1SEMESTRE
12 pág.

1SEMESTRE


DisciplinaAdministração Unopar 1ª Semestre65 materiais317 seguidores
Pré-visualização2 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO.........................................................................................................\ufffd
42 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA......................................................................\ufffd
42.1 HISTÓRICO..........................................................................................................\ufffd
2.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL..........................................................4
2.3 ORGANOGRAMA DA EMPRESA..........................................................................5
3 ROTINAS..................................................................................................................5
3.1 ROTINA NO SETOR DE EVENTOS......................................................................6
3.2 ROTINA NO SETOR DE MANUTENÇÃO..............................................................6
3.3 ROTINA NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS...............................................7
3.4 ROTINA DO DEPARTAMENTO PESSOAL...........................................................7
4 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS................................................................................8
4.1 GRAFICO I.............................................................................................................8
4.2 GRAFICO II............................................................................................................8
5 INTERLIGAÇÃO ENTRE OS DEPARTAMENTOS..................................................9
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
\ufffd\ufffd
INTRODUÇÃO
O presente portfólio tem por objetivo principal relatar o processo de aprendizagem acerca das disciplinas de Fundamentos e Teorias organizacionais, Comportamento Organizacional, Comunicação e Linguagem e Homem Cultura e Sociedade, possibilitando compreender na prática os conteúdos estudados no semestre, a partir da entrevista em uma empresa.
Entrevistei a gerente do SESC da unidade de Sorocaba\u2013SP e podemos identificar a importância de um grupo organizado, com um organograma bem detalhado e seu sistema hierárquico bem definido. Percebemos que as diversas repartições dos setores, muitas vezes se deparam com a forte influencia que um departamento exerce sobre o outro, a fim de atender as demandas da unidade, o que acaba refletindo no clima organizacional.
2. DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
 
 2.1 HISTÓRICO
O Sesc inaugurado em 2012, está localizado na cidade de Sorocaba em um prédio com 29.846 m², muita luminosidade natural, charmosos recortes arquitetônicos e uma ponte estaiada imponente, com seu pilar central de concreto branco, digna daqueles filmes românticos ou de aventuras, onde cavaleiro e cavalo tomam conta da cena; além de oferecer espaços de alta qualidade para as diversas atividades e programas culturais, esportivos e de saúde, já se apresenta na cidade como um marco arquitetônico e como um ícone de sustentabilidade.
2.2 RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS
Hoje o SESC Sorocaba está na fase final do processo de certificação ambiental LEED \u2013 Leardership in Energy and Environmental Design. Esse processo abrange todo o ciclo construtivo, do projeto ao uso do edifício, através de metas e parâmetros mensuráveis de gestão de água, eficiência energética, qualidade do ambiente interno e educação? Ambiental, sendo o paisagismo sustentável um projeto criado especificamente para esse fim. Essa certificação vem coroar a política de sustentabilidade que o SESC SP desenvolve, desde os anos de 1980.
 Inovação, formação e capacitação de seus colaboradores, na busca de novos mercados e oportunidades, além de outras ações que possibilitem o crescimento da produtividade e dos resultados. Trabalha constantemente para aumentar a competitividade, capacidade, eficiência e confiabilidade de suas unidades produtivas. A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje (CHIAVENATO, 2003, p.20).
2.3 ORGANOGRAMA DA EMPRESA
\ufffd
Fayol considerava que, se as funções da administração estivessem na sequência lógica e bem exercitada pelas empresas, os seus executivos teriam todas as condições de estabelecer objetivos e metas, atribuir responsabilidades e autoridades, tomar decisões, indicar prioridades (OLIVEIRA, 2009 p. 21).
ROTINAS
3.1 ROTINAS NO SETOR EVENTOS
O Sesc Sorocaba tem dois teatros (um deles a céu aberto), três piscinas, café, lanchonete e biblioteca, além de espaços para exposições, um solário e um jardim. E ainda shows programados uma vez no mês e uma meta de atendimento de 11.500 pessoas por mês, o setor de eventos trabalha com uma equipe de iluminação, audiovisual e operações e serviços divididos em dois turnos. Assim, é importante ressaltar que diariamente é feito o acompanhamento de todos os visitantes e artistas que se apresenta na unidade, O setor de Eventos é o mais acompanhado por toda a unidade, pois o não acontecimento das atividades acarretara em prejuízos prejudicando usuários que se programam antecipadamente para vir a unidade através do caderno de programação é o setor em que todos os outros setores focam para atender com prioridade e perfeição.
3.2 ROTINAS NO SERTOR DE MANUTENÇÃO
Com vários tipos de implementos, hoje o setor da manutenção trabalha com 8 colaboradores distribuídos nas mais diversas funções: mecânicos, eletricistas, auxiliares, controladores, coordenadores, supervisores e gerentes.
O setor além de trabalhar em dois turnos, também atua na sede da empresa em serviços de grande porte, onde a demanda de recursos é maior e a rapidez e qualidade do serviço é superior em relação aos serviços prestados na frente de trabalho.Já os serviços executados nas frentes de trabalho, são serviços mais simples, como troca de lâmpadas, limpeza de equipamento ou até mesmo troca de peças menores.O setor de controle de equipamentos é muito importante pois é o setor que controla tudo que entra e sai da empresa e para qual o equipamento foi designado. Para todos os serviços a serem executados, são feitas requisições, essas de sumo importância para que não aja extravio dos equipamentos ou até mesmo pra acompanhar se o equipamento esta dando muita manutenção.
Todo final de ano é o período em que o setor tem mais serviços, uma vez que estão todos os equipamentos parados, sendo à hora de fazer a manutenção preventiva.
3.3 ROTINAS NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Dentro do segmento de Recursos Humanos está o setor de Recrutamento e Seleção de candidatos internos e externos. A área de RH é responsável por todo processo de recrutamento e seleção desde a divulgação ate a admissão do candidato. As divulgações são feitas através do site da empresa, onde consta um banco de cadastro informatizado, nas redes sociais, nos murais da empresa ou até mesmo através de currículos entregues em mãos.
Além de selecionar e recrutar pessoas, o RH também completa a área de Treinamento e Desenvolvimento, responsável por organizar, contratar, acompanhar ou ministrar Treinamentos Comportamentais, Técnicos, bem como Treinamentos obrigatórios exigidos por lei, qualificação profissional, de motivação. 
Modelo significativo do enfoque da Administração Cientifica são encontrados em numerosas fabricas, organizações de varejo e escritório. Considerando, por exemplo, as cadeias de refeições rápidas que servem hambúrgueres, pizza e outros produtos