Buscar

PROVA SAUDE PUPLICA

Prévia do material em texto

1Explique a importância do uso da epidemiologia para a vigilância em saúde.
A busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença. Com esse objetivo, a epidemiologia descreve a frequência e distribuição desses eventos e compara sua ocorrência em diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas, imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. Em condições ideais, os achados epidemiológicos oferecem evidências suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle.
2 Em poucas palavras defina o que se entende por modelos assistenciais ou modelos de atenção à saúde?
Modelos de atenção à saúde são combinações tecnológicas estruturadas para a resolução de problemas e para o atendimento das necessidades de saúde da população, sejam elas individuais ou coletivas. Concisamente, são as formas de organização tecnológica do processo de prestação de serviços de saúde que resultam do estabelecimento de intermediações entre o técnico e o político.
3 Descreva quais são os objetivos, atribuições e competências do SUS.
O Sistema Único de Saúde tem como meta tornar-se um importante mecanismo de promoção da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo do cidadão. O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. O controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação - Vigilância Epidemiológica, são algumas das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público, onde atua a Vigilância Sanitária. 
4 Descreva em apenas duas linhas cada um dos cinco estágios do cuidado nos quais se posicionam as Organizações de Serviços de Saúde.
1-Cuidado Primario ou Preventivo: Objetivo maior ,neste estagio , é evitar aparência da doenças através de educação preventiva. Serviços de saúde neste estagio são Unidade básico de saúde , unidade saúde da família , consultórios médicos , escola de educação em saúde , centro de informação e controle toxico , clinicas de planejamento familiar etc...
2-Cuidado Secundário: A preocupação já esta no diagnóstico precoce tratamento da doença em seu estagio inicial ou em cuidados de rotina. Serviços de saúde neste estagio são Hospitais com serviços médicos ,cirúrgicos em gerais , serviço de tratamento de emergência .
3-Cuidado Terciários: Esta voltado aos cuidados médicos super especializados de alta complexidade , que atendam paciente. Serviços de saúde neste estagio são Hospitais especializados em doenças crônicas ou hospitais geral com equipamentos de alta tecnologia.
4-Cuidado Restaurativos: Seu objetivo e o acompanhamento do cliente seja em fase pós-operatório , em cuidados de rotina em reabilitação ou cuidados domésticos. Serviços de saúde neste estagio são Clinicas de reabilitações , fisiologia , clinicas para pacientes psiquiatria e agencia de serviços de saúde domésticos.
5-Cuidado continuo: Neste estagio estão as pessoas que necessitam de cuidados de saúde a todo momento , em função da doenças crônicas , de cuidados pessoais ou problemático psiquiátrico. Serviços de saúde neste estagio são Centros geriátricos de cuidado diários serviços de enfermagem domiciliar de tratamento psiquiátrico.
 
5 Quais são os princípios e diretrizes que norteiam o sistema único de saúde?
Dos Princípios e Diretrizes
Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios.
 
I – Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; 
II – Integralidade de assistência
III – preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; 
IV – Igualdade da assistência à saúde, 
V – Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; 
VI – Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e sua utilização pelo usuário; 
VII – utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; 
VIII – participação da comunidade;
IX – Descentralização político-administrativa, 
X – Integração, em nível executivo, das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;
XI – conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na prestação de serviços de assistência à saúde da população; 
XII – capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e  
XIII – organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos. ”
6 Em poucas palavras defina o que se entende por modelos assistenciais ou modelos de atenção à saúde?
Modelos de atenção à saúde são combinações tecnológicas estruturadas para a resolução de problemas e para o atendimento das necessidades de saúde da população, sejam elas individuais ou coletivas. Concisamente, são as formas de organização tecnológica do processo de prestação de serviços de saúde que resultam do estabelecimento de intermediações entre o técnico e o político.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
7 O que se entende por atenção primária à saúde?
Como uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades. A Atenção Primária constitui-se no primeiro nível de atenção e principal porta de entrada no sistema de saúde. A maioria das necessidades em saúde da população devem ser abordadas e resolvidas neste nível. 
8 Em poucas palavras, comente como a promoção à saúde pode ser realizada de fato?
Identificando os entraves para uma melhora da saúde pública com ênfase à qualidade de vida , incluindo maior participação no controle desse processo , de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes