Buscar

Exercícios Economia - Revisão

Prévia do material em texto

Exercícios Economia: 1º prova
Parte 1 – Questões dissertativas
Relacione os investimentos publicitários e a Economia.
Exemplo: os produtores de soja, lá de Passo Fundo têm mais dinheiro, então farão mais propaganda. Quando você investe mais, quer dizer, você vai acabar vendendo mais e aí vai ter movimento no círculo da economia. País que cresce menos em publicidade, tem o crescimento econômico bem mais baixo. Quanto mais tu consome mais tu vai gerando tributos. A publicidade estimula a demanda, é um círculo na verdade, quanto mais tu consome mais tu acaba condicionando tributos, na páscoa as pessoas vão precisar trabalhar antes, empresas buscarão mão de obra para a preparação deste feriado, essas pessoas que trabalharam vão ganhar o seu salário, consumir mais, colocarão dinheiro na economia, vão pagar imposto, vão poder comprar mais então. Na páscoa, Natal, ou seja datas comemorativas, surgem muito empregos temporários onde os funcionários muitas vezes acabam sendo efetivados depois, ou às vezes nem são efetivados. É a sazonalidade. Nessas ocasiões geralmente tem muita demanda, mas para aumentá-la, as empresas se munem de publicidade que faz com que as pessoas tenham mais vontade de consumir, desejem consumir cada vez mais. Ela acaba sendo uma alavanca da economia. Vai aumentar a venda, aumentar índice de empregabilidade, precisarão de mais recursos e vai girando a economia.
Explique o que é trade-off.
“ Nada é de graça ”. Para obter uma coisa, temos que abrir mão de outra. Por exemplo: você pode escolher entre ir ao cinema ou estudar, meio ambiente ou crescimento do PIB.
O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la: custo de oportunidade de estar sentado aqui na ESPM quando poderia estar fazendo outra coisa, para no futuro ser recompensado, no caso, me formar e ser um bom profissional.
Pessoas respondem a incentivos: As pessoas vão alterar seu comportamento em resposta aos incentivos oferecidos.
O que é a Lei da Escassez? Relacione-a com a Economia.
A lei da escassez diz respeito à influência dos recursos existentes para produzir os bens necessários para satisfazer às necessidades humanas ilimitadas. O ser humano quer sempre buscar algo a mais para satisfazer suas necessidades ou desejos, mas se vê em meio a um dilema, pois nem um homem muito rico poderia ter tudo o que quer. Estão sempre surgindo coisas novas no mercado, mas os recursos são escassos. Em economia, escassez é um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado1 . Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda.
Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?
Os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam, estão relacionados a lei da escassez. Uma vez que, todos os recursos disponíveis estarem disponibilizados em quantidades limitadas e as necessidades humanas ilimitadas, isso nos leva a uma escolha. Para isso podemos considerar três problemas fundamentais: O que (partir de pesquisa de mercado) e quanto produzir? Ex: a escolha de um empreendedor produzir prédios ou alimentos, armas ou medicamentos, dependendo do que ele tiver no mercado, de seu acesso à tecnologia e da tradição familiar, Como produzir? (Por quem serão produzidos os bens e serviços, com quais recursos e de que maneira ou processo técnico), Para quem produzir? Ex: Empresa Cacau Show começou o negócio vendendo chocolates em um fusca branco. O crescimento da marca obrigou a mudança de endereço da matriz. Houve mudança no público-alvo, pois passou a atingir as classes mais altas. Precisou comprar máquinas novas. Menos produtos, pois seriam mais caros, mais direcionados a Classe A. Como o produto será posicionado no mercado.
Defina conceito de elasticidade preço da demanda e explique quando ela é inelástica.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual (%%%) na quantidade demandada (ººº), dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. De acordo com a elasticidade-preço demanda, pode ser classificada como elástica, inelástica ou de elasticidade-preço unitária. 
Diz-se que é inelástica se a quantidade demandada responde ligeiramente (levemente) a variação no preço. Exemplo: Insulina, pois tem tanta importância para o diabético, que se o preço aumentar ou diminuir, a quantidade ‘’compra’’ não se altera.
Quais são as principais hipóteses do modelo de concorrência perfeita. Compare-o com o modelo de concorrência monopolística.
São dois extremos. Concorrência perfeita tem muita gente vendendo, muita gente comprando, o produto é sempre o mesmo, as empresas podem sair a qualquer hora do mercado, todo mundo sabe o que acontece lá dentro, não tem nada sigiloso, é um modelo bem teórico. A Concorrência monopolística ou imperfeita, ela já vai se aproximando um pouco mais da realidade. É quando têm poucas empresas que dominam, não tem tanta barreira de entrada como no monopólio, mas tem. O que diferencia é essa questão, pensa nos genéricos, os produtos são os mesmos, porém são levemente diferenciados. Exemplo de concorrência monopolística são as marcas de Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) que só diferem na embalagem.
Explique o que é uma estrutura de mercado monopolista e exemplifique uma situação de monopólio.
A Estrutura de Mercado Monopolística é a estrutura de mercado em que uma única empresa de determinado setor na qual a entrada de outros concorrentes é impossível ou inviável devido ao excesso de gastos que seria para introduzir outra empresa para concorrer com o atual monopólio que já tem estabilidade no mercado, às vezes porque tem patente, ou o governo institui. Exemplo da Corsan “só uma empresa pode explorar o abastecimento de água”, governo que repassa a concessão, CEE em Porto Alegre.
O que a Maguary faz para se proteger, evitando que os produtos desistam de plantar maracujá ou desistam de continuar na atividade?
Adota ações como: o compromisso de adquirir toda produção a um preço mínimo, a abertura para negociar o preço, com os produtores sempre que o preço de mercado situar-se acima do preço mínimo, seleção de produtores que estejam interessados em diversificar para fonte de renda monetária da unidade de produção uma vez que estes teriam interesse em manter a atividade mesmo que a rentabilidade em determinado ano não se represente satisfatória.
Tendo como base a Teoria dos Jogos, explique o que é comportamento cooperativo e como ele pode ser usado para explicar o comportamento das empresas.
Comportamento cooperativo, saber que todo comportamento de uma empresa é influenciado pelo comportamento de outra empresa e a tendência às vezes é trair o acordo. É quando as empresas se unem, têm estratégias. Teoria dos jogos é como se fosse uma teoria da economia para explicar o comportamento corporativo. Dilema dos prisioneiros, estratégias dominantes. Quando você pensa no dilema dos prisioneiros, lembrando que eles ficaram isolados, os dois foram condenados por um crime menor, mas a polícia sabia que eles tinham cometido um crime maior então a polícia os isolou para confessarem, pra poder pegar essa pena maior. Se os dois confessassem, os dois pegariam a pena menor, se os dois não confessassem seria menor ainda. Se um confessava ele seria solto ou pegaria pena bem menor e o outro a pena maior. A tendência é a pessoa confessar, ser liberta e não pensar no outro.
A partir da leitura desta notícia que saiu no dia 21/08/2013 no site Terra: Descreva o que é um Cartel e como eles atuam na Economia.
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação1 ou, por meio da ação coordenada entre os participantes. Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Os Cartéis são considerados a maisgrave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes