Buscar

03 AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENV DE INSTRUTORES

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUTORES-PROFA MARLICE
A análise das tarefas necessita de uma investigação referente ao cargo, bem como das competências individuais definidas pela organização e pode ser obtida por meio de questionários, entrevistas, observação ou discussão em grupos. Segundo Chiavenato (2009), as ocupações dos cargos para a análise das tarefas podem ser analisadas da seguinte forma: I. Desempenhos necessários ao cargo; II. Apontamento das atividades que não compõem o cargo; III. Definição do padrão de desempenho para cada tarefa; IV. Identificação do CHAs necessários para cada tarefa. Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I, III e IV
A andragogia é um ramo da educação voltada para a educação de adultos. O instrutor de treinamento tem a responsabilidade de criar algumas condições para que o participante/adulto aprenda. Uma delas é:
	
	Criar um ambiente estimulante, próprio para o ensino-aprendizagem. A atmosfera deve ser agradável, propiciando um ambiente acolhedor, que favoreça o comprometimento dos participantes com as atividades desenvolvidas; 
A aprendizagem experiencial é um processo dialético que integra a experiência com a teoria, a reflexão e a ação. Acredita-se que as pessoas aprendem quando comparam suas ideias abstratas com sua experiência concreta, colocando-as à prova e refletindo. Uma pessoa deve realizar experiências e receber feedbacks da sua performance, podendo analisar a veracidade da sua teoria e possibilitando modificá-la. Sobre a aprendizagem experiencial, portanto, é INCORRETO afirmar:
	
	É uma proposta complexa que não contribui para que os membros da organização enfrentem melhor os desafios cotidianos.
A área de T&D da empresa Yellow River está revendo suas políticas e estratégias de Gestão de Pessoas. O gerente decidiu junto com a equipe que serão adotados princípios da Andragogia. Identifique entre os itens abaixo aqueles que fazem parte dessa orientação. I) A experiência é rica fonte de aprendizagem, por meio de discussão e da solução de problemas em grupo. II) O ensino é didático, padronizado, e a experiência do aluno tem pouco valor. III) Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária). IV) Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem. V) Aprendizagem baseada em problemas, o que exige ampla gama de conhecimentos para se chegar às soluções.
	
	Os itens I, III e V são princípios da Andragogia.
A Área de Treinamento e Desenvolvimento é uma área muito rica em atividades diversificadas porque envolve vários projetos de capacitação, aperfeiçoamento etc. Qual o Programa de Treinamento que tem o objetivo de apresentar a empresa e sua cultura, normas etc. para profissionais recém-admitidos na empresa ?
	
	- Programa de Ambientação de Novos Colaboradores.
A boa voz depende fundamentalmente de uma respiração adequada. Sem respirar bem não é possível falar bem. Para que a voz do instrutor tenha um bom alcance na sala de aula ele precisa adotar alguns procedimentos. Um dos procedimentos descritos a seguir, NÃO está relacionado a estes procedimentos, assinale-o.
	
	A vestimenta deve ser adequada para não chamar a atenção.
A capacidade de comunicação é fundamental tanto para os indivíduos quanto para a gestão das organizações. Nessa perspectiva, qual das situações descritas abaixo revela comunicação eficaz?
	
	No primeiro contato, é preciso perceber o nível de conhecimento do assunto que será abordado, para que o interlocutor entenda o que está sendo transmitido e fique em situação favorável.
	A comunicação é uma das competências mais importantes do instrutor de treinamento para que o processo ensino-aprendizagem seja eficaz. O instrutor pode saber muito, mas se não tem clareza na comunicação, o aluno não aprenderá. Quais os problemas que podem ocorrer quando o instrutor não tem uma boa comunicação ?
	
	Compromete o entendimento e com isso o treinamento não tem eficácia.
A comunicação é uma das competências mais importantes do conjunto de competências que o instrutor precisa ter desenvolvidas. No entanto, muitos profissionais cometem erros básicos na comunicação. Quando damos treinamento usamos mais de um tipo de comunicação: verbal e não-verbal. Um cuidado que o instrutor precisa ter em relação a essa simultaneidade é:
	
	Coerência entre ambas as comunicações: verbal e não-verbal, buscando a credibilidade e atenção.
A comunicação pode ser percebida como algo tão antigo quanto a origem dos seres, já que até os animais exercitam o processo de maneira muito peculiar a cada espécie, através de delimitação dos espaços, cortejando para o acasalamento, na tentativa de intimidação de algum agressor/invasor... Entretanto, quanto aos homens, o processo acontece de forma diferente Dentre as alternativas de respostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, como se dá este processo com o homens.
	
	Caracteriza-se pela presença da racionalidade - diferindo dos animais.
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Acontece no sentido de permitir amplas experiências interacionais
	
	Mesmo utilizando canais diferentes, a proposição de entrega da mensagem é a mesma
	
	Busca enviar ao outro algum tipo de informação através de canais e ambientes específicos
A comunicação pode ser percebida como algo tão antigo quanto a origem dos seres, já que até os animais exercitam o processo de maneira muito peculiar a cada espécie. Atualmente podemos dispor de alta tecnologia para nos comunicarmos com o outro lado do mundo. Nos treinamentos realizados nas empresas os instrutores também podem recorrer a várias tecnologias relacionadas abaixo para realizar suas aulas, EXCETO:
	
	Aparelho celular para ligação.
A educação é disponibilizada para a sociedade por intermédio de escolas, colégios, universidades e outras instituições. Deliberadamente transmite sua herança cultural, seus conhecimentos, valores e dotes acumulados ¿ de uma geração para outra. Podemos considerar a Educação como um produto e um processo. Como um processo tem a seguinte definição... Marque a resposta CORRETA.
	
	O ato de educar alguém ou de nos educarmos.
A consultoria Hermann tem atuação nas regiões sul e Sudeste atuando no treinamento e desenvolvimento empresarial. Tem um bom portfólio de treinamento, que abrange desde a área operacional à estratégica das organizações. Seus treinamentos também podem ser personalizados conforme necessidade da contratante. A Hermann se preocupa muito com a didática e a qualidade de seus materiais, sendo uma das instituições mais reconhecidas pelos clientes.
A empresa entende que a forma de aprendizado nos adultos ocorre diferente da forma que ocorre para os jovens e crianças. Estamos nos referindo a qual conceito ?
	
	Andragogia, pois o adulto já possui certa experiência de vida e independência, e eles tendem a procurar seu próprio meio e forma de estudar, sempre em busca do autodesenvolvimento.
A educação nunca termina: aprendemos pela experiência ao longo de nossas vidas. E todas as espécies de experiências podem ser educativas. Como um produto, a educação é o que recebemos por meio da aprendizagem - o conhecimento, as ideais e as técnicas que nos ensinam. Como processo, a educação é o ato de educar alguém ou de nos educarmos. A educação profissional está subdividida em três dimensões. São elas:
	
	Formação profissional - Desenvolvimento profissional - Treinamento.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura sobre as organizações. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender. Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade comalta conscienciosidade e muita abertura para experiências
A empresa Flor de Liz abriu processo seletivo para a função de Analista de Treinamento e, Bárbara, Gerente de T&D, solicitou sua opinião sobre as atividades que serão desempenhadas por esse Analista. Identifique abaixo as atividades que serão exigidas pelo ocupante da função: I) Gerenciar os processos de T&D. II) Selecionar empregados para a área comercial. III) Aplicar avaliação de desempenho nos empregados da área de T&D. IV) Ministrar programas de treinamento para os empregados da empresa.
	
	os itens I e IV fazem parte das atividades do Analista de T&D.
A Hermann se preocupa muito com a didática e a qualidade de seus materiais, sendo uma das instituições mais reconhecidas pelos clientes. A empresa entende que a forma de aprendizado nos adultos ocorre diferente da forma que ocorre para os jovens e crianças. Estamos nos referindo a qual conceito ?
	
	Andragogia, pois o adulto já possui certa experiência de vida e independência, e eles tendem a procurar seu próprio meio e forma de estudar, sempre em busca do autodesenvolvimento.
A natureza da atividade de Treinamento está vinculada à atividade educacional, o que requer algumas características específicas dos profissionais que atuam nesta área e que estão ligadas às competências:
	
	Técnicas e comportamentais;
A norma ISO 10015 é parte integrante da família ISO 9000 e define diretrizes, normas e procedimentos para o TD&E. Esta Norma é aplicável a todo tipo de organização e define que para selecionar e implementar o treinamento que objetiva reduzir as lacunas entre as competências requeridas e as existentes, recomenda-se que a gerência monitore os seus estágios. Compõem os estágios do programa de TD&E:
	
	definição das necessidades de treinamento - planejamento do treinamento - execução do treinamento e avaliação dos resultados do treinamento.
A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir: I. O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resultados. II. O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos. III. Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas. É correto o que se afirma em:
	
	I e II, apenas. 
A técnica mais utilizada em treinamento "exposição" exige uma série de cuidados em relação a alguns aspectos de responsabilidade do instrutor. O instrutor precisa ter cuidado com a voz, com o vocabulário, olhar etc. Por que é importante ter todo esse cuidado?
	
	Para tornar o processo ensino-aprendizagem eficaz, ou seja, para facilitar a aprendizagem para o treinando.
A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa
	
	desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é correto afirmar que o
	
	treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada organização, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da organização. 
Ainda tratando o assunto Comunicação, a questão que nos aflige está diretamente ligada ao contexto atual, pois, se compararmos com os recursos disponíveis no passado, não muito distante... Dentre as alternativas de respostas propostas, assinale aquela que completa corretamente a frase do enunciado, considerando o que estudamos nesta disciplina
	
	...poderíamos considerar que a velocidade hoje é acentuadamente diferente e quase inimaginável.
Andragogia é, certamente, um termo ainda desconhecido em nosso meio, que se refere a um dos problemas mais candentes da humanidade e, em particular, da América Latina. Nosso país não escapa do problema, ao contrário, oferece um panorama nada alentador. Pelas estatísticas oficiais e pela simples experiência cotidiana, sabe-se como a questão do semi-analfabetismo se torna cada dia mais crucial. R. Ludojoski. 1972. Andragogia o educación del adulto. Buenos Aires, Argentina: Editorial Guadalupe, 1972 (com adaptações). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, segundo a perspectiva das teorias da aprendizagem e da andragogia. I Produtividade, trabalho e formação possuem relação determinante para o homem e para a sociedade. II As relações entre o conhecimento e a experiência não podem ser discutidas no âmbito do trabalho empresarial. III A andragogia preocupa-se com a educação permanente, em processo, a educação do adulto. IV Hoje, nas relações de trabalho, está presente a discussão da formação permanente do trabalhador. V A educação humana é um processo de aquisição de hábitos, conhecimentos e cultura que ocorre na idade juvenil. Estão certos apenas os itens
	
	I, III e IV. 
Antes de se treinar um determinado publico é importante realizar :
	
	LNT 
Ao utilizar a estrutura do Ciclo de Aprendizagem Vivencial, podemos garantir a conexão entre o jogo e a vida real, ajudando o treinando a elaborar um plano de ação para seu dia-a-dia.
Baseado nesta premissa, e sabendo que o ciclo de aprendizagem vivencial (CAV) é composto por 5 fases, indique quais são elas
	
	Vivência, Relato, Processamento, Generalização e Aplicação 
As ações de capacitação podem ser observadas como sistemas, conforme estudado pelo gestor de pessoas. Nesse sentido, qual das opções a seguir melhor se enquadraria na ideia de sistema?
	
	Entradas (diagnóstico das necessidades de treinamento), processamento (execução do treinamento), saída (empregado treinamento) e realimentação (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
As etapas de um Projeto de Treinamento estão interligadas como em um conjunto e compreendem, sistematizam e integram todas as ações necessárias para que os objetivos do treinamento e do desenvolvimento sejam atingidos. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indique corretamente quais são estas etapas.
	
	Execução e Avaliação (de reação, de aprendizagem e de resultado)
	
	O conjunto das afirmativas propostas atende, plenamente, ao enunciado da questão
	
	Planejamento e Programação das atividades
	
	Identificação de Necessidades de Treinamento e Estabelecimento de Objetivos 
	
	Acompanhamento pós-projeto e Aprimoramento
	As mudanças de comportamento possíveis através do treinamento podem ser: I. Aumentar o conhecimento das pessoas; II. Melhorar as habilidades e destrezas das pessoas; III. Desenvolver e/ou modificar o comportamento das pessoas; IV. Desenvolver ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensarem globalmente; Assinale a alternativa CORRETA
	
	Todas as assertivas são verdadeiras 
As organizações estão cada vez mais intensificando o seu quadro de instrutores internos. Atuar como um instrutor interno implica em dominar um assunto relevante para a organização e que precisa ser disseminado para outros funcionários. Para que o treinamento seja eficaz é necessário que o instrutor também tenha didática e saiba como transmitir aquilo que precisa ser multiplicado através do ensino-aprendizagem. Quem é o instrutor interno de treinamento?
	
	Funcionário da organização que foi contratado para ocupar determinado cargo na empresa e além de suas atividades técnicas também ministra treinamentos para a organização. 
As Técnicas de Ensino escolhidas e utilizadas em programas de educação corporativa podem ser classificadas em uma escala que leva em consideraçãoo fato de tais recursos serem abstratos ou concretos, dependendo de sua capacidade de garantir, de forma clara, direta e precisa, o alcance dos objetivos de treinamento. Das Técnicas de Ensino listadas a seguir, considera-se como a mais concreta
	
	demonstração
Analise as sentenças: I- A maioria dos adultos está posicionado mais distante da Pedagogia, quando se considera o contínuo Pedagógico-Andragógico do processo de aprendizagem. II- A escolha da combinação correta da Andragogia com a Pedagogia no processo de aprendizagem, depende de uma série de fatores, dentre eles, as experiências anteriores dos aprendizes. III- A escolha do modelo Andragógico ou Pedagógico nos treinamentos depende exclusivamente da preferência do instrutor responsável. São VERDADEIRAS as afirmativas:
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apensas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
Assinale a alternativa que indica uma necessidade de treinamento a posteriori relacionada à produção.
	
	retrabalho por erros e desperdício. 
Assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	Ao fazer uma apresentação, a forma mais eficaz, e muitíssimo utilizada por pessoas com pouca experiência em apresentações, é apontar para a tela com o seu dedo a metros de distância dela; 
Assinale a afirmativa que NÃO é uma característica da Universidade Corporativa.
	
	O ensinamento tem como base crenças e valores universais.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema desenvolvimento e educação.
	
	O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado à educação e à orientação para o futuro. 
	Assinale a alternativa correta com relação a ANDRAGOGIA:
	
	Processo de aprendizagem baseada na experiência.
Assinale a alternativa correta. A nova perspectiva quanto ao Treinamento e Desenvolvimento é:
	
	Do avulso e manual para a tecnologia integrada: os processos de ensino e aprendizagem passam a contar com Datashow, os arquivos em formatos pdf, ao Google, entre outros.
Assinale a alternativa abaixo, que corresponda a um critério INCORRETO em relação ao tema a seguir. O treinamento pressupõe sempre o binômio: instrutor versus aprendiz.
	
