Buscar

Dissertativa Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dissertativa Empreendedorismo
1. De acordo com Chiavenato (2012), se um investidor quer abrir um novo negócio, precisa ter um projeto em mente para colocá-lo em prática. É como fazer uma viagem de carro por vários estados do país: você precisa de um roteiro, de um mapa detalhado, de um projeto e de um cronograma. O processo de empreender abrange três momentos. Descreva-os.
RESPOSTA: Sabemos que umas das principais características do empreendedor é ser ousado, alem disso sabemos que existem três passos para que ele inicie um projeto que são : Ter a criação de algo novo , que ainda não exista no mercado, como passo dois ele deve se doar a esse projeto, e terceiro deve ter a ciência de assumir riscos ao longo da trajetória , risco calculados e estar pronto para as tomadas de decisões.
2. Uma organização empreendedora é aquela que estimula seus funcionários, através de um clima organizacional favorável, a trabalharem com mais liberdade para estimular novas ideias e alcançar um desempenho superior. Entretanto, este tipo de organização possui algumas propriedades peculiares. Cite quatro características pelas quais as organizações empreendedoras se diferenciam das demais.
RESPOSTA: Existem varias formas de a empresa estimular o empreendedorismo na organização , estarem sintonizados empresa e colaboradores quanto aos objetivos de ambas, a empresa estar aplicando feedback constantes para acompanhar os funcionários e seus motivações, estarem sempre em uma constante comunicação aberta, saber delegar poder aos colaboradores, pois centralização de poder e demanda prejudica qualquer organização.
3. As habilidades e saberes de um empreendedor alcançam um leque muito extenso, mas é extremamente gratificante quando se observam os resultados delimitados serem alcançados com êxito. Neste sentido, defina o que é empreendedorismo.
RESPOSTA: Empreendedorismo é inovar, trazer algo novo, é assumir riscos calculados, é ser tomador de decisões , não ter medo, disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios,  implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.
4. Os empreendedores são pessoas que, além de algumas características peculiares, precisam também apresentar algumas habilidades próprias. Estes três tipos de habilidades são as habilidades técnicas, gerenciais e pessoais. Explique cada uma dessas habilidades.
RESPOSTA: Habilidades técnicas: Trata-se do conhecimento , que adquirimos na escola, onde adquirimos a capacidade de ler , escrever e nos especializarmos.
Habilidades gerenciais: É a habilidade de que todo gestor necessita planejarm direcionar e organizar , ou seja gerenciar a empresa ou setor no qual esta inserido.
Habilidades pessoais: Essas habilidades nascem conosco, e passam a ser desenvolvidas ao longo da nossas vidas, onde aprendemos a ter ousadia, ser criativo, possuir a habilidade de calcular e assumir riscos sem medo de errar.
5. A estrutura do plano de negócios é composta por algumas seções, através das quais o empreendedor consegue colocar no papel, de maneira lógica, a sua ideia de negócio. Nesse sentido, cite quatro seções do plano de negócios e explique cada uma.
RESPOSTA: Descrição da empresa : Nesta etapa deve constar qual o setor de atuação da empresa(produtos/serviços), qual o propósito/finalidade do plano de negócios.
Plano Financeiro: Nesta etapa , deve se apresentar todas as informações relativas aos números que trará a viabilidade do negocio apresentado.
Sumario executivo: Esta etapa é a mais importante de um plano de negocio, é a parte que preparar o leitor , o atraindo para obter uma leitura com atenção.
Analise estratégica: Neste etapa se terá a ciência dos pontos fortes e fracos da empresa, suas oportunidades, onde se medem os riscos , e traz a analise dos ambientes internos e externos da organização.
6. Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (2015), a falta de planejamento prévio está entre os principais motivos que levam empresas a fecharem as portas nos primeiros cinco anos de atividade. A partir deste contexto, descreva três ações que os futuros empreendedores devem tomar a fim de evitar riscos e alcançar o sucesso empresarial.
RESPOSTA: Ter um conhecimento e realizar um analise com foco nos clientes, estando atento das necessidades dos clientes.
Ter atenção e estar sempre por dentro das novas tecnologias do mercado.
Ter atenção e executar um excelente Plano de negócios , pois planejamento é essencial para o sucesso de qualquer ramo de negócios, com isso o empreendedor evita riscos não calculados e tem maiores chances de manter sua organização.
7. A franquia passa a ser, em um ambiente de instabilidade econômica, uma boa opção de investimentos. Muitos são os benefícios tanto pelo lado do franqueado como do franqueador. Claro que também existem algumas desvantagens, como a padronização, contratos muito rigorosos, entre outros. Dentro desse contexto, apresente dois benefícios por parte do franqueado, sendo um relacionado a pessoas e outro ao produto.
