Buscar

ESTUDO DIRIGIDO PARA PROVA TEÓRICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO PARA PROVA TEÓRICA 2
Disciplina: Bioquímica Básica / Prof. Felipe Queiroz Alvarenga
Saibam definir os seguintes termos: 
Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de compostos diferentes de carboidratos e açucares
Glicogenólise: quebra do glicogênio em glicose.
Glicogênese: síntese de glicogênio a partir da glicose.
Agora explique quais das vias acima são ativadas ou inibidas com o jejum e desjejum.
Jejum ativa glicolise e gliconeogenese inibe glicogenese
Desjejum ativa glicogenese inibe glicogenólise e gliconeogenese.
Explique porque um paciente com jejum excessivo pode ter seus valores de glicemia elevados e este aumento não ser necessariamente patológico.
Com o jejum excessivo ocorrerá a gliconeosegense e a glicogenolise com a intenção do organismo obter glicose. Esses eventos promovem o aumento da glicemia no sangue.
Comente sobre a importância dos hormônios pancreáticos reguladores da glicemia citando quais células são responsáveis pela sua produção. 
Insulina: polipeptideo produzido nas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, tem função de carrear a glicose do sangue para as células através dos receptores de insulina na membrana celular. Inibe gliconeogense e glicogenolise.
Glucagon: polipeptideo produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas, ativa glicogenolise nas células promovendo aumento da glicemia no sangue.
Explique o mecanismo de controle renal da glicemia (LIMIAR RENAL PARA A GLICOSE).
Se os níveis de glicose estão acima do limiar renal (170-180 mg/dl) a absorção de glicose do filtrado glomerular não é total sendo eliminada na urina, tendo assim glicosuria positiva.
Os canais de vazamentos de GLUT 4 só permitem a entrada de glicose para o interior das células mediante estímulo insulínico no receptor. Esquematize e explique este mecanismo de entrada de glicose para o interior das células. 
Cite e explique resumidamente os tipos de diabetes existentes e quais os mecanismos patológicos dessa doença. Saiba também identificar os principais sintomas clínicos dessa doença metabólica.
O que pode ocorrer com o organismo de uma pessoa que não produz insulina e que precisa lançar mão dos triacilgliceróis para produção de energia? 
A quebra do triacilglicerol produz corpos cetonicos, que em níveis elevados no sangue, leva o individuo a um quadro de cetoacidose.
Porque precisamos digerir previamente os carboidratos complexos para depois absorvê-los? Qual a forma de absorção e quais os principais açúcares facilmente absorvidos pelo nosso organismo. A molécula de carboidrato é muito grande e complexo sendo necessária sua quebra para sua absorção. Os carboidrato que são facilmente absorvidos são os monossacarídeos, glicose, galactose, frutose.
Explique o mecanismo da hiperinsulinemia fetal e quais os fatores de risco para que ocorra.

Outros materiais