A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
03 AVALIANDO O APRENDIZADO CAPACITAÇÃO E DESENV DE INSTRUTORES

Pré-visualização | Página 6 de 10

na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho. Considerando essas informações, avalie as ações a seguir. I. Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade. II. Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados. III. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa. Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em:
	
	III, apenas. 
O cérebro tem suas defesas contra a fadiga. Em média, conseguimos nos concentrar, por mais interessante que seja o assunto, por 20 minutos apenas. Após esse tempo, começamos a divagar, pensar em outras coisas. O que então o instrutor NÃO deve fazer para conseguir manter a atenção dos alunos/treinandos?
	
	Quanto mais alto o instrutor falar mais ele conseguirá a atenção da turma
O gerente de uma fábrica decidiu capacitar alguns colaboradores visando ao desenvolvimento de supervisores. Nessa capacitação, foram apresentados textos, em ambiente de aprendizagem virtual, com questões a serem respondidas pelos participantes para possibilitar feedback imediato de seu entendimento e permitir avaliar o aprendizado em cada tema proposto. Qual é a técnica de capacitação utilizada no caso?
	
	Instrução programada
O investimento financeiro em treinamento e desenvolvimento ocorre por diversas razões, conforme explorado nas aulas. No contexto organizacional, qual das opções melhor descreve as razões para tais investimentos?
	
	Capacitar pessoas para que as mesmas auxiliem no crescimento sustentável da organização; as capacitações, de uma forma geral, se apoiam em justificativas técnicas e comportamentais;
O método de ensino individualizado é utilizado no treinamento individual de cada treinando, atendendo assim às suas particularidades e singularidades, tais como conhecimentos, aptidões, ritmo de aprendizagem, motivação etc. Marque o item que corresponde a dois exemplos de ensino individualizado:
	
	Job Rotation e Treinamento no Local de Trabalho
O planejamento é um processo de tomada de decisão através do qual o instrutor fará um mapeamento de todas os procedimentos e atividades pedagógicas que irá propor e realizar no treinamento. Para que o instrutor possa planejar as ações do processo antes precisa ter acesso a qual etapa do processo de treinamento ?
	
	Diagnóstico que foi elaborado.
O plano começa a partir de fundamentos básicos: primeiro o treinamento deve tornar a pessoa competente, e em segundo competência é a soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs). Portanto, podemos destacar o CHA, como sendo: I. CONHECIMENTO - é o saber - treinamento teórico II. HABILIDADE - é o saber fazer - treinamento tático III. ATITUDE - é o querer fazer - depende do profissional Os itens corretos acima são:
	
	Apenas os itens I e III
	
	
O processo de comunicação em sala de aula é "recheado" de situações que podem comprometer a eficácia do trabalho do Instrutor. Alguns hábitos são incorporados à maneira de falar. Podemos dizer que causam "ruídos" que comprometem a comunicação. Assinale o item que caracteriza um ruído ou barreira na comunicação entre instrutor e seu público.
	
	Instrutor que usa frequentemente termos técnicos para público que é leigo (não entende do assunto) .
O processo ensino-aprendizagem é composto por vários elementos que podemos apontar como princípios que deveriam ser aplicados. Nesse contexto, características desse processo podem estar descritas em:
	
	Gradativo; global; dinâmico; contínuo; pessoal; cumulativo;
O processo de levantamento de necessidades de treinamento tem como resultado o diagnóstico que determinará se haverá ou não o treinamento. Nem todos os problemas identificados são passíveis de serem resolvidos via treinamento. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito através de várias técnicas. Qual resposta não é uma técnica utilizada para esse fim ?
	
	aplicação de provas
O processo de organização das informações e de integração da estrutura cognitiva é denominado aprendizagem. Há dois tipos de aprendizagem: mecânica e significativa. A aprendizagem significativa tem a seguinte definição. Marque a resposta CORRETA.
	
	Refere-se à aprendizagem de novas informações com associação a conceitos já existentes na estrutura cognitiva. 
O Processo de Treinamento tem várias definições. Uma das definições muito conhecida é: " Treinamento é o processo de aquisição de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes". O treinamento é considerado também:
	
	Educação Profissional realizada na organização.
O processo de Treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto com uma série de procedimentos. Pode-se compreender o processo através quatro passos. Um desses passos é chamado de realimentação que é caracterizado pelo:
	
	- processo de mensuração e seus indicadores das avaliações realizadas após o treinamento.
O processo de treinamento é também entendido como um processo de educação profissional . Como está vinculado à educação é desejável que as pessoas que trabalham nessa área tenham formação e/ou características específicas da área. Há vários profissionais que trabalham na área de T&D. Mencione quatro categorias de profissionais que atuam em T&D.
	
	Pedagogos - Psicólogos - Especialistas em Gestão de RH - Assistentes Sociais.
O profissional que atua na Área de Treinamento e Desenvolvimento tem uma série de atividades sob a sua responsabilidade. Há uma atividade abaixo relacionada que NÃO pertence ao quadro de atividades desse profissional, identifique na relação abaixo qual é essa atividade.
	
	Elaborar a folha de pagamento da organização, mensalmente.
O que NÃO caracteriza comunicação eficaz?
	
	Palavras escritas com duplo sentido que pode gerar mal entendido e outras interpretações. 
O que se entende por aprendizagem mecânica?
	
	Incorpora-se um conhecimento novo de maneira arbitrária, não entendendo do que se trata, nem compreendendo o significado de o porquê está aprendendo aquilo. 
O subsistema de Recursos Humanos que programa cursos para o desenvolvimento dos funcionários denomina-se:
	
	Treinamento e Desenvolvimento.
	O treinamento, a educação quando é centrada no professor é chamada de:
	
	Pedagogia tradicional
O Treinamento e Desenvolvimento (T&D), conhecido como um subsistema da área de Recursos Humanos vem se convertendo em uma ferramenta essencial para responder rapidamente às demandas que essas transformações trouxeram, bem como dar continuidade a sobrevivência das organizações (MENESES e ZERBINI, 2009). Com base nessa definição, podemos afirmar que:
	
	Treinamento voltado para manter ou melhorar o desempenho dos empregados em seus papéis funcionais. 
	
	Tem funcionários que utilizam o treinamento a fim de manter um bom desempenho às novas formas de trabalho.
	
	Outros funcionários utilizam o treinamento como uma maneira de se preparar para contribuir para as empresas.
	
	Muitos funcionários já apresentam os conhecimentos, habilidades e aptidões (CHAs) que são requisitos para seus trabalhos. 
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
O treinamento é visto, nos dias de hoje, como uma forma de desenvolver pessoas. Porém, ele só irá cumprir seu papel se for bem ¿aproveitado¿. Para tanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Um dos mais importantes é:
	
	levantamento de Necessidades
O Treinamento pode ser realizado em vários locais diferentes e ser eficaz. Alguns exemplos são, no próprio local de trabalho; no centro de treinamento da organização; ao ar livre etc. Entretanto, quando realizado na própria empresa, há o risco de acontecer algumas situações que podem comprometer o treinamento. Marque o procedimento que poderá comprometer a qualidade e a eficácia do treinamento.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.