Buscar

Resumo das Leis de Diretrizes e Bases 9394

Prévia do material em texto

Resumo das Leis de Diretrizes e Bases 9394/96
Artigos 1°, 2°, 3°, 4°; 5°, 6°, 12° e 13°
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil.
ART 1°- A educação é compreendida como um processo de formação humana.
Processos Formativos é o ensino que se desenvolve em todos os lugares da sociedade auxiliando na formação global do indivíduo.
A educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.
ART 2° - A educação é dever da família e do Estado. Tem como finalidade o total desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
ART 3° - Princípios:
Igualdade de aceso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias; tolerância e respeito a liberdade; valorização do profissional; gestão democrática; garantia do padrão de qualidade; valorização da experiência extra- escolar; vinculação entre escola-trabalho-práticas sociais; consideração com a diversidade étnico-social.
ART 4° - Garantia de:
Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, dividida em Pré-escola; Ensino Fundamental e Ensino Médio; atendimento educacional especializado (AEE) aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, visando a inclusão escolar; aceso público e gratuito ao ensino fundamental e médio para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; oferta de ensino noturno regular, adequado ás condições do educando; oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, adequado ás suas necessidade e disponibilidades; atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica por meio de programas suplementares; padrões mínimos de qualidade de ensino; vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próximo de sua residência a toda criança, a partir do dia em que completar 4 anos de idade, visando assim a segurança das crianças.
ART 5° - A educação básica obrigatória é direito público subjetivo do sujeito, qualquer cidadão, grupo ou o Ministério Público pode acionar o poder público para exigi-lo.
É competência dos Estados e Municípios de forma colaborativa, recensear a população em idade escolar; fazer chamada pública; zelar junto aos pais ou responsáveis pela frequência à escola.
ART 6° - É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.
ART 12° - É dever das escolas:
Elaborar e executar a proposta pedagógica; velar pelo cumprimento do plano de trabalho do docente; prover meios de recuperação dos alunos com menor rendimento; integração entre escola-família-sociedade; informar o rendimento e frequência dos alunos; notificar ao Conselho Tutelar sobre alunos com mais de 50% de faltas.
ART 13° - É dever dos docentes:
Participar da elaboração da proposta pedagógica e dos conselhos escolares; elaborar e cumprir o plano de trabalho; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para alunos com menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas-aula; colaborar com atividades de articulação entre escola-família-comunidade.

Outros materiais