	Os instrutores só podem ser chefes ou gerentes da organização ou ainda especialistas ou o gerente de treinamento. 
Assinale dentre as afirmativas a seguir, aquela opção de resposta que descreve corretamente o que é Planejamento, segundo o que estudamos nesta disciplina
	
	Processo de previsão de necessidades e racionalização do emprego de meios materiais e de recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e da avaliação científica da situação original. 
Bohlander et al. (2005) apresenta uma lista de traços desejáveis nos instrutores: São elas: I. Conhecimento do assunto; Adaptabilidade; Sinceridade; Senso de humor; Interesse; Instruções claras; Assistência individual e Entusiasmo. II. Conhecimento profissional; Atitude; Empatia; Coercitividade; Interesse; Instruções subjetivas; Assistência profissional e Engenharia; III. Conhecimento tácito; Apatia; Envolvimento; Coerência; Interface; Instruções objetivas; Assistência técnica e Engajamento; Os itens corretos acima são:
	
	Apenas o item I 
Cada instrutor tem seu estilo e uma maneira própria de se comportar. Os gestos e a postura usados por um instrutor de treinamento nem sempre são os mais indicados para outra pessoa ou participante do treinamento. No entanto, existem algumas orientações para que sejam minimizados os equívocos na expressão corporal. Qual deles está incorreto?
	
	O instrutor deve procurar olhar exclusivamente para uma pessoa no grupo a fim de não se atrapalhar, ficar "perdido" .
Chiavenato (1980) mostra o processo de Treinamento assemelhando-se a um modelo de sistema aberto com uma série de procedimentos e formas para conseguir a aprendizagem de habilidades, conceitos e atitudes. Esse processo é formado por quatro etapas, são elas:
	
	- entradas, processamento, saídas, realimentação.
"Ciência de orientar os adultos a aprender e que busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação do aprendizado e que contempla todos os componentes humanos: psicológico, biológico e social." Este é o conceito de:
	
	andragogia
Com relação as formas de comunicação na realização de um treinamento analise as afirmativas que seguem e faça as correspondências. I. As informações devem ser transmitidas paulatinamente se os treinandos não estiverem familiarizados com o assunto II. Há necessidade de fluência verbal, ter firmeza no que diz e não se omitir perante questionamentos por parte dos treinandos. III. Evitar trabalhar com muitas informações sobre o mesmo assunto, sendo repetitivo. IV. Uma história interessante é sempre uma excelente maneira de tornar uma conversa agradável desde que não consuma muito tempo. Procurar resumir os fatos e evitar os detalhes que não fariam falta ao entendimento da sua narrativa.
	
	c)Sobrecarga de informações; Domínio do assunto transmitido; Concentração de informações; Não ser chato
Como um ensino diferenciado, ao trabalhar com adultos em sala de aula, é importante destacar:
	
	Que devemos mostrar aos participantes os objetivos finais a serem alcançados, já que os adultos gostam de compreender a finalidade do que estão realizando.
Conceitualmente, podemos definir o termo Comunicação, como uma troca de informações entre sujeitos (Wikipédia). Dentre as alternativas de respostas propostas a seguir, assinale aquela que apresenta corretamente, aspectos que evidenciem o conceito apresentado por este enunciado
	
	o conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
Considera-se eficaz o processo de Treinamento e Desenvolvimento quando:
	
	Conhecimentos e habilidades adquiridos são eficazmente utilizados no trabalho, melhorando, consequentemente, o desempenho do profissional.
Considerando que o treinamento é um processo realizado pela área de Recursos Humanos, como o treinamento pode ajudar na retenção de talentos? Qual resposta dentre as alternativas propostas a seguir, NÃO corresponde ao contexto deste enunciado
	
	Através do treinamento os colaboradores ficam melhor preparados para investirem na sua carreira e migrarem para outras empresas.
Dentre as categorias profissionais que trabalham com Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, três delas se destacam por uma participação mais constante. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente, quais as categorias mencionadas pelo enunciado:
	
	Psicologia, Pedagogia e Administração;
Dentro do ambiente formal de ensino e aprendizagem, para qual profissional atuante neste cenário, podemos atribuir a responsabilidade pela comunicação adequada? Assinale a resposta certa.
	
	Instrutor ou Treinador
Dentro do processo de aprendizagem, a comunicação é fundamental e se apresenta sob duas formas básicas: Verbal e Não-Verbal. Marque a alternativa correta.
	
	No trabalho do instrutor, espera-se que a comunicação verbal e a não verbal estejam sincronizadas, e que a linguagem adotada por ele seja objetiva e precisa, evitando-se, com isso, os possíveis ruídos ou barreiras por parte do instrutor ou dos próprios treinandos.
Diante das constantes mudanças que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, as organizações, como sistemas vivos, constataram que devem se colocar em permanente processo de aprendizado. São as organizações de aprendizagem, cujas características estão em uma ou mais das seguintes afirmações: I - nas organizações, são as pessoas que aprendem, embora o conhecimento adquirido seja empregado na própria organização; II - para que ocorraefetiva aprendizagem, as funções organizacionais devem ser estruturadas segundo uma abordagem departamentalista; III - o verdadeiro aprendizado organizacional deve estar voltado para as lideranças e as funções estratégicas, que se disponibilizam a uma postura aprendente; IV - as organizações que aprendem necessitam de um gerenciamento do conhecimento, visando a atender à demanda por informações. É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
	
	I e IV 
Desde que a expressão ¿just in time¿ ganhou maior notoriedade, a comunicação passou a sofrer impactos intensos, refletindo no comportamento do homem atual. Partindo desta afirmativa, assinale a opção de resposta que indica corretamente, este impacto mencionado pelo enunciado
	
	O conjunto das alternativas de respostas proposto, atende plenamente o enunciado da questão
	
	A desculpa pelo não saber, já não se aplica mais pois, a democratização tornou a produção do conhecimento acessível a todos
	
	sentimos que estamos com o tempo reduzido ou atrasados em relação ao que acontece no mundo
	
	Qualquer um pode acessar a informação pelos mais variados canais e em qualquer tempo
	
	não temos condições de acompanhar a velocidade 
Durante muitos anos o ensino e a aprendizagem foram considerados intimamente ligados, isso quer dizer que para a  aprendizagem acontecer é necessário que ocorra o ensino.
	
	A afirmação refere-se ao processo de aprendizagem centrada no professor, dessa forma a afirmativa é verdadeira. 
É muito comum nos treinamentos a aplicação da técnica de "aula expositiva" ou "aula dialogada". Quando essas técnicas são aplicadas podemos perceber que o instrutor está envolvendo ao mesmo tempo e da mesma forma todos os treinandos. Denominamos esse método como:
	
	Método de Ensino Coletivo
É um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização. Esta afirmação refere-se à:
	
	Educação Corporativa
É perfeitamente normal que o instrutor sinta o nervosismo no momento de falar. Algumas pessoas ficam desesperadas quando percebem que estão nervosas, como se o fato fosse anormal. O nervosismo é maior no início quando ocorre a descarga de adrenalina provocada pelo medo. Nessas situações, como o instrutor deve agir?
	
	Deve começar falando um pouco mais baixo, cumprimentar as pessoas devagar, pausadamente, para regular a respiração e se acostumar com o som da própria voz.
Educação centrada no aluno que é adulto, refere-se a :
	
	Andragogia 
Educação centrada no professor refere-se a :
	
	Pedagogia Tradicional 
Educação profissional é a educação, institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Compreende três etapas independentes, mas perfeitamente distintas: formação profissional, treinamento e aperfeiçoamento ou desenvolvimento profissional. I. Chiavenato. Administração de recursos humanos. S. Paulo: Atlas, 1979 (com adaptações). Acerca das etapas da educação profissional acima referidas e tendo em consideração os processos e propriedades estruturais dos grupos em uma organização formal, assinale a opção incorreta.
	
