Buscar

APOL 1 Fundamentos de Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.
Você acertou!
Correto, conforme conteúdo estudado.
	
	B
	O conhecimento pode ser classificado em sensíveis e inteligíveis, sendo sinônimos entre si.
	
	C
	Os conhecimentos ditos sensíveis são confiáveis, pois provêm dos sentidos.
	
	D
	No que tange ao método de conhecimento, Platão era completamente contrário à dialética, pois este método consistia num diálogo em que se apresentavam teses contrárias sobre um determinado assunto, no qual nunca se chegava à tese verdadeira.
Questão 2/5 - Fundamentos de Filosofia
A relação entre mito e Filosofia tem capítulos bastante distintos. No seu nascimento, a Filosofia nega as narrativas míticas, buscando a sua superação; ainda que Platão, por exemplo, por vezes, faça uso de narrativas míticas. Mais recentemente, a Filosofia, como o auxílio da Psicologia, tem tratado os mitos como um mecanismo de compreensão de diversos elementos da realidade; seja pessoal, seja coletivamente. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, a principal diferença entre a narrativa mítica e o discurso filosófico é:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto a Filosofia tem compromisso com a verdade, as narrativas míticas buscam agradar aos deuses.
	
	B
	Enquanto as narrativas míticas pressupõem uma certa dose de crença e têm sua validade certificada pela autoridade de quem conta, a verdade da Filosofia está garantida pela argumentação lógica e coerente.
Você acertou!
A filosofia grega nasce como um rompimento com a consciência mítica. Enquanto essa estava baseada no argumento de autoridade de quem a contava (os poetas-rapsodo) e na combinação de elementos de fantasia e realidade, a filosofia busca uma explicação racional dos mesmos fatos, a partir da argumentação.
	
	C
	Enquanto a Filosofia elabora um discurso que tem sua validade no argumento de autoridade, a narrativa mítica, por saber combinar elementos de fantasia e realidade, é mais coerente.
	
	D
	Se por um lado, os discursos filosóficos sobre um determinado problema se modificam de acordo com o pensador, a narrativa mítica é sempre a mesma, para todo tempo e espaço.
Questão 3/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
Nota: 20.0
	
	A
	A vinda dos jesuítas e o processo de catequização que agregou índios e colonizadores
	
	B
	A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Vídeo Aula Rota de Aprendizagem pag. 04
	
	C
	A invasão de napoleão e o contexto de guerras na Europa
	
	D
	A elevação do Brasil a Reino Unido
Questão 4/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
Leia o trecho a seguir:
Considere os seguintes artigos da Constituição Política do Império do Brasil (1824) ou Carta Outorgada, como chamam alguns. Art. 13 – O poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral, com a sanção do Imperador. Art. 43 – As eleições para o Senado serão feitas em Listas Tríplices, sobre as quais o Imperador escolherá o terço na totalidade da lista. Art. 98 – O poder Moderador é a chave para toda organização política e é delegado ao Imperador. Art. 101 – O Imperador exerce o poder Moderador.
FENELON, Déa Ribeiro. 50 textos de História do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1990, pp. 58-88.
 
Analisando os artigos acima, podemos concluir, corretamente, que a citada Constituição destaca:
Nota: 20.0
	
	A
	os princípios liberais tão em voga no período.
	
	B
	a divisão em três poderes, inexistente até então.
	
	C
	o poder centralizador do Imperador.
Você acertou!
Comentário: o texto constitucional de 1824 ampliava enormemente a autoridade do imperador ao criar um quarto poder: o Poder Moderador. (p. 20)
	
	D
	a ampliação dos direitos do povo brasileiro.
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum

Outros materiais