Buscar

Arquitetura Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A RDC-50 da ANVISA estabeleceu uma estratégia de controle de infecção de serviços de saúde, classificando zonas de risco em áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas. Quanto às áreas críticas, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	São ambientes onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes.
	
	 
	São ambientes onde se realizam procedimentos de risco, necessariamente com pacientes.
	
	
	São ambientes onde se realizam procedimentos de risco sem pacientes.
	
	
	São ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção.
	
	
	São ambientes onde se encontram pacientes imuno deprimidos.
	
	
	
		2.
		É fundamental que os gestores sejam bem informados sobre as questões funcionais do seu estabelecimento e possam participar das decisões de projeto arquitetônico, conseguindo assim, melhores resultados. Uma boa definição sobre o tipo de internação e se a unidade de enfermaria deve ter corredor simplesmente ou duplamente carregado, é um ponto importante para a eficiência dos serviços. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	No corredor duplamente carregado os ambientes de apoio e circulação vertical são dispostos nas extremidades do setor de internação.
	
	 
	No corredor simplesmente carregado aberto às enfermarias e apartamentos localizam-se apenas de um lado da circulação. Do outro lado estão os ambientes de apoio e circulação vertical.
	
	
	O corredor duplamente carregado com pátio tem a vantagem de possibilitar ventilação e iluminação natural dos banheiros, já que os ambientes de apoio ficam nas extremidades.
	
	
	No corredor duplamente carregado as enfermarias e apartamentos localizam-se nos dois lados da circulação.
	
	
	No corredor simplesmente carregado as enfermarias e apartamentos localizam-se apenas de um lado da circulação.
	
	
	
		3.
		Um Hospital cuja edificação tem 90 anos foi destruído em um incêndio de grandes proporções. A diretoria deseja reconstruir o prédio baseado no projeto original, já que o mesmo encontra-se disponível. Como um Gestor, o que você tem a contribuir nesse caso?
	
	
	
	
	
	Informar que o projeto original precisará de algumas modificações pontuais.
	
	 
	Informar que o projeto original é aconselhável já que as demandas de um edifício hospitalar daquela época estão de acordo com a legislação do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
	
	
	Informar que o projeto original é uma ótima ideia e que proporcionará uma boa economia com custos de contratação de novo projeto arquitetônico.
	
	
	Informar que o projeto original apresentaria possíveis erros estrutural.
	
	 
	Informar que o projeto original não é aconselhável já que as demandas de um edifício hospitalar não param no tempo e consequentemente não serão atendidas por um projeto cujo lapso temporal é de 90 anos.
	
	
	
		4.
		Ao analisar o projeto para construção do hospital de sua empresa, a gestora Juliana, responsável pelo empreendimento, criticou a forma como as instalações foram disponibilizadas. Ela acha que a localização dos ramais dificultará uma futura manutenção e pede uma solução para um edifício mais flexível. O que o Escritório de Arquitetura pode sugerir para que a manutenção das instalações seja feita no futuro de forma econômica, rápida e sem maiores transtornos?
	
	
	
	
	
	O registro de todo o sistema de instalações por meio de arquivo digital, possibilitando a quebra das paredes somente nos trechos em que a manutenção for necessária.
	
	
	Continuar com a diretrizes estabelecidas no projeto, pois não há necessidade de se fazer manutenção periódica de instalações de grande porte.
	
	 
	A criação de shafts (armários visitáveis), disponibilizados estrategicamente pelo edifício, de modo a permitir a passagem das principais prumadas verticais das instalações prediais, facilitando a visitação e manutenção regular do sistema.
	
	
	A redução do número de instalações, trabalhando com uma carga menor e adaptando as demandas do edifício.
	
	
	A criação de forros fixos de gesso, para as instalações horizontais provenientes dos principais ramais, permitindo a manutenção por meio de aberturas pontuais no forro que funcionarão como visitas provisórias.
	
	
	
		5.
		O mais recomendável para áreas críticas em relação a piso e rodapé é:
	
	
	
	
	
	Piso e rodapés cerâmicos com índice de absorção de água igual a 4%.
	
	 
	Piso e rodapés em granito com cantos boleados para permitirem a limpeza local. Por ser material altamente resistente e de longa duração exige o uso de rejuntes com índice de absorção de água superiores a 6%.
	
	
	Piso e rodapés de porcelanato rústico para evitar escorregões. Deverão ser aplicados com rejunte de índice de absorção de água superior a 4%.
	
	
	Piso vinílico e rodapés em cedro levemente arredondado para permitirem a limpeza local.
	
	 
	Piso em placas, tipo vinílico, com rodapé arredondado no mesmo material, alinhado com a parede, evitando-se o tradicional ressalto do rodapé.
	
	
	
		6.
		Sobre os tipos de internações, existem alguns conceitos importantes que são provenientes do ramo hoteleiro. Quando as enfermarias e apartamentos localizam-se nos dois lados da circulação e os ambientes de apoio e circulação vertical são dispostos nas extremidades do setor de internação, temos o(a):
	
	
	
	
	 
	corredor simplesmente carregado (aberto ou fechado).
	
	
	corredor simplesmente carregado.
	
	
	corredor duplamente carregado (aberto ou fechado).
	
	
	corredor duplamente carregado com pátio.
	
	 
	corredor duplamente carregado.
	
	
	
		7.
		O índice Yale é um fator que deve ser considerado para:
	
	
	
	
	
	determinar administrativamente a disposição dos leitos em relação ao posto de enfermagem, de tal maneira que se coloque os pacientes em estado menos grave de frente ou mais próximo a ele.
	
	
	determinar o custo da tipologia de internação adotada.
	
	 
	determinar um padrão de atendimento fazendo uma relação entre o número de assistências ao dia para o paciente internado, com foco a partir do posto de enfermagem.
	
	
	determinar se o setor de internação será mais eficiente com a adoção do corredor simplesmente carregado.
	
	
	determinar a eficácia do atendimento do serviço de enfermagem usando como fator predominante o dimensionamento adequado dos percursos internos.

Outros materiais