A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
03 AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENV DE INSTRUTORES

Pré-visualização | Página 1 de 10

AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUTORES-PROFA MARLICE
A análise das tarefas necessita de uma investigação referente ao cargo, bem como das competências individuais definidas pela organização e pode ser obtida por meio de questionários, entrevistas, observação ou discussão em grupos. Segundo Chiavenato (2009), as ocupações dos cargos para a análise das tarefas podem ser analisadas da seguinte forma: I. Desempenhos necessários ao cargo; II. Apontamento das atividades que não compõem o cargo; III. Definição do padrão de desempenho para cada tarefa; IV. Identificação do CHAs necessários para cada tarefa. Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I, III e IV
A andragogia é um ramo da educação voltada para a educação de adultos. O instrutor de treinamento tem a responsabilidade de criar algumas condições para que o participante/adulto aprenda. Uma delas é:
	
	Criar um ambiente estimulante, próprio para o ensino-aprendizagem. A atmosfera deve ser agradável, propiciando um ambiente acolhedor, que favoreça o comprometimento dos participantes com as atividades desenvolvidas; 
A aprendizagem experiencial é um processo dialético que integra a experiência com a teoria, a reflexão e a ação. Acredita-se que as pessoas aprendem quando comparam suas ideias abstratas com sua experiência concreta, colocando-as à prova e refletindo. Uma pessoa deve realizar experiências e receber feedbacks da sua performance, podendo analisar a veracidade da sua teoria e possibilitando modificá-la. Sobre a aprendizagem experiencial, portanto, é INCORRETO afirmar:
	
	É uma proposta complexa que não contribui para que os membros da organização enfrentem melhor os desafios cotidianos.
A área de T&D da empresa Yellow River está revendo suas políticas e estratégias de Gestão de Pessoas. O gerente decidiu junto com a equipe que serão adotados princípios da Andragogia. Identifique entre os itens abaixo aqueles que fazem parte dessa orientação. I) A experiência é rica fonte de aprendizagem, por meio de discussão e da solução de problemas em grupo. II) O ensino é didático, padronizado, e a experiência do aluno tem pouco valor. III) Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária). IV) Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem. V) Aprendizagem baseada em problemas, o que exige ampla gama de conhecimentos para se chegar às soluções.
	
	Os itens I, III e V são princípios da Andragogia.
A Área de Treinamento e Desenvolvimento é uma área muito rica em atividades diversificadas porque envolve vários projetos de capacitação, aperfeiçoamento etc. Qual o Programa de Treinamento que tem o objetivo de apresentar a empresa e sua cultura, normas etc. para profissionais recém-admitidos na empresa ?
	
	- Programa de Ambientação de Novos Colaboradores.
A boa voz depende fundamentalmente de uma respiração adequada. Sem respirar bem não é possível falar bem. Para que a voz do instrutor tenha um bom alcance na sala de aula ele precisa adotar alguns procedimentos. Um dos procedimentos descritos a seguir, NÃO está relacionado a estes procedimentos, assinale-o.
	
	A vestimenta deve ser adequada para não chamar a atenção.
A capacidade de comunicação é fundamental tanto para os indivíduos quanto para a gestão das organizações. Nessa perspectiva, qual das situações descritas abaixo revela comunicação eficaz?
	
	No primeiro contato, é preciso perceber o nível de conhecimento do assunto que será abordado, para que o interlocutor entenda o que está sendo transmitido e fique em situação favorável.
	A comunicação é uma das competências mais importantes do instrutor de treinamento para que o processo ensino-aprendizagem seja eficaz. O instrutor pode saber muito, mas se não tem clareza na comunicação, o aluno não aprenderá. Quais os problemas que podem ocorrer quando o instrutor não tem uma boa comunicação ?
	
	Compromete o entendimento e com isso o treinamento não tem eficácia.
A comunicação é uma das competências mais importantes do conjunto de competências que o instrutor precisa ter desenvolvidas. No entanto, muitos profissionais cometem erros básicos na comunicação. Quando damos treinamento usamos mais de um tipo de comunicação: verbal e não-verbal. Um cuidado que o instrutor precisa ter em relação a essa simultaneidade é:
	
	Coerência entre ambas as comunicações: verbal e não-verbal, buscando a credibilidade e atenção.
A comunicação pode ser percebida como algo tão antigo quanto a origem dos seres, já que até os animais exercitam o processo de maneira muito peculiar a cada espécie, através de delimitação dos espaços, cortejando para o acasalamento, na tentativa de intimidação de algum agressor/invasor... Entretanto, quanto aos homens, o processo acontece de forma diferente Dentre as alternativas de respostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, como se dá este processo com o homens.
	
	Caracteriza-se pela presença da racionalidade - diferindo dos animais.
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Acontece no sentido de permitir amplas experiências interacionais
	
	Mesmo utilizando canais diferentes, a proposição de entrega da mensagem é a mesma
	
	Busca enviar ao outro algum tipo de informação através de canais e ambientes específicos
A comunicação pode ser percebida como algo tão antigo quanto a origem dos seres, já que até os animais exercitam o processo de maneira muito peculiar a cada espécie. Atualmente podemos dispor de alta tecnologia para nos comunicarmos com o outro lado do mundo. Nos treinamentos realizados nas empresas os instrutores também podem recorrer a várias tecnologias relacionadas abaixo para realizar suas aulas, EXCETO:
	
	Aparelho celular para ligação.
A educação é disponibilizada para a sociedade por intermédio de escolas, colégios, universidades e outras instituições. Deliberadamente transmite sua herança cultural, seus conhecimentos, valores e dotes acumulados ¿ de uma geração para outra. Podemos considerar a Educação como um produto e um processo. Como um processo tem a seguinte definição... Marque a resposta CORRETA.
	
	O ato de educar alguém ou de nos educarmos.
A consultoria Hermann tem atuação nas regiões sul e Sudeste atuando no treinamento e desenvolvimento empresarial. Tem um bom portfólio de treinamento, que abrange desde a área operacional à estratégica das organizações. Seus treinamentos também podem ser personalizados conforme necessidade da contratante. A Hermann se preocupa muito com a didática e a qualidade de seus materiais, sendo uma das instituições mais reconhecidas pelos clientes.
A empresa entende que a forma de aprendizado nos adultos ocorre diferente da forma que ocorre para os jovens e crianças. Estamos nos referindo a qual conceito ?
	
	Andragogia, pois o adulto já possui certa experiência de vida e independência, e eles tendem a procurar seu próprio meio e forma de estudar, sempre em busca do autodesenvolvimento.
A educação nunca termina: aprendemos pela experiência ao longo de nossas vidas. E todas as espécies de experiências podem ser educativas. Como um produto, a educação é o que recebemos por meio da aprendizagem - o conhecimento, as ideais e as técnicas que nos ensinam. Como processo, a educação é o ato de educar alguém ou de nos educarmos. A educação profissional está subdividida em três dimensões. São elas:
	
	Formação profissional - Desenvolvimento profissional - Treinamento.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura sobre as organizações. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender. Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.