Buscar

Dissertativas Direito tributario e empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dissertativas Direito tributario e empresarial
1- Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente utilizara o que para aplicar a legislação tributaria?
RESPOSTA: De acordo com o Codigo Tributario Nacional Na ausência de disposição expressa a legislação utilizara a ordem de aplicação da analogia,os principios gerais de direito tributario,os principios gerias de direito publico, e a equidade.
2- A evolução histórica do empresário individual demostrou a necessidade de agrupamento de comerciantes com a finalidade de enfrentar a concorrência, o que fez surgir as sociedades, Portanto, defina o que é sociedade empresaria:
RESPOSTA:A Sociedade Empresária se caracteriza pela reunião de duas ou mais pessoas para exercer uma atividade econômica. Estas pessoas podem ser tanto Física quanto Jurídica.
3- O principio da imunidade genérica aponta, em seu artigo 150, que é vedado a união,aos estados,ao distrito federal e aos municípios,instituir impostos sobre livros,jornais,periódicos e o papel destinado a sua impressão, por que?
RESPOSTA: Representa a proteção ao princípio constitucional do direito à cultura e à educação. Em outras palavras, esta imunidade destina-se a proporcionar o acesso mais barato à informação, de modo geral.
4- As normas complementares do direito tributário compõem a legislação tributaria. Portanto, defina o que são atos normativos:
RESPOSTA: São normas genericas, que são expedidas pelas autoridades competentes, assim proporcionando , uma melhor visao, detalhamento, e uma maneira de explicação do conteudo e alcance do regulamento.
5- Quando uma empresa opta por uma recuperação judicial e qual seu objetivo?
RESPOSTA:A mesma tem por objetivo viabilizar a crise enfrentada pela empresa, garantindo os direitos do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, e tambem tendo a preservação da empresa, sua função social e o estimulo à atividade econômica.
6- O que pode ser considerado um fato gerador da obrigação tributaria ?
RESPOSTA: Este constitui-se de um acontecimento que está previsto em lei, que em caso de ocorrer, traz a obrigação de pagar o tributo, com a finalidade de permitir o controle das arrecadaçoes e a fiscalização dos tributos.
7- Considerando as espécies de tributo, diferencie taxas de policia de taxas de serviço:
RESPOSTA: Taxa de policia: podemos falar que este é o direito que a administração publica tem para fiscalizar e autorizar algumas atividades com o interesse publico, onde podemos citar: Taxa florestal e licenciamento de veiculos.
E a taxa de serviço é a utilização de um serviço publico especifico, onde podemos citar educação e saude.
8- Levando em conta o poder de tributar,analise a seguinte situação: Um determinado tributo foi criado em novembro de 2008, porem só poderá ser cobrado apartir de janeiro de 2009. Com este exemplo, responda: qual principio impõe a condição de só poder cobrar a partir de janeiro de 2009? Por que ?
RESPOSTA: Trata-se do principio da anterioridade onde nenhum tributo pode ser cobrado no mesmo exercicio em que o mesmo foi instituido, por isto ele só podera ser cobrado apartir de janeiro de 2009.
9- É inegável a importância do credito na historia do homem, e atrelado ao credito estão as duplicatas. Portanto, defina o que é duplicata :
RESPOSTA:Duplicata é um título de crédito, pelo qual o comprador se obriga a pagar dentro do prazo a importância representada na fatura. A Duplicata ou duplicata mercantil é um documento nominal emitido pelo comerciante, com o valor global e o vencimento da fatura.
10- Por que é importante a interpretação da lei tributaria ?
RESPOSTA: Ela se faz necessaria para que seja feita a aplicação da lei as situaçoes concretas, tendo ela uma demanda de trabalho muito maus ampla, do que de fato uma simples leitura do texto legal, tendo como finalidade facilitar o entendimento tanto do administrador publico quanto do contribuinte.
11- É importante ter clareza quanto ao aspecto da falência e sua implicância na legislação vigente. Portanto, defina o que é falência ?
RESPOSTA:A falência pode ser conceituada de várias formas, ora considerando-se o aspecto econômico, ora se considerando o aspecto jurídico.Sendo que o fato jurídico que atinge o comerciante, submetendo-o a um processo judicial, para arrecadar meios de pagamentos devidos ao(s) credor(es), e que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponível era menor do que o devido.
12- Qual é a principal fonte do direito tributário ?
RESPOSTA: As fontes principais do Direito Tributário são as leis, os tratados e convenções internacionais, os decretos, as medidas provisórias, os convênios interestaduais – ICMS e as resoluções do Congresso.
13- No que se constitui o fato gerador da obrigação tributaria?
RESPOSTA: Essa definição, contida na lei, das hipóteses em que o tributo incide ou em que o tributo deva ser cobrado, que denominamos de fato gerador da obrigação tributária.O fato gerador é, assim, a situação de fato, prevista na lei de forma prévia, genérica e abstrata, que, ao ocorrer na vida real, faz com que, pela materialização do direito ocorra o nascimento da obrigação tributária, seja esta principal ou acessória.
14- De acordo com o codigo tributário nacional, defina o que é tributo?
RESPOSTA: O tributo é uma obrigação de pagar, criada por lei, impondo aos indivíduos o dever de entregar parte de suas rendas e patrimônio para a manutenção e desenvolvimento do Estado, afinal vivemos em sociedade e o Estado deve representá-la se fazendo presente nas áreas de interesse desta, sobretudo saúde, educação, segurança, política econômica, entre outras.
15- Descreva o que é credito, e porque ele surgiu:
RESPOSTA: O crédito é a confiança que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigação atualmente assumida. Significa que com a utilização do crédito, pode alguém hoje, ser suprido de determinada importância, empregá-la no seu interesse, fazê-la produzir em proveito próprio desde que tenha assumido a obrigação de, em época futura, retornar a quem lhe forneceu a importância de que se utilizou. Surgiu, assim, o crédito como elemento novo a facilitar a vida dