Buscar

AVParcial FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA 1

Prévia do material em texto

Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 14/09/2017 14:30:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702847176)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Filosofia como uma importante área do conhecimento, antes de tudo, é uma postura diante da vida. E, nesse horizonte, nos oferece um modo de proceder especial para suas indagações que a difere de outras áreas do conhecimento, denominado de:
		
	
	Arché
	
	Metafísica
	
	Práxis
	
	Physis
	 
	Método
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702925278)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os filósofos gregos lançaram luz à humanidade através do disseminar da necessidade de se ter um pensamento crítico e reflexivo sobre os fatos e acontecimentos. Muitos de seus ensinamentos permanecem presentes até a atualidade e são representados por suas célebres frases. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. A verdade não está com os homens, mas entre os homens. Essas frases são de um dos filósofos mais influentes da história da Filosofia. Assinale a quem pertencem.
		
	 
	Sócrates
	
	Platão
	
	Tales de Mileto
	
	Xenófanes
	
	Aristóteles
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702847199)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os autores afirmam que a filosofia ¿nasceu grega¿. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
		
	
	Passagem da narrativa científica à narrativa artística.
	
	Passagem da época antiga à moderna.
	
	Passagem da narrativa matemática à narrativa teatral.
	
	Passagem do pensamento greco-romano à idade medieval.
	 
	Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702847195)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As lendas como os mitos são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. No Brasil temos, por exemplo, a lenda Boitatá que fala de uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais e que persegue aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se, no Brasil, que este mito é de origem indígena, mas sua origem nos remete à cultura grega. Assim, marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:
		
	 
	Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
	
	Os mitos são narrativas fantasiosas que serviam ao propósito do teatro Grego, como forma de controle da sociedade ateniense e por isso fortaleceram a filosofia.
	
	Os mitos são histórias fantasiosas usadas pelos sofistas para manipular os jovens de Atenas e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembleias.
	
	Os mitos são narrativas que decorrem da racionalização da vida, da reflexão sistemática do pensamento e propiciaram o advento da ciência.
	
	Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu com as epopeias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702860636)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Compreendendo que a Filosofia colabora com um pensamento mais aprofundado, assinale a única alternativa que não corresponde a esta compreensão.
		
	
	Não atenta para dilemas existenciais.
	
	precisamos pensar melhor.
	 
	A natureza social do homem impede o desenvolvimento da Filosofia.
	
	Não guarda relação com a alteridade.
	
	Ela colabora em nos levar a pensar com mais cuidado sobre a vida e sobre nós mesmos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702847228)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O dito comum ¿ a barba não faz o filósofo¿ expressa uma ideia interessante sobre a Filosofia e o sentido do pensamento crítico. Marque a opção que apresenta, sob a ótica filosófica o referido dito comum.
		
	
	O que faz o filósofo é o seu desapego aos bens materiais
	 
	O que faz o filósofo é a qualidade de sua reflexão
	
	O que faz o filósofo é a sua postura mítica
	
	O que faz o filósofo é o tamanho de sua barba
	
	O que faz o filósofo é o tamanho de sua biblioteca
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702918999)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Muito se fala em Ética nos dias de hoje, mas a ética e mal compreendida pelo senso comum e pouco praticada pela maioria da sociedade. Mas qual é o significado de ética?
		
	
	Ética significa a maneira de se comportar.
	
	Ética vem do termo "Ethike", onde significa a maneira de se comportar.
	
	Ética é a teoria da vida.
	 
	Ética vem do grego "Ethos", que significa costume, onde está ligada a preceitos que justificam valores e deveres, fazendo a ética uma teoria, uma explicação da vida.
	 
	Ética vem do grego "Ethos", que significa costume, onde está ligada a preceitos que justificam valores e deveres, fazendo a ética uma prática, ações da vida.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702875783)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que significa a "ética das virtudes" ou "finalista" para Aristóteles:
		
	
	Concepções históricas
	
	Concepções biológicas
	 
	Concepções filosóficas
	
	Concepções sociológicas
	
	Concepções cristãs
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702857762)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Aristóteles, o ser humano virtuoso é aquele que consegue ou que possui a justa medida daquilo que deve realizar. Portanto, não falhará nem por excesso, nem por falta. A excelência moral é um caminho de realização, de felicidade. Essa ética é chamada também de:
		
	
	Physis.
	
	Compaixão.
	 
	Eudemonista.
	
	Deontológica.
	
	Gnose.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702886924)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso.
	
	O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO.
	
	Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade.
	
	O conhecimento, na concepção aristotélica, serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão.
	 
	A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes