A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
03 AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENV DE INSTRUTORES

Pré-visualização | Página 5 de 10

a que não se adequa:
	
	informação não verbal
Há cuidados que devem ser observados pelo instrutor para promover a eficiência e a eficácia do processo ensino-aprendizagem no momento de abertura do curso. Marque a resposta errada.
	
	- Apresentar o Coordenador do Curso para a turma.
Há dois tipos de aprendizagem: mecânica e significativa. Qual a alternativa correta referente a aprendizagem significativa?
	
	Acontece quando há relação entre um novo conteúdo e outros já adquiridos. essa associação com outros facilita a aprendizagem e gera novos conhecimentos.
Há treinamentos em que os treinandos participam sem motivação porque às vezes estão substituindo o colaborador que tinha que fazer o treinamento mas não pode por alguma razão alheia a sua vontade. Nesse caso é comum o treinando que está substituindo outro não querer fazer o treinamento. Nesse caso específico o que o instrutor deve fazer para minimizar esse problema de falta de motivação ? Marque a resposta correta.
	
	- Chamar sua atenção através de técnicas de apresentação. 
Há vários exercícios orientados por fonoaudiólogos que ajudam o instrutor na sua comunicação verbal. Podemos citar um deles. Qual alternativa é a CORRETA ?
	
	Ler poesias em voz alta, de preferência, simulando a interpretação.
Há vários cuidados que o instrutor precisa ter para tornar o processo de treinamento eficaz. Com base nas aulas, qual das opções a seguir se apresenta como mais determinante para o sucesso do trabalho de instrutoria?
	
	Movimentação adequada do instrutor no espaço de aprendizagem; abertura do curso e contato visual com os participantes;
Há vários recursos que podem ser usados para a realização de aulas em treinamentos. Algumas aulas acontecem simplesmente através do uso do quadro, quando o instrutor escreve o tempo todo no quadro. Ele entra na sala de aula, cumprimenta a turma e começa a escrever no quadro e depois inicia um discurso sem fim. Dificilmente se disponibiliza para esclarecimento de dúvidas ou comentários do aluno. Marque a alternativa que corresponde a esse modelo de aula:
	
	É um processo educativo que não pode se restringir a esse modelo de aula porque não há diálogo, nem estímulo à participação dos alunos. É mera informação de conteúdos.
João da Silva foi recentemente admitido em uma fábrica de equipamentos náuticos. Com isso ele precisará receber treinamento para saber operar esses novos equipamentos. Nesse caso, qual o técnica de treinamento mais adequada. Assinale a opção correta:
	
	Demonstração
Judite está realizando um tipo de avaliação que verifica o grau de aceitação por parte dos treinandos para com o programa proposto. Aponte o tipo de avaliação que Judite está realizando:
	
	Pela reação.
Leia atentamente as situações abaixo e assinale a alternativa de resposta correta. Situação I: os alunos egressos do ensino médio e que continuam imediatamente seus estudos, em função de suas experiências anteriores de aprendizagem, costumam apresentar dificuldade de se libertarem da abordagem não reflexiva e direcionada, quando ingressam na faculdade. Situação II: Os alunos que voltam a estudar depois de uma prolongada ausência no processo de aprendizagem, tem dificuldade com essa readaptação. Sendo agravada por dois motivos: a vergonha de demonstrar conhecimento, desatualização ou ausência dele, e a dificuldade de encontrar tempo para estudar, mesmo sentindo a necessidade do desenvolvimento intelectual. I - A situação I apresenta o dualismo ou conhecimento recebido, onde a crença é de que o conhecimento é absoluto e atingível, que existem repostas certas e erradas. II. A situação II apresenta a crença de múltiplas verdades ou conhecimento subjetivo. III As situações I e II são parecidas, pois ambos os protagonistas (alunos) não se permitem compreender as diversas possibilidades de experimentação, devido ao condicionamento sofrido pela pedagogia tradicional. IV Na situação I os facilitadores (professores) apresentam realidades dissonantes daquela com que os alunos estão acostumados, utilizando cobranças posturais críticas e reflexivas. V Na situação II os facilitadores (professores) apresentam um processo de experimentação, estimulando o relativismo ou conhecimento processual. Mas a falta de uma postura apoiadora por parte dos professores pode gerar uma regressão dos aprendizes.
	
	I, II, III, IV e V estão corretas.
Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?
	
	Deverá negociar com Maria objetivos desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.
Mateus é colaborador de uma empresa de telecomunicações e foi indicado para realizar uma atividade que lhe proporcionará qualificação e aperfeiçoamento. Assinale a alternativa que corresponde a atividade para a qual Mateus foi indicado:
	
	Treinamento.
Na análise de pessoal a intenção é de definir quais são as pessoas que requerem ou não treinamento, ou seja, procura-se determinar a carência das pessoas quanto à execução da tarefa. Nesta análise é importante a verificação de algumas das das seguintes informações: I. Quantidade de empregados em cada cargo; II. Quantidade inadequada em cada cargo; III. Idade de cada empregado nos cargos; IV. Grau de qualificação e conhecimento necessários de cada colaborador; V. Índice de absenteísmo e turnover; VI. Descrição de cargo. Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I, III, IV, V e VI;
NÃO é característica de um processo de aprendizagem:
	
	Processo imediatista
	
	
No contexto da comunicação oral na instancia de preparação de instrutores, encontramos as seguintes características: 1-Aspecto fisiológico: está relacionado com o uso da nossa voz, com as variações de altura e intensidade dos sons que emitimos; 2-Aspecto fisiológico: com o comprometimento de todo nosso corpo na postura que adotamos e nos gestos que manifestamos; 3-Aspecto fisiológico: com as condições de recepção ou audição daquele que ouve nossa mensagem; 4-Aspecto Psicológico: está vinculado às emoções e aos sentimentos que experimentamos ao falar e com o interesse, a disposição e a atenção de nosso ouvinte. Assinale a alternativa correta:
	
	As opções 1-2-3 e 4, estão corretas.
No contexto da nossa disciplina, duas são as categorias associadas às informações obtidas em um processo ensino-aprendizagem. São elas:
	
	Técnicas e comportamentais;
No levantamento de necessidades de capacitação de um cargo, um analista procurou levar em consideração, principalmente, as informações nas quais são apontadas, de forma mais detalhada, as tarefas realizadas, as habilidades e os conhecimentos exigidos dos ocupantes dos cargos. Qual ferramenta de levantamento de necessidade de treinamento de um cargo foi utilizada pelo analista?
	
	Análise de tarefas
No passado, o Instrutor poderia preocupar-se, apenas, com a entrega da mensagem, do conteúdo programático, da melhor maneira que pudesse. E confiava na relação Instrutor-aluno para que o processo se concretizasse e a aprendizagem ocorresse. Hoje, isto mudou! Baseado nesta afirmativa, assinale a questão que aponta, pelo menos, uma das preocupações que o Instrutor precisa ter com o elemento Comunicação
	
	Precisa preocupar-se com a compreensão do treinando, já que ele é o responsável imediato pela transmissão das informações contidas no conteúdo do curso
O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.