RESPOSTA: Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
8-Para que o empreendedor conheça o seu negocio , temos diversas formas de apresentar um plano de negocio, obtendo compreensão e clareza sobre o mesmo. Descreva a importância de se fazer um plano de negócios:
RESPOSTA: A elaboração de um Plano de negocio ,traz ao empreendedor a possibilidade de adquirir financiamento ao seu negocio, traz um diferencial competitivo para a empresa , auxilia no planejamento evitando riscos não calculados , traz a empresa a eficácia das tomadas de decisões ,e idêntica oportunidades de inovação.
9-A palavra inovação é derivada do termo latino innovatio , e se refere a uma idéia , método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. A inovação pode ocorrer de duas formas: a inovação incremental e a inovação radical. Descreva e exemplifique as duas formas de inovação:
RESPOSTA: Inovação incremental : Trata-se de quando se tem melhorias continuas nos produtos, já existentes , sempre trazendo algo novo, produto que vem sempre com melhorias ao longo do seu ciclo de vida.
Inovação radical: quando ocorre drasticamente a mudança em um produto já existente, sofre uma ruptura nos modelos praticados até então.
10-Um bom exemplo de empreendedor foi o veneziano Marco Pólo, que tentou estabelecer uma rota terrestre de comercio entre a Europa e o Oriente. Como era de costume na Europa, ele desenvolveu um plano e assinou contratos com banqueiros capitalistas venezianos, que ofereciam recursos financeiros para o empreendimento, e para os quais obrigou a vender os produtos que traria da sua viagem (DEGEM,2009). Assim como Marco Pólo, muitos empreendedores podem ser considerados individuais. Descreva as características de um empreendedor individual:
RESPOSTA: Conforme característica do empreendedor individual , conhecido como MEI(Micro empreendedor Individual) , podemos citar que ele trabalha por conta própria, deve possui apenas um empresário, não pode ter faturamento anual superior a R$60.000,00, deve se legalizar junto ao Sebrae como pequeno empresário, e não pode ter participação em outras empresas.
11-O novo empreendedor, logo no inicio do seu negocio, deve estabelecer contatos com profissionais e entidades que possam assessora-lo no momento da criação da empresa e também em eventuais momentos críticos. Alguns exemplos de assessoria são as jurídicas e contábeis, universidades e institutos de pesquisa , o Sebrae e as incubadoras de empresas, que são umas das maneiras mais significativas para estimular o empreendedorismo e consolidar pequenas empresaspara sobreviver no mercado. Diante desse contexto, explique o que é uma incubadora da empresa.
RESPOSTA: Incubadoras são assessorias que proporcionam aos pequenos empresários consultorias , espaços físicos de forma temporária, proporcionam serviços administrativos, assim proporcionando as novas empresas crescimento e auxilio para que se mantenham em funcionamento, pois no Brasil muitas empresas fecham no seu primeiro ano de funcionamento , por falta de planejamento e assessoria.
12-O termo empreendedorismo esta associado a diversas áreas, porem esta sempre associado a fazer algo novo, diferente. Um conceito muito utilizado nos dias atuais é o do empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo . Explique o que é o processo do intraempreendedorismo e cite duas competências do empreendedor corporativo.
RESPOSTA: O intraempreendedorismo trata-se de quando o processo do empreendedor aquele que obtem visão de criar algo novo, tomador de decisões , assumi riscos calculados, não tem medo do novo , ser visionário , mas no intraempreendedorismo acontece dentro da organização onde este individuo trabalha.
O empreendedor corporativo deve estar sempre em busco de um equilíbrio, que trata-se da realidade e sonho, e é aquele funcionário que se dedica a transformar um produto em sucesso.
13-A inovação é um conceito fortemente ligado ao empreendedorismo, que é a soma de dois elementos , criatividade + geração de novas idéias. A inovação é uma ferramenta indispensável em qualquer empresa que queira ser competitiva no mercado e agregar valor aos seus produtos/serviços. Essa inovação dentro das empresas pode acontecer em menor ou maior intensidade., ou seja, podem acontecer inovações radicais e inovações incrementais. Explique a diferença entre esses dois tipos de inovação.
RESPOSTA: Inovação incremental : Trata-se de quando se tem melhorias continuas nos produtos, já existentes , sempre trazendo algo novo, produto que vem sempre com melhorias ao longo do seu ciclo de vida.
Inovação radical: quando ocorre drasticamente a mudança em um produto já existente, sofre uma ruptura nos modelos praticados até então.
14-

Outros materiais