Buscar

Caso concreto 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 06.
QUESTÃO DISCURSIVA: 
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva:
Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
R: Comte definiu a Sociologia como uma física social, uma ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos três estados.
R: Para Comte, a Lei dos Três Estados é considerada a primeira lei verdadeiramente sociológica. No primeiro estado, o teológico, é baseado em explicações transcendentais, sintetizando na figura de um Deus ou deuses. No segundo estado, o metafísico, substitui a divindade por forças abstratas. E o último, no estado positivo, concentra-se nas explicações científicas.
 QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA
 (UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa. 
( ) a) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação. 
( ) b) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.
( x ) c) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.
( ) d) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.
( ) e) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas.

Outros materiais