Buscar

Discursivas Noçoes de direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Além da lei, que é entendida pelos doutrinadores como uma fonte formal do direito, existem outros meios a partir dos quais o direito é apresentado á sociedade, quais sejam, o costume, a doutrina e a jurisprudencia, sabe-se que a decisão emitida pelos tribunais sobre determinado assunto é entendida como jurisprudencia. Neste sentido,disserte sobre costume e doutrina.
Resposta: Costume , dentro as necessidades juridicas da nossa constituição, o costume é algo que deve ser feito, porque sempre o foi, tendo sua autoridade , e se baseando no uso continuo das normas estabelecidas.
Doutrina , Ela é considerada o pensamento dos estudiosos do direito, pois atraves dela é possivel estabelecer novos parametros e apresentar soluçoes justas.
2-Os direitos de nacionalidade estão inseridos no Capitulo III da constituição Federal. A nacionalidade pode ser adquirida atraves do nascimento ou atraves de uma solicitação de naturalização. Quanto aos criterios adotados, temos a de origem sanguinea e o de origem territorial. Explique a diferença existente entre o criterio sanguineo e o territorial , alem de apresentar qual o criterio adotado pelo brasil.
Resposta:Sanguineo , todo descendente de algum nacional do País, será considerado nacional, mesmo que este tenha nascido em outro País.
Territorial: Aquele que nasce em respectivo País, terá a nacionalidade , independente se tem descendentes ou não.
No brasil vale o Territorial, porem ha algumas exceçoes conforme artigo da constituição , estes são os natos e os naturalizados.
3-O nascimento da associaçao se dá com o registro de seu estatuto no orgao competente, da mesma forma como a sociedade empresaria, que passa a existir legalmente com o registro do contrato social na junta comercial , partindo desse pressuposto. explique a diferença existente entre a sociedade empresaria e a associaçao:
Resposta:sociedade empresaria, possuem quatro fatores para organizar as atividades das empresas , que são capital,mao de obra,consumo e tecnologia, já a associaçao são pessoas de forma juridica que se reunem com o objetivo comuns sendo está de natureza não economica.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta outra prova:
1-Direito se preucupa com a ação e estabelece puniçoes , ja a moral atua no intimo do individuo , trazendo a ele o arrependimento da ação.
Outra diferença entre eles , é que o direito é obrigatorio e a moral não.
2- O mandado de injunçao visa suprir uma omissao do poder publico , no intuito de buscar o exercicio de um direito. 
Como exemplo a participação dos empregados nos lucros da empresa, onde não existe lei que a regulamenta e este podera ser impetrado o mandado de injunçao para a garantia do direito.
3-O domicilio é definido pelo codigo civil, e é considerado o lugar onde a pessoa estabelece sua residencia definitiva, sendo que a mesma podera ter varias residencias mais apenas um só domilicio.

Outros materiais