tal mudança é acompanhada pelo crescimento e por maior produção, o que permite que mais riqueza seja dividida pelos vários participantes. 
 Um fato interessante é o aumento d interesse do empreendedorismo como opção de carreira e educação. Esse crescente interesse é promovido por fatores como o reconhecimento de que pequenas firmas desempenham um papel importante na criação de empregos e inovação. Uns dos motivos é a família, especialmente o pai ou a mãe, desempenham um papel importante no desejo e na credibilidade do empreendedorismo como carreira. O histórico profissional também exerce um impacto sobre as carreiras empreendedoras tanto no sentido positivo quanto negativo. Um novo empreendimento geralmente assume a mais alta prioridade na vida do empreendedor e é a fonte de sua autoestima. 
Um dos últimos pontos a ser estudado é sobre ética e responsabilidade dos empreendedores. A ética de negócios tem a ver com a investigação das práticas empresariais à luz dos valores humanos. Estudo do comportamento e da moral em uma situação empresarial. “A ética de negócios, ou a determinação do que é “certo” e apropriado”, “legítimo” e “justo”, por um empreendedor, o que se refletirá em suas decisões e ações. No centro da ética de negócios está a questão de relacionamentos, inclui todos os membros da comunidade. 
Por fim, o autor fala sobre o futuro do empreendedorismo. Ele diz que o futuro do empreendedorismo parece brilhante. Estamos vivendo na era do empreendedor, com o empreendedorismo sendo endossado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedades e corporações. A educação empreendedora nunca foi tão importante em termos de cursos e pesquisa acadêmica. O número de universidade e faculdades que oferecem pelo menos um curso em empreendedorismo aumentou consideravelmente. Finalmente, as grandes empresas continuarão a ter interesse na sua forma especial de empreendedorismo- o intra-empreendedorismo - no futuro.

Outros materiais