Buscar

Simulado 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
		
	
	
	
	
	Ratifica alguns conceitos como, por exemplo, os de competitividade e individualismo.
	
	
	Possibilita a problematização de questões importantes para o desenvolvimento acrítico do aluno.
	
	
	Desconstrói novas bases e referências de expressões e manifestações culturais.
	
	 
	Favorece a problematização da construção do movimento ao longo da história da humanidade.
	
	
	Não assimila marcas de cada período histórico em que o homem está inserido.
	
	
	
		2.
		Ao analisar a Educação Física Escolar na atualidade é necessário entender sua construção histórica no Brasil. É inegável que esta disciplina escolar possui um desenvolvimento histórico com base no conhecimento biológico, introduzida na escola primeiramente por influências de caráter militar. Neste sentido, a Educação Física Escolar possuía como concepção básica:
		
	
	
	
	
	a atividade olímpica.
	
	
	a cultura Corporal;
	
	
	o exercício laboral;
	
	
	o jogo popular;
	
	 
	a aptidão Física;
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Desde cedo, não só as aulas de Educação Física, mas o espaço escolar como um todo veicula um uso determinado do corpo pelos alunos. Do ponto de vista cultural a imposição do uso da mão direita pelas crianças durante o período de alfabetização se deve:
		
	
	
	
	 
	a uma forma de imposição que se orienta por valores socialmente permitidos.
	
	
	ao elevado índice de desempenho dos alunos alfabetizados dessa forma.
	
	
	ao fato de se constituir uma prática recorrente e de sucesso, tendendo a se reproduzir.
	
	
	ao aprimoramento da coordenação motora fina.
	
	
	a uma questão fisiológica do uso do hemisfério esquerdo do cérebro.
	
	
	
		4.
		)- Atualmente a mídia exerce forte influência sobre nosso comportamento, conduta e a estética. Sendo assim, o corpo é o principal foco de exploração e alienação ideológica, principalmente nas crianças e jovens. Analise as afirmativas a seguir sobre o ¿controle¿ da mídia no corpo I- A Propagação de ideologias com o propósito de nos convencer de fatos, valores, Constrói representações que indicam o que e como devemos pensar o mundo, assim como interferem em nossa forma de sentir, valorizar e fazer. II- Analisa criticamente os padrões divulgados pela mídia é um dos objetivos gerais dos professores nos programas midiáticos. III- ideias, normas, condutas divulgados pela mídia são naturais e universais. Assinale a alternativa correta
		
	
	
	
	
	As afirmações I, II E III estão corretas
	
	 
	somente as afirmações I E II estão corretas
	
	
	somente a afirmação II está correta
	
	
	somente as afirmações I E III estão corretas
	
	
	somente a afirmação I está correta
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A estética se define por ser a disciplina que tem como objeto formal a reflexão sobre a beleza. Em relação a este conceito na Educação Física marque a alternativa verdadeira:
I- A estética, em especial a corporal, aparece como um valor de extrema importância em nossa sociedade atual.
II- Hoje, "manter-se jovem por mais tempo possível", com relação aos aspectos externos e a imagem que se projeta na sociedade deve ser uma das principais preocupações dos profissionais da Educação Física;
III- O corpo humano como uma construção, pode ser pensado como uma verdadeira obra de arte, como uma imagem produzida pela cultura, como algo mobilizável pelos diferentes ambientes socioculturais e não como um simples produto da biologia ou da natureza;
IV- A Educação Física ao negar a vivência dos valores presentes na sociedade atual deixa de cumprir o seu papel crítico e analítico permitindo que as gerações jovens simplesmente reproduzam de forma não refletida os conceitos de determinada imagem.
		
	
	
	
	
	As alternativas I, II e IV são verdadeiras;
	
	 
	As alternativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	
	As alternativas III e IV são verdadeiras;
	
	
	As alternativas II, III e IV são verdadeiras;
	
	
	As alternativas I e II são verdadeiras;
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Le Boulch postula que o esquema corporal se desenvolve muito lentamente e passa por três etapas. Na etapa denominada "corpo vivido",
		
	
	
	
	
	A integração de informações proprioceptivas e exteroceptivas torna-se consciente e permite uma consciência de si na forma de imagem.
	
	 
	o comportamento motor é global, a criança age por ensaio e erro e a imitação do adulto desempenha papel fundamental no aprendizado;
	
	
	Identifica-se um certo distanciamento em relação ao envolvimento imediato com a ação, e o tônus motor ainda está pouco desenvolvido.
	
	
	existe a possibilidade de interiorização e domínio das ações e das reações emotivas e um esquema de atitudes que corresponde à imagem de corpo;
	
	
	O trabalho perceptivo submete-se à percepção do corpo próprio, fato que coloca em ação a função de interiorização.
	
	
	
		7.
		Segundo Daolio (1995), os profissionais de Educação Física, utilizam o termo técnica como um conjunto de movimentos considerados sempre corretos, precisos, melhores do que outros. Esta sempre foi a concepção mais comumente encontrada nas aulas de Educação Física, desde o período eugênico e militar. Porém, para Marcel Mauss, as técnicas corporais, vão além disso e devem ser encaradas pelos profissionais da área como
		
	
	
	
	
	as atividades físicas que tem como objetivo acabar com as lesões ocupacionais e atingir os padrões estéticos desejados.
	
	
	todos os exercícios e atividades físicas relacionados à manutenção de uma vida saudável.
	
	
	os fundamentos das diferentes modalidades esportivas.
	
	 
	gestos e movimentos corporais entendidos como técnicas próprias da cultura, e passíveis de transmissão através das gerações e imbuídas de significados específicos.
	
	
	as atividades físicas fundamentadas no senso comum e existentes nos diferentes grupos sociais, originadas na cultura popular.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		
 
Observando o quadrinho acima podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	As aulas de Educação Física devem valorizar o conhecimento adquirido por meio da aquisição de diferentes técnicas corporais, entendendo-as como gestos e movimentos corporais próprios da cultura. Estas técnicas são passíveis de transmissão através das gerações e por isso, estão imbuídas de significados específicos.
	
	
	As aulas de educação física devem promover a reprodução de técnicas corporais de forma correta e precisa. É esta exatidão que traz significado à execução do movimento.
	
	
	É somente pela percepção de sua imagem corporal que o indivíduo terá consciência de sua própria performance. Esta acontece como resultado da noção de esquema corporal e execução do gesto técnico. Sendo assim as aulas de Educação Física devem valorizar a repetição e memorização de padrões motores pelos alunos.
	
	
	Esquema corporal e imagem corporal não são conceitos relacionados. A aquisição da noção de esquema corporal acontece independentemente da criação da imagem corporal pelo indivíduo. Porém, ambas interferem na aprendizagem das técnicas corporais pelos alunos.
	
	
	A aquisição do esquema corporal se dá principalmente a partir da compreensão de conceitos e relações cognitivas. Por isso é tão importante que as aulas de educação física abordem aspectos da cultura corporal e aconteçam também de forma teórica.

Outros materiais