Buscar

3. Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (375823) Planejamento Estratégico (ADM23)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (375823) - Planejamento Estratégico (ADM23)
QUESTÃO:
1. Uma empresa deseja lançar no mercado nacional uma nova farinha de trigo, mas sem glúten. Neste sentido, a empresa deve estabelecer uma estratégia de marketing desta nova farinha. Diante disso, qual será o tipo de estratégia, uma de custos baixos/diferenciação, ou simplesmente de custos baixos? No âmbito do relacionamento externo e para ter sucesso com o planejamento deste novo produto, o que deve ser considerado?
RESPOSTA ESPERADA:
No âmbito do relacionamento externo, para ter resultados, é necessária uma correta comunicação com os canais de distribuição e pontos de venda. Para isto, deve-se usar canais efetivos de comunicação para, de certa forma, fidelizar o cliente, apesar de ser um produto de consumo alto ao nível nacional, como a farinha sem glúten.
O lançamento desta nova farinha deverá escolher uma estratégia de custos baixos, pois o objetivo é produzir com custo baixo e processos customizados, procurando a simplicidade com qualidade, visando atender um grande mercado com uma demanda mais sensível aos preços, como o caso de uma farinha sem glúten.
QUESTÃO:
2. Existem algumas ferramentas que visam analisar e relacionar o posicionamento dos diversos produtos que uma empresa oferta ao mercado. A matriz BCG é uma dessas ferramentas, da sigla em inglês Boston Consulting Group. A matriz BCG procura, por meio de uma matriz, colocar em quatro posições a situação estratégica dos produtos que estão sendo ofertados ao mercado, como mostra o quadro a seguir. Levando em consideração a matriz BCG, qual seria o posicionamento de um produto que possui alta participação no mercado, mas apresenta sintomas de crescimento baixo de vendas, pois é um mercado com taxas relativamente baixas de desenvolvimento? Em que parte da matriz BCG este produto se encaixa? Justifique sua resposta e exponha qual a necessidade de caixa nesta situação, assim como a estratégia a ser seguida.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2015/03/matriz-bcg-conceito-e-fundamentos.html>. Acesso em: 8 jul. 2016.
imag_prova_ead_questao.php?prpq_baqu=154363&prpq_prop=5433216&prpq_codi=37363156
RESPOSTA ESPERADA:
A situação exposta se encaixa no quadrante Vaca Leiteira da matriz BCG. Este produto possui uma participação alta no mercado, mas com um crescimento baixo. Com relação ao posicionamento do produto, são gerados o lucro e o caixa (liquidez), pois há bastante venda, pouca demanda de recursos produtivos para sua manutenção e pouca necessidade de investimentos fortes. Aqui a estratégia é a exploração máxima de geração de caixa para bancar, entre outras coisas, a manutenção dos produtos que estão em outros posicionamentos dentro da matriz BCG.

Outros materiais

Outros materiais