	O aperfeiçoamento é uma etapa que independe das demais.
Em qualquer Programa de Treinamento, os Objetivos possuem uma importância fundamental. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que apresenta a correta definição do termo Objetivo de Treinamento
	
	Descrição de um desempenho que se espera do aluno, após a participação no programa 
Em relação as 4 etapas de treinamento, em qual etapa deve ser contemplada logística de um treinamento
	
	No levantamento de necessidades de treinamento
	
	Na execução do treinamento
	
	Na avaliação dos resultados organizacionais
	
	Na avaliação de reação
	
	No planejamento do treinamento
Em treinamentos aplicados em empresas, é recomendada a utilização de princípios da Andragogia. Leia atentamente as afirmações sobre Andragogia , a seguir: 
 I - Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
II - O instrutor deve ser o centro das ações para garantir a qualidade do treinamento. 
III - Um treinamento empresarial deve se basear na aprendizagem por conteúdo.
IV ¿ A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.
V - A motivação e a experiência dos aprendizes adultos devem ser utilizadas como molas principais para sua formação profissional. 
 São corretas, apenas as afirmativas:
	
	I, IV e V 
Em treinamento,  mesmo os profissionais mais experientes podem ter problemas com a memória e acontecer o famoso  "branco" .  O que o instrutor deverá fazer se acontecer esse problema, de acordo com o conteúdo explorado em aula?
	
	Repetir a última frase, com mais energia, como se quisesse dar ênfase àquela mensagem;
Em Treinamento pode-se definir Método como um conjunto de procedimentos didáticos logicamente ordenados, visando a direção da aprendizagem. É o método que dá sentido de unidade a todos os passos do ensino e da aprendizagem. Em termos de classificação temos o Método Ativo e o Método Passivo. O Método Ativo pode ser explicado como? Marque a resposta CORRETA.
	
	Desenvolvimento do curso implica em maior participação do treinando.
Em treinamentos é muito comum o uso de métodos variados para propiciar e facilitar o processo de aprendizagem do treinando. Dentre as alternativas a seguir, apenas uma é INCORRETA.
	
	Entrevistas 
	Em um treinamento, o instrutor solicita que os alunos elaborem um programa de treinamento para ser aplicado em sala de aula. Os alunos deverão inclusive aplicar o treinamento para os seus colegas. No segundo momento o instrutor passa a explicar sobre um determinado conceito e todos os alunos apenas ouvem o que o instrutor fala. Existem dois tipos de classificação de métodos. Neste texto estão presentes as duas classificações. Assinale a resposta correta considerando a ordem em que as classificações aparecem.
	
	Ativo e Passivo
Ensinar é um processo de interação orientada entre professor, aluno e os materiais instrucionais. A função do professor é orientar o aluno para os tipos de experiências que irão capacitá-lo a desenvolver suas próprias potencialidades.
	
	O texto é uma reflexão ao contexto da andragogia 
Entre analistas e técnicos de Administração, deve existir clareza quanto às diferenças entre os conceitos afeitos ao setor organizacional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), frequentemente encontrados no organograma das empresas. O conceito a que se referem as ações voltadas à preparação da pessoa ao exercício de uma futura profissão no mercado de trabalho, com objetivos amplos e mediatos, tendo o foco no longo prazo, é o de
	
	formação
Entre analistas e técnicos de Administração, deve existir clareza quanto às diferenças entre os conceitos afeitos ao setor organizacional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), frequentemente encontrados no organograma das empresas. O conceito a que se referem as ações voltadas à preparação da pessoa ao exercício de uma futura profissão no mercado de trabalho, com objetivos amplos e mediatos, tendo o foco no longo prazo, é o de:
	
	desenvolvimento 
Esta técnica consiste em apresentar os assuntos do treinamento em pequenas partes, de tal forma que elas não criem dificuldades para a aprendizagem do treinando. Neste caso, o aluno é submetido à verificação da aprendizagem e ao imediato feedback a cada pequena parcela de informação. Marque a resposta CORRETA.
	
	Instrução Programada
Existem alguns erros no processo de comunicação não verbal que são considerados pecados capitais para o Instrutor de Treinamento, EXCETO:
	
	Ser prolixo e monossilábico
Existem cinco categorias primordiais nos resultados da aprendizagem. Assinalea que não se adequa:
	
	informação não verbal
Há cuidados que devem ser observados pelo instrutor para promover a eficiência e a eficácia do processo ensino-aprendizagem no momento de abertura do curso. Marque a resposta errada.
	
	- Apresentar o Coordenador do Curso para a turma.
Há dois tipos de aprendizagem: mecânica e significativa. Qual a alternativa correta referente a aprendizagem significativa?
	
	Acontece quando há relação entre um novo conteúdo e outros já adquiridos. essa associação com outros facilita a aprendizagem e gera novos conhecimentos.
Há treinamentos em que os treinandos participam sem motivação porque às vezes estão substituindo o colaborador que tinha que fazer o treinamento mas não pode por alguma razão alheia a sua vontade. Nesse caso é comum o treinando que está substituindo outro não querer fazer o treinamento. Nesse caso específico o que o instrutor deve fazer para minimizar esse problema de falta de motivação ? Marque a resposta correta.
	
	- Chamar sua atenção através de técnicas de apresentação. 
Há vários exercícios orientados por fonoaudiólogos que ajudam o instrutor na sua comunicação verbal. Podemos citar um deles. Qual alternativa é a CORRETA ?
	
	Ler poesias em voz alta, de preferência, simulando a interpretação.
Há vários cuidados que o instrutor precisa ter para tornar o processo de treinamento eficaz. Com base nas aulas, qual das opções a seguir se apresenta como mais determinante para o sucesso do trabalho de instrutoria?
	
	Movimentação adequada do instrutor no espaço de aprendizagem; abertura do curso e contato visual com os participantes;
Há vários recursos que podem ser usados para a realização de aulas em treinamentos. Algumas aulas acontecem simplesmente através do uso do quadro, quando o instrutor escreve o tempo todo no quadro. Ele entra na sala de aula, cumprimenta a turma e começa a escrever no quadro e depois inicia um discurso sem fim. Dificilmente se disponibiliza para esclarecimento de dúvidas ou comentários do aluno. Marque a alternativa que corresponde a esse modelo de aula:
	
	É um processo educativo que não pode se restringir a esse modelo de aula porque não há diálogo, nem estímulo à participação dos alunos. É mera informação de conteúdos.
João da Silva foi recentemente admitido em uma fábrica de equipamentos náuticos. Com isso ele precisará receber treinamento para saber operar esses novos equipamentos. Nesse caso, qual o técnica de treinamento mais adequada. Assinale a opção correta:
	
	Demonstração
Judite está realizando um tipo de avaliação que verifica o grau de aceitação por parte dos treinandos para com o programa proposto. Aponte o tipo de avaliação que Judite está realizando:
	
	Pela reação.
Leia atentamente as situações abaixo e assinale a alternativa de resposta correta. Situação I: os alunos egressos do ensino médio e que continuam imediatamente seus estudos, em função de suas experiências anteriores de aprendizagem, costumam apresentar dificuldade de se libertarem da abordagem não reflexiva e direcionada, quando ingressam na faculdade. Situação II: Os alunos que voltam a estudar depois de uma prolongada ausência no processo de aprendizagem, tem dificuldade com essa readaptação. Sendo agravada por dois motivos: a vergonha de demonstrar conhecimento, desatualização ou ausência dele, e a dificuldade de encontrar tempo para estudar, mesmo sentindo a necessidade do desenvolvimento intelectual. I - A situação I apresenta o dualismo ou conhecimento recebido, onde a crença é de que o conhecimento é absoluto e atingível, que existem repostas certas e erradas. II. A situação II apresenta a crença de múltiplas verdades ou conhecimento subjetivo. III As situações I e II são parecidas, pois ambos os protagonistas (alunos) não se permitem compreender as diversas possibilidades de experimentação, devido ao condicionamento sofrido pela pedagogia tradicional. IV Na situação I os facilitadores (professores) apresentam realidades dissonantes daquela com que os alunos estão acostumados, utilizando cobranças posturais críticas e reflexivas. V Na situação II os facilitadores (professores) apresentam um processo de experimentação, estimulando o relativismo ou conhecimento processual. Mas a falta de uma postura apoiadora por parte dos professores pode gerar uma regressão dos aprendizes.
	
	I, II, III, IV e V estão corretas.
Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?
	
	Deverá negociar com Maria objetivos desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.
Mateus é colaborador de uma empresa de telecomunicações e foi indicado para realizar uma atividade que lhe proporcionará qualificação e aperfeiçoamento. Assinale a alternativa que corresponde a atividade para a qual Mateus foi indicado:
	
	Treinamento.
Na análise de pessoal a intenção é de definir quais são as pessoas que requerem ou não treinamento, ou seja, procura-se determinar a carência das pessoas quanto à execução da tarefa. Nesta análise é importante a verificação de algumas das das seguintes informações: I. Quantidade de empregados em cada cargo; II. Quantidade inadequada em cada cargo; III. Idade de cada empregado nos cargos; IV. Grau de qualificação e conhecimento necessários de cada colaborador; V. Índice de absenteísmo e turnover; VI. Descrição de cargo. Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I, III, IV, V e VI;
NÃO é característica de um processo de aprendizagem:
	
	Processo imediatista
	
	
No contexto da comunicação oral na instancia de preparação de instrutores, encontramos as seguintes características: 1-Aspecto fisiológico: está relacionado com o uso da nossa voz, com as variações de altura e intensidade dos sons que emitimos; 2-Aspecto fisiológico: com o comprometimento de todo nosso corpo na postura que adotamos e nos gestos que manifestamos; 3-Aspecto fisiológico: com as condições de recepção ou audição daquele que ouve nossa mensagem; 4-Aspecto Psicológico: está vinculado às emoções e aos sentimentos que experimentamos ao falar e com o interesse, a disposição e a atenção de nosso ouvinte. Assinale a alternativa correta:
	
	As opções 1-2-3 e 4, estão corretas.
No contexto da nossa disciplina, duas são as categorias associadas às informações obtidas em um processo ensino-aprendizagem. São elas:
	
	Técnicas e comportamentais;
No levantamento de necessidades de capacitação de um cargo, um analista procurou levar em consideração, principalmente, as informações nas quais são apontadas, de forma mais detalhada, as tarefas realizadas, as habilidades e os conhecimentos exigidos dos ocupantes dos cargos. Qual ferramenta de levantamento de necessidade de treinamento de um cargo foi utilizada pelo analista?
	
	Análise de tarefas
No passado, o Instrutor poderia preocupar-se, apenas, com a entrega da mensagem, do conteúdo programático, da melhor maneira que pudesse. E confiava na relação Instrutor-aluno para que o processo se concretizasse e a aprendizagem ocorresse. Hoje, isto mudou! Baseado nesta afirmativa, assinale a questão que aponta, pelo menos, uma das preocupações que o Instrutor precisa ter com o elemento Comunicação
	
	Precisa preocupar-se com a compreensão do treinando, já que ele é o responsável imediato pela transmissão das informações contidas no conteúdo do curso
O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuirna condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho. Considerando essas informações, avalie as ações a seguir. I. Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade. II. Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados. III. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa. Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em:
	
	III, apenas. 
O cérebro tem suas defesas contra a fadiga. Em média, conseguimos nos concentrar, por mais interessante que seja o assunto, por 20 minutos apenas. Após esse tempo, começamos a divagar, pensar em outras coisas. O que então o instrutor NÃO deve fazer para conseguir manter a atenção dos alunos/treinandos?
	
	Quanto mais alto o instrutor falar mais ele conseguirá a atenção da turma
O gerente de uma fábrica decidiu capacitar alguns colaboradores visando ao desenvolvimento de supervisores. Nessa capacitação, foram apresentados textos, em ambiente de aprendizagem virtual, com questões a serem respondidas pelos participantes para possibilitar feedback imediato de seu entendimento e permitir avaliar o aprendizado em cada tema proposto. Qual é a técnica de capacitação utilizada no caso?
	
	Instrução programada
O investimento financeiro em treinamento e desenvolvimento ocorre por diversas razões, conforme explorado nas aulas. No contexto organizacional, qual das opções melhor descreve as razões para tais investimentos?
	
	Capacitar pessoas para que as mesmas auxiliem no crescimento sustentável da organização; as capacitações, de uma forma geral, se apoiam em justificativas técnicas e comportamentais;
O método de ensino individualizado é utilizado no treinamento individual de cada treinando, atendendo assim às suas particularidades e singularidades, tais como conhecimentos, aptidões, ritmo de aprendizagem, motivação etc. Marque o item que corresponde a dois exemplos de ensino individualizado:
	
	Job Rotation e Treinamento no Local de Trabalho
O planejamento é um processo de tomada de decisão através do qual o instrutor fará um mapeamento de todas os procedimentos e atividades pedagógicas que irá propor e realizar no treinamento. Para que o instrutor possa planejar as ações do processo antes precisa ter acesso a qual etapa do processo de treinamento ?
	
	Diagnóstico que foi elaborado.
O plano começa a partir de fundamentos básicos: primeiro o treinamento deve tornar a pessoa competente, e em segundo competência é a soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs). Portanto, podemos destacar o CHA, como sendo: I. CONHECIMENTO - é o saber - treinamento teórico II. HABILIDADE - é o saber fazer - treinamento tático III. ATITUDE - é o querer fazer - depende do profissional Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I e III
	
	
O processo de comunicação em sala de aula é "recheado" de situações que podem comprometer a eficácia do trabalho do Instrutor. Alguns hábitos são incorporados à maneira de falar. Podemos dizer que causam "ruídos" que comprometem a comunicação. Assinale o item que caracteriza um ruído ou barreira na comunicação entre instrutor e seu público.
	
	Instrutor que usa frequentemente termos técnicos para público que é leigo (não entende do assunto) .
O processo ensino-aprendizagem é composto por vários elementos que podemos apontar como princípios que deveriam ser aplicados. Nesse contexto, características desse processo podem estar descritas em:
	
	Gradativo; global; dinâmico; contínuo; pessoal; cumulativo;
O processo de levantamento de necessidades de treinamento tem como resultado o diagnóstico que determinará se haverá ou não o treinamento. Nem todos os problemas identificados são passíveis de serem resolvidos via treinamento. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito através de várias técnicas. Qual resposta não é uma técnica utilizada para esse fim ?
	
	aplicação de provas
O processo de organização das informações e de integração da estrutura cognitiva é denominado aprendizagem. Há dois tipos de aprendizagem: mecânica e significativa. A aprendizagem significativa tem a seguinte definição. Marque a resposta CORRETA.
	
	Refere-se à aprendizagem de novas informações com associação a conceitos já existentes na estrutura cognitiva. 
O Processo de Treinamento tem várias definições. Uma das definições muito conhecida é: " Treinamento é o processo de aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes". O treinamento é considerado também:
	
	Educação Profissional realizada na organização.
O processo de Treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto com uma série de procedimentos. Pode-se compreender o processo através quatro passos. Um desses passos é chamado de realimentação que é caracterizado pelo:
	
	- processo de mensuração e seus indicadores das avaliações realizadas após o treinamento.
O processo de treinamento é também entendido como um processo de educação profissional . Como está vinculado à educação é desejável que as pessoas que trabalham nessa área tenham formação e/ou características específicas da área. Há vários profissionais que trabalham na área de T&D. Mencione quatro categorias de profissionais que atuam em T&D.
	
	Pedagogos - Psicólogos - Especialistas em Gestão de RH - Assistentes Sociais.
O profissional que atua na Área de Treinamento e Desenvolvimento tem uma série de atividades sob a sua responsabilidade. Há uma atividade abaixo relacionada que NÃO pertence ao quadro de atividades desse profissional, identifique na relação abaixo qual é essa atividade.
	
	Elaborar a folha de pagamento da organização, mensalmente.
O que NÃO caracteriza comunicação eficaz?
	
	Palavras escritas com duplo sentido que pode gerar mal entendido e outras interpretações. 
O que se entende por aprendizagem mecânica?
	
	Incorpora-se um conhecimento novo de maneira arbitrária, não entendendo do que se trata, nem compreendendo o significado de o porquê está aprendendo aquilo. 
O subsistema de Recursos Humanos que programa cursos para o desenvolvimento dos funcionários denomina-se:
	
	Treinamento e Desenvolvimento.
	O treinamento, a educação quando é centrada no professor é chamada de:
	
	Pedagogia tradicional
O Treinamento e Desenvolvimento (T&D), conhecido como um subsistema da área de Recursos Humanos vem se convertendo em uma ferramenta essencial para responder rapidamente às demandas que essas transformações trouxeram, bem como dar continuidade a sobrevivência das organizações (MENESES e ZERBINI, 2009). Com base nessa definição, podemos afirmar que:
	
	Treinamento voltado para manter ou melhorar o desempenho dos empregados em seus papéis funcionais. 
	
	Tem funcionários que utilizam o treinamento a fim de manter um bom desempenho às novas formas de trabalho.
	
	Outros funcionários utilizam o treinamento como uma maneira de se preparar para contribuir para as empresas.
	
	Muitos funcionários já apresentam os conhecimentos, habilidades e aptidões (CHAs) que são requisitos para seus trabalhos. 
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
O treinamento é visto, nos dias de hoje, como uma forma de desenvolver pessoas. Porém, ele só irá cumprir seu papel se for bem ¿aproveitado¿. Para tanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Um dos mais importantes é:
	
	levantamento de Necessidades
O Treinamento pode ser realizado em vários locais diferentes e ser eficaz. Alguns exemplos são, no próprio local de trabalho; no centro de treinamento da organização; ao ar livre etc. Entretanto, quando realizado na própria empresa, há o risco de acontecer algumas situações que podem comprometer o treinamento. Marque o procedimento que poderá comprometer a qualidade e a eficácia do treinamento.- Realizar treinamento na organização quando os participantes frequentemente são chamados pelos seus gestores.
Os adultos não aprendem do mesmo modo que as crianças. A estrutura de sua personalidade está formada, como também seus hábitos já foram adquiridos. Portanto, a aprendizagem do adulto apresenta características bem peculiares e requer, por isso mesmo, técnicas e enfoques diferentes. Qual o nome que é dado à Educação de Adultos?
	
	Andragogia
Os membros da diretoria da empresa X estão discutindo no momento se devem implementar um programa de educação corporativa na modalidade virtual. A discussão aponta inúmeras questões a serem analisadas, como as dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens da educação corporativa. Nesse caso, uma das dificuldades encontradas pela diretoria da empresa em adotar a educação corporativa é:
	
	a resistência à mudança da educação presencial para a virtual.
Os objetivos precisam ser considerados como o núcleo central de todo o planejamento bem elaborado de Treinamento. É com base neles que se definem os melhores caminhos, meios e recursos para atingi-los. Podemos citar alguns objetivos de programas de treinamento. Identifique a resposta que não corresponde a um objetivo de treinamento.
	
	Melhorar o mapeamento das competências organizacionais.
Os Objetivos representam a descrição das condutas finais a serem demonstradas pelos participantes dos processos de Treinamento e Desenvolvimento, como comprovação de que foram bem sucedidos no evento pelo qual passaram. Os objetivos devem se referir ao processo como um todo e a cada uma de suas etapas específicas. Eles são o centro do processo. Seguindo o raciocínio proposto por este enunciado, assinale a alternativa que define corretamente a que tipo de mudança os Objetivos Educacionais devem referir-se
	
	de pensamento, comportamento e ações após o treinamento 
Os profissionais que trabalham na área de T&D contribuem para a eficácia e eficiência do processo a partir de alguns aspectos como
	
	Ter expertise do conhecimento técnico.
	
	Apresentar competências comportamentais consideradas essenciais para o desempenho de uma atividade de interface que é a capacitação de pessoas. 
	
	Conhecimento e a experiência técnica
	
	Atuar com sensibilidade, empatia
	
	Todas as alternativas estão corretas
Os recursos instrucionais escolhidos e utilizados em programas de educação corporativa podem ser classificados em uma escala que leva em consideração o fato de tais recursos serem abstratos ou concretos, dependendo de sua capacidade de garantir, de forma clara, direta e precisa, o alcance dos objetivos de treinamento. Dos recursos listados a seguir, considera-se como mais concreto
	
	demonstração 
Os sinais vocais podem afetar drasticamente o significado do que se diz e de como se recebe a mensagem. A mesma frase dita em vários tons de voz ou com determinadas palavras enfatizadas podem transmitir mensagens muito diferentes. Esse cuidado é fundamental principalmente quando utilizamos a técnica
	
	Exposição
Ocorre o seguinte diálogo entre um gestor e seu liderado: - Gestor: Você está de parabéns pelo afinco com que se dedicou a esse trabalho. - Liderado: Muito obrigado! Fico realmente feliz por você ter me dito isso. Considerando-se que a motivação está ligada a uma necessidade, pode-se considerar a ação do gestor como um fator de
	
	satisfação 
Para Bastos (1994), (...) todo programa de Treinamento e Desenvolvimento deve basear-se no diagnóstico de necessidades que, em última análise, tem de responder à pergunta: para que treinar ou com que objetivo treinar? Isto é, devem estar bem claros os objetivos ou os resultados esperados. Baseado nesta afirmativa proposta pelo autor e descrita neste enunciado, assinale a alternativa de resposta que descreve corretamente, quando temos a certeza de que os objetivos estão corretos
	
	O conjunto das alternativas propostas, atende plenamente ao enunciado da questão
Para Bastos (1994), ¿(...) todo programa de Treinamento e Desenvolvimento deve basear-se no diagnóstico de necessidades que deve responder à pergunta: para que treinar? ..." Objetivos contribuem com uma série de aspectos. Marque a resposta ERRADA.
	
	São ambiciosos e mesmo atingindo apenas parte deles estão corretos.
Para o sucesso de um programa de treinamento o papel do Instrutor é de fundamental importância. Podem ser apontadas como habilidades necessárias ao Instrutor, EXCETO:
	
	Dar preferência individual 
Pela natureza da atividade, intimamente vinculada à atividade educacional, o Subsistema de Treinamento e Desenvolvimento requer algumas características específicas, técnicas e/ou comportamentais dos profissionais que atuam nesta área. As atividades mais comuns são as relacionadas abaixo, EXCETO uma delas.
	
	Não reflexivas 
Podemos destacar as seguintes competências necessárias ao profissional de T&D, considerando a nova realidade Econômica, Política que cerca as nossas organizações.
	
	Competências técnicas, políticas, visão estratégica, comunicação e de relacionamento interpessoal. 
Qual alternativa abaixo não é parâmetro e/ou metodologia indicada para ser realizado o LNT
	
	Pesquisa salarial 
Qual a definição CORRETA para treinamento?
	
	É o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, para manter ou melhorar o desempenho dos empregados em seus papéis funcionais. 
Qual a finalidade dos treinamentos, assinale a alternativa INCORRETA
	
	os treinamentos existem sempre para alienar os funcionários 
Qual é a maneira mais apropriada para verificarmos se o programa de T&D aplicado, transformou uma determinada realidade.
	
	Verificando se o conteúdo proposto está sendo desenvolvido no cotidiano e, causou mudanças positivas no processo e no negócio, através do comportamento das pessoas 
Quando consideramos um Planejamento que envolva o Subsistema de Treinamento e Desenvolvimento, precisamos definir alguns pontos básicos que servirão de direcionamento para o trabalho que precisa ser feito. Segundo esta premissa proposta pelo enunciado, assinale dentre as afirmativas disponibilizadas a seguir, aquela que indica corretamente dois destes pontos
	
	Conhecer a realidade atual, adequadamente, e esclarecer os desempenhos que se pretende alcançar após a realização do evento 
Quando é realizado o levantamento de necessidades de treinamento podemos fazer, basicamente três tipos de perguntas: em que capacitar e desenvolver as pessoas? Quais as áreas ou atividades são clientes do processo de Treinamento ? Quais os participantes de cada projeto? As respostas a estas perguntas irão caracterizar as necessidades de treinamento que podem ser alocadas em três categorias de necessidades. Marque a resposta CORRETA.
	
	Organizacionais - operacionais - individuais. 
		Quando há o desafio de se programar um treinamento, o número de alunos é irrelevante se o instrutor for experiente e souber utilizar todos os equipamentos adequadamente.
	
	a afirmativa está correta do ponto de vista da possibilidade de treinar um contingente numeroso, porém, do ponto de vista da possibilidade de troca, transformação do conhecimento, interação, participação, envolvimento e qualidade do ensino e aprendizagem há um impacto negativo nessa forma de treinar.
Quando o instrutor de treinamento utiliza um método de ensino que envolve os vários grupos de participantes do treinamento para a realização de uma atividade, qual o método que ele está aplicando ? 
	
	Método de Dinâmica de Grupo
Quando se pensa na educação de adultos no ambiente profissional, não é possível deixar de considerar as condições psicológicas da aprendizagem, no que diz respeito à motivação. Sobre esta é correto afirmar que:
	
	torna-se mais intensa quando o educador oferece informações sobre os resultados positivos do trabalho e propõe atividades de forma desafiadora.Quando um instrutor busca com sua mensagem, dentro de um processo de comunicação, impor um comportamento aos treinandos, podemos afirmar que estará fazendo uso da:
	
	Função imperativa da comunicação.
Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: I. A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. II. Para não decrescer na qualidade, a educação à distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didáticopedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade. III. A escolha da modalidade da educação à distância como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágeis, céleres e qualitativamente superiores, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação à distância começou a aparecer como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com eficácia aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência pela cultura humanas. IV. Um dos grandes desafios da educação à distância tem sido manter os alunos do início ao fim nos cursos propostos, uma vez que a cultura educacional ainda está presa à concepção presencial.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
Quanto ao desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta.
	
	Treinamento e desenvolvimento (T&D) são processos de aprendizagem, entretanto, o primeiro está focado na execução de tarefas e habilidades específicas para resultados imediatos; o segundo, no crescimento da pessoa, em nível de conhecimento, habilidade e atitude.
Sabemos que o Instrutor precisa estar atento para que alguns cuidados sejam tomados, considerando a necessidade que possui em entregar um treinamento que viabilize as possibilidades de mudança de comportamento para que o resultado esperado seja alcançado. Baseado nesta premissa, assinale a alternativa de resposta que NÃO apresenta um destes cuidados mencionados pelo enunciado.
	
	Dispensar a turma caso o computador não funcione e remarcar a data
Sabemos que o Instrutor exerce diversos papéis e, cada um possui uma importância significativa para o programa de treinamento. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa de resposta que indica com correção, um destes papéis mencionado pelo enunciado.
	
	ser o elemento de ligação entre alta administração e a operação; 
Sabemos que são muitos os cuidados que um instrutor deve ter quando ministrando um treinamento. Assinale a alternativa que NÃO condiz com essa afirmativa:
	
	A familiaridade com as novas tecnologias não é importante se o treinamento não estiver direcionado a isso
São objetivos do Processo de Treinamento e Desenvolvimento, EXCETO:
	
	Reforçar comportamentos positivos por meio de recompensas
Se considerarmos que a Andragogia está amparada pela relação dos saberes presentes no professor como no aluno, podemos compreender com maior clareza que há uma outra relação de ensino-aprendizagem em que a Educação está centrada no professor. A este tipo de relação, qual a definição correta? Assinale a resposta certa
	
	Pedagogia Tradicional
Sobre os objetivos do subsistema T&D em uma organização, é INCORRETO afirmar:
	
	Melhora das condições de saúde do trabalhador 
Solano exerce uma determinada atividade na AAAA S.A. que necessita de seu ocupante os requisitos relacionados a seguir, entre outros : - Saber ouvir e interpretar de forma esclarecedora, as situações que ocorrem no grupo; - Reconhecer o valor do conhecimento e comportamento individuais, atentando para perceber as diversas variáveis culturais, crenças, valores em que as pessoas estão inseridas; - Utilizar todo o seu conhecimento especializado através de técnicas e teorias, objetivando desenvolver todas as potencialidades dos indivíduos e do próprio grupo, obtendo como resultado um grupo cada vez mais sensível; - Compartilhar o comando das atividades do grupo, permitindo um ambiente espontâneo e de livre expressão. Aponte a atividade de Solano:
	
	Instrutor.
Todo o processo de aprendizagem obedece à definição do objetivo do treinamento. Podemos definir objetivo do treinamento como:
	
	Uma descrição clara do comportamento final desejado em termos de desempenho dos participantes.
Todo projeto independente da sua natureza deve ter objetivos claros, bem definidos. No treinamento existem os objetivos gerais e os objetivos específicos. Podemos dizer que os objetivos específicos se caracterizam pelos seguintes aspectos, EXCETO:
	
	Para cada objetivo geral, podemos elaborar no mínimo, três objetivos específicos.
Treinamento EAD, é uma realidade cada vez mais presente, isso ocorre devido:
	
	por uma série de questões: ser mais acessível, contemplar diferentes técnicas e estratégias de aprendizagem, por ser prático, por estar mais integrado com as novas TICs entre outros.
Treinamento é o processo intencional e sistemático para estimular a aprendizagem de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes pelos empregados de uma empresa. Qual a importância do treinamento para a organização?
	
	A importância está associada a função de através do treinamento, pessoas melhoram seu desempenho e trarão melhores resultados para a organização.
Treinamento é o processo intencional e sistemático para estimular a aprendizagem de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes pelos empregados de uma empresa. Qual a importância do treinamento para os colaboradores ?
	
	Prepara os colaboradores para melhor desempenho no cargo e gera motivação.
Treinamento é o processo intencional e sistemático para estimular a aprendizagem de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes pelos empregados de uma empresa. Qual a importância do treinamento para a organização? Marque a resposta INADEQUADA.
	
	O treinamento tem que ter a qualidade do tamanho do investimento que a organização fez.
Três pontos de avaliação podem fornecer as informações importantes para um planejamento de treinamento (Chiavenato, 2006): São eles:
	
	DAS PESSOAS: redução da rotatividade e absenteísmo; aumento individual da eficiência, do conhecimento, das habilidades; e alteração das atitudes e comportamentos;
Um cuidado muito importante que o instrutor de treinamento precisa ter é com seu vocabulário. Ele pode ter pleno conhecimento do assunto que vai abordar mas se não tiver um vocabulário adequado pode perder a credibilidade junto ao seu público. Para ampliar o vocabulário é necessário alguns procedimentos. Marque o procedimento que NÃO pode ser considerado adequado para este tipo de cuidado que o Instrutor deve ter.
	
	Na dúvida sobre alguma palavra, perguntar para a turma, alguém pode saber o significado.
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:
	
	aumento da produtividade.
Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto. Em tal contexto, constata-se que o
	
	treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.
Um gerente decidiu capacitar seus colaboradoresque atuam em campo e interagem diariamente com diferentes públicos para tratar de assuntos relacionados às operações da empresa. Para tal, ele desenvolveu, em conjunto com a área de recursos humanos, uma capacitação a partir da simulação de situações reais, visando a transferir conhecimentos, reforçar as atitudes positivas dos colaboradores e corrigir as inadequadas. Qual é a técnica de capacitação utilizada?
	
	Dramatização
	Uma determinada empresa pretende pôr em prática ações que proporcionem oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus profissionais, por meio de experêincias não necessariamente relacionadas ao cargo atual. Tendo em vista as diferenças conceituais nos estudos sobre treinamento e desenvolvimento, considera-se que essa iniciativa está vinculada ao conceito de 
	
	desenvolvimento pessoal
Uma empresa contratou um consultor de RH para apoiar o desenvolvimento da organização através da orientação de gestores dessa área. O consultor constatou que muitos programas de capacitação eram aplicados de forma desnecessária, gerando muito investimento e pouco resultado. Isto precisa ser corrigido. Seguindo as orientações do consultor a área de RH, a empresa deverá a partir de agora desenvolver todas as programações de forma adequada. Assinale abaixo as orientações transmitidas pelo consultor coerentes com o ciclo de treinamento:
	
	LNT, Planejamento , Execução do treinamento, Avaliação dos resultados do treinamento e monitoração.
Uma empresa contratou um consultor de RH para apoiar o Treinamento e Desenvolvimento da organização através da orientação dos gestores dessa área. O consultor constatou que muitos programas de capacitação eram aplicados de forma desnecessária, gerando muito investimento e pouco resultado. Isto precisa ser corrigido. Seguindo as orientações do consultor de RH, a empresa deverá, a partir de agora desenvolver as programações de forma adequada. Assinale abaixo as orientações transmitidas pelo consultor, coerente com o ciclo de etapas do treinamento
	
	LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento); Estabelecimento dos objetivos; Planejamento de Estratégias; relação dos recursos; Implementação do programa; Avaliação e Acompanhamento.
Uma organização bem-sucedida é aquela que acredita e investe nas pessoas que compõem os seus quadros tanto em funções de confiança como gerência, quanto em cargos onde executam atividades variadas. Ao processo que cria possibilidade à organização de ter pessoas que fazem a diferença na produtividade, na qualidade dos serviços oferecidos e nos resultados que almeja chamamos:
	
	- processo de treinamento e desenvolvimento;
Uma universidade corporativa pode ser definida como um processo centralizado de soluções de aprendizagem com relevância estratégica, tanto para uma família de cargos ou funções quanto para as competências essenciais da organização. A universidade corporativa distingue-se do treinamento & desenvolvimento por: I - possuir enfoque contábil de centro de custos; II - abranger funcionários, parceiros de negócios e comunidade; III - objetivar educação continuada; IV - ser estruturada como área-meio. São corretas as afirmativas:
	
	II e III, apenas.
Usamos o termo aprender com muita facilidade, pois sabemos que se somos capazes de fazer algo que antes não fazíamos, é porque aprendemos. Aprender implica em: ( marque a alternativa errada)
	
	Desconsiderar conhecimentos anteriores para incorporar novas aprendizagens. 
Você foi contratado para realizar um estudo junto à área de treinamento e desenvolvimento de uma empresa de mineração para identificar dentro de seu modelo de educação profissional as diversas etapas existentes e a partir dessas informações estruturar um plano de aprimoramento desse modelo de educação profissional. Inicialmente você recebeu descrições bastante imprecisas sem que se identificassem a quais etapas cada ação corresponde. Sua primeira ação será identificar a etapa que cada tópico apresentado corresponde. Você deve colocar ao lado do tópico a letra F caso corresponda à etapa formação; você deve colocar ao lado do tópico a letra D caso corresponda à etapa desenvolvimento e você deve colocar ao lado do tópico a letra T caso corresponda à etapa treinamento. I) Prepara e forma a pessoa no exercício de uma profissão no mercado de trabalho. II) Os objetivos são restritos e imediatos. III) Proporciona conhecimentos e prepara para funções complexas. Dado em organizações. IV) Fornece o essencial para o cargo atual. Dado em organizações ou em empresas especializadas. V) São pensados dentro da dimensão tempo como de longo prazo.
	
	F, T, D, T, F.
DISSERTATIVAS PASSEI DIRETO
Apresente a distinção entre planos de ensino e planos de aula.
Compare com a sua resposta: O aluno deverá indicar em sua resposta que o primeiro apresenta a visão macro do curso e o segundo apresenta de forma detalhada os itens do curso .
Apresente duas vantagens do Ensino à Distância (EAD) no T&D.
Compare com a sua resposta: Superação de problemas de tempo e espaço, acessibilidade à um maior número de colaboradores.
Ao reconhecermos a importância do uso das Técnicas de Ensino, admitimos que podemos tornar a apresentação do conteúdo mais interessante e, de certa forma, facilitarmos a manutenção da atenção do treinando e melhor viabilizarmos a consequente retenção da informação que precisar ser ofertada. Porém, a princípio, deveríamos imaginar que o aluno já estivesse direcionado para manter-se atento ao conteúdo da aula, algo que nem sempre acontece nos treinamentos ofertados pela empresa ao seu funcionário. Baseado neste enunciado, cite uma das razões para que o adulto apresente este tipo de comportamento em treinamentos desta natureza.
Compare com a sua resposta: Este tipo de comportamento pode acontecer pelo fato do treinando não haver pedido para estar em treinamento (na maioria das vezes é uma imposição da empresa), e ainda possuir um histórico educacional em que não encontrou na sala de aula, de fato, oportunidades verdadeiras para aprender.
Gustavo Boog e Magdalena Boog afirmam que uma das etapas do Planejamento de T&D é a documentação dos eventos de treinamento. Dê um exemplo de como essa etapa pode ser atendida e justifique sua importância.
Compare com a sua resposta: o acadêmico deve relatar a importância da documentação de todo o processo de treinamento, exemplificando. 
Muitas organizações estão caminhando gradativamente do Treinamento e Desenvolvimento para a educação corporativa em uma migração paulatina e definitiva. Explique a diferença que existe entre o modelo de treinamento tradicional e a Educação Corporativa.
Compare com a sua resposta: A diferença está em que o Treinamento e Desenvolvimento, por sua própria natureza e configuração, é quase sempre local, reativo, voltado para a tarefa, atividade e/ou cargo. A educação corporativa apresenta a vantagem de ser holística, sistêmica. A Universidade Corporativa está orientada para o desenvolvimento de competências críticas para que as estratégias da Organização sejam alcançadas, estando voltada diretamente para o resultado das empresas.
O processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva é denominado aprendizagem. E esta pode ser dividida em dois tipos, ou seja, aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa. Qual a diferença entre elas?
Gabarito: Aprendizagem Mecânica: Refere-se à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. O conteúdo do que está sendo aprendido não se relaciona com nada. Ocorre, apenas, o ato de decorar a informação. Aprendizagem Significativa: processa-se quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim, assimilado por ela. Estes conceitos disponíveis são os pontos de ancoragem para a aprendizagem.
Uma Organização bem-sucedida é aquelaque acredita e investe na educação plena dos seus colaboradores, através de várias ações sendo uma delas o processo de treinamento. Em que condições o processo de Treinamento é considerado eficaz, ou o que caracteriza a eficácia do processo de treinamento ?
Gabarito: Quando os objetivos pedagógicos são atingidos e também quando conhecimentos e habilidades são adquiridos e utilizados eficazmente no trabalho, melhorando, consequentemente, o desempenho do profissional, o desempenho de sua unidade de trabalho e da empresa como um todo.

Outros materiais