Buscar

Projeto Integrador Analise Bibliografica

Prévia do material em texto

UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO SENHOR DO BONFIM-BA
Eliana Alves do Nascimento – RA: 435250
Marcos Vilobaldo Farias RA: 418766
PROJETO INTEGRADOR I
SENHOR DO BONFIM-BA
2016
UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO SENHOR DO BONFIM-BA
Eliana Alves do Nascimento – RA: 435250
Marcos Vilobaldo Farias RA: 418766
LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL
Análise Bibliográfica à Faculdade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Projeto Integrador I.
 
SENHOR DO BONFIM-BA
2016
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa mostrar resumidamente o projeto a ser desenvolvido na disciplina Projeto Integrador I. Após realizarmos pesquisas em artigos acadêmicos e em livros relacionados a área de contabilidade, decidimos direcionar nosso projeto para a contabilidade pública, uma vez que ambos trabalham e realizaram os estágios obrigatórios na área. O tema a ser abordado é sobre O Papel do Profissional Contábil na Gestão Pública.
Como já dito, foram realizadas pesquisas através da internet e em livros da biblioteca do polo presencial, mesmo assim, verificamos a escassez de material bibliográfico direcionado para esse tema específico. Inicialmente localizamos dois trabalhos acadêmicos publicados e decidimos utiliza-los para nortear nosso estudo, além do PLT de Contabilidade Pública.
DESENVOLVIMENTO
Por ser um tema abordado superficialmente na faculdade decidimos optar por realizar um projeto de estudo do Papel do Profissional Contábil na Gestão Pública. Vamos verificar, inicialmente através de pesquisas e revisões bibliográficas, qual o papel do contador nesse contexto, sua importância e de que forma ele pode contribuir na Gestão Pública eficiente.
Segundo Kohama (2012), a contabilidade publica estuda, orienta, controla e demonstra a organização e execução da Fazenda Pública; o patrimônio público e suas variações. Analisando o dito, podemos perceber que o papel do contador público vai além de meramente executor das prestações de contas das entidades públicas. O profissional contábil detém o conhecimento necessário para aplicar as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, estruturando todas as informações financeiras e patrimoniais para emissão de relatórios que auxiliarão na gestão pública.
A exigência produzida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem uma singularidade em comparação a outras leis que regem os entes públicos, que é a de responsabilizar a área de gestão financeira dos órgãos e poderes a partir de um acompanhamento contínuo de desempenho.
A LRF foi inserida no quadro da administração pública, nesta conjuntura na delimitação da atuação do gestor público, com o objetivo de controlar a gestão de recursos públicos, conferindo mais responsabilidade a seus gestores. Ainda, aparece a transparência que o governo deve a sociedade nos assuntos fiscais, com obrigatoriedade de: divulgação anual das contas; emissão de Relatório resumido de Execução Orçamentário; emissão de Relatório de Gestão Fiscal e estímulo ao Controle Social.
Um dos pilares que se apoia a lei é a transparência da gestão fiscal. Para se ter uma eficaz administração dos recursos públicos é fundamental uma boa interação do governo com a sociedade. A interação se dá por meio das prestações de contas, pelos relatórios de gestão e principalmente pela participação da sociedade. A contabilidade traz a parantracênica sobre o ente, tornando possível para a sociedade avaliar a administração do gestor público, e ao tribunais aprovar ou devolver as contas.
Para tanto o profissional que pode fazer cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal é o contador, portando os conhecimentos e habilidades necessárias para o cumprimento da legislação que disciplina o setor público. Sendo claro que apenas este profissional não pode, por se só fazer valer a LRF, mas sim com todos os servidores que atuação nos setores públicos responsáveis.
A influência do contabilista na gestão pública, está presente na atitude pessoal e profissional em trabalhar com ética e moral, seguindo os preceitos determinados pela a lei. Desse modo não podemos afirmar que os recursos públicos são administrados com total eficácia e eficiência, pois a maior influência está nas mão do gestor, sendo esse o responsável pela real aplicabilidade dos recursos e administração correta do ente. 
Na busca da concretização do objetivo constitucional, é de suma importância o melhoramento continuo dos controles internos e externos da Administração Pública, evitando fraudes e desvios de recursos, ressaltando a importância do contabilista na fiscalização.
Sendo assim a contribuição do contador na Gestão da Administração Pública está diretamente ligada a transparência das informações a população e aos órgão reguladores do poder público, e a evolução da Contabilidade Pública. Dando ao poder público a possibilidade de executar sua função como a constituição estabelece.
CONCLUSÃO
Procuramos com o projeto identificar qual o real papel da figura no contador dentro do ambiente administrativo público. Procurando identificar sua importância na gestão das organizações públicas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Atuação do Contabilista na Gestão Pública como fator de excelência para o cumprimento da LRF. Disponível em: http://www.convibra.org/upload/paper/2013/81/2013_81_8366.pdf. Acessado em 12 de abril de 2016.
Kohama, H. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. Editora Atlas. São Paulos.2012
O Contador Público no contexto da Gestão Pública. Disponível em: http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/112_1.pdf. Acessado em: 12 de abril de 2016.
Pesquisa qualitativa, exploratória e fenomenológica: Alguns conceitos básicos. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/pesquisa-qualitativa-exploratoria-e-fenomenologica-alguns-conceitos-basicos/14316/. Acessado em: 12 de abril de 2016.

Outros materiais