A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
03 AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENV DE INSTRUTORES

Pré-visualização | Página 2 de 10

alta conscienciosidade e muita abertura para experiências
A empresa Flor de Liz abriu processo seletivo para a função de Analista de Treinamento e, Bárbara, Gerente de T&D, solicitou sua opinião sobre as atividades que serão desempenhadas por esse Analista. Identifique abaixo as atividades que serão exigidas pelo ocupante da função: I) Gerenciar os processos de T&D. II) Selecionar empregados para a área comercial. III) Aplicar avaliação de desempenho nos empregados da área de T&D. IV) Ministrar programas de treinamento para os empregados da empresa.
	
	os itens I e IV fazem parte das atividades do Analista de T&D.
A Hermann se preocupa muito com a didática e a qualidade de seus materiais, sendo uma das instituições mais reconhecidas pelos clientes. A empresa entende que a forma de aprendizado nos adultos ocorre diferente da forma que ocorre para os jovens e crianças. Estamos nos referindo a qual conceito ?
	
	Andragogia, pois o adulto já possui certa experiência de vida e independência, e eles tendem a procurar seu próprio meio e forma de estudar, sempre em busca do autodesenvolvimento.
A natureza da atividade de Treinamento está vinculada à atividade educacional, o que requer algumas características específicas dos profissionais que atuam nesta área e que estão ligadas às competências:
	
	Técnicas e comportamentais;
A norma ISO 10015 é parte integrante da família ISO 9000 e define diretrizes, normas e procedimentos para o TD&E. Esta Norma é aplicável a todo tipo de organização e define que para selecionar e implementar o treinamento que objetiva reduzir as lacunas entre as competências requeridas e as existentes, recomenda-se que a gerência monitore os seus estágios. Compõem os estágios do programa de TD&E:
	
	definição das necessidades de treinamento - planejamento do treinamento - execução do treinamento e avaliação dos resultados do treinamento.
A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir: I. O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resultados. II. O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos. III. Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas. É correto o que se afirma em:
	
	I e II, apenas. 
A técnica mais utilizada em treinamento "exposição" exige uma série de cuidados em relação a alguns aspectos de responsabilidade do instrutor. O instrutor precisa ter cuidado com a voz, com o vocabulário, olhar etc. Por que é importante ter todo esse cuidado?
	
	Para tornar o processo ensino-aprendizagem eficaz, ou seja, para facilitar a aprendizagem para o treinando.
A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa
	
	desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é correto afirmar que o
	
	treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada organização, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da organização. 
Ainda tratando o assunto Comunicação, a questão que nos aflige está diretamente ligada ao contexto atual, pois, se compararmos com os recursos disponíveis no passado, não muito distante... Dentre as alternativas de respostas propostas, assinale aquela que completa corretamente a frase do enunciado, considerando o que estudamos nesta disciplina
	
	...poderíamos considerar que a velocidade hoje é acentuadamente diferente e quase inimaginável.
Andragogia é, certamente, um termo ainda desconhecido em nosso meio, que se refere a um dos problemas mais candentes da humanidade e, em particular, da América Latina. Nosso país não escapa do problema, ao contrário, oferece um panorama nada alentador. Pelas estatísticas oficiais e pela simples experiência cotidiana, sabe-se como a questão do semi-analfabetismo se torna cada dia mais crucial. R. Ludojoski. 1972. Andragogia o educación del adulto. Buenos Aires, Argentina: Editorial Guadalupe, 1972 (com adaptações). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, segundo a perspectiva das teorias da aprendizagem e da andragogia. I Produtividade, trabalho e formação possuem relação determinante para o homem e para a sociedade. II As relações entre o conhecimento e a experiência não podem ser discutidas no âmbito do trabalho empresarial. III A andragogia preocupa-se com a educação permanente, em processo, a educação do adulto. IV Hoje, nas relações de trabalho, está presente a discussão da formação permanente do trabalhador. V A educação humana é um processo de aquisição de hábitos, conhecimentos e cultura que ocorre na idade juvenil. Estão certos apenas os itens
	
	I, III e IV. 
Antes de se treinar um determinado publico é importante realizar :
	
	LNT 
Ao utilizar a estrutura do Ciclo de Aprendizagem Vivencial, podemos garantir a conexão entre o jogo e a vida real, ajudando o treinando a elaborar um plano de ação para seu dia-a-dia.
Baseado nesta premissa, e sabendo que o ciclo de aprendizagem vivencial (CAV) é composto por 5 fases, indique quais são elas
	
	Vivência, Relato, Processamento, Generalização e Aplicação 
As ações de capacitação podem ser observadas como sistemas, conforme estudado pelo gestor de pessoas. Nesse sentido, qual das opções a seguir melhor se enquadraria na ideia de sistema?
	
	Entradas (diagnóstico das necessidades de treinamento), processamento (execução do treinamento), saída (empregado treinamento) e realimentação (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
As etapas de um Projeto de Treinamento estão interligadas como em um conjunto e compreendem, sistematizam e integram todas as ações necessárias para que os objetivos do treinamento e do desenvolvimento sejam atingidos. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indique corretamente quais são estas etapas.
	
	Execução e Avaliação (de reação, de aprendizagem e de resultado)
	
	O conjunto das afirmativas propostas atende, plenamente, ao enunciado da questão
	
	Planejamento e Programação das atividades
	
	Identificação de Necessidades de Treinamento e Estabelecimento de Objetivos 
	
	Acompanhamento pós-projeto e Aprimoramento
	As mudanças de comportamento possíveis através do treinamento podem ser: I. Aumentar o conhecimento das pessoas; II. Melhorar as habilidades e destrezas das pessoas; III. Desenvolver e/ou modificar o comportamento das pessoas; IV. Desenvolver ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensarem globalmente; Assinale a alternativa CORRETA
	
	Todas as assertivas são verdadeiras 
As organizações estão cada vez mais intensificando o seu quadro de instrutores internos. Atuar como um instrutor interno implica em dominar um assunto relevante para a organização e que precisa ser disseminado para outros funcionários. Para que o treinamento seja eficaz é necessário que o instrutor também tenha didática e saiba como transmitir aquilo que precisa ser multiplicado através do ensino-aprendizagem. Quem é o instrutor interno de treinamento?
	
	Funcionário da organização que foi contratado para ocupar determinado cargo na empresa e além de suas atividades técnicas também ministra treinamentos para a organização. 
As Técnicas de Ensino escolhidas e utilizadas em programas de educação corporativa podem ser classificadas em uma escala que leva em consideração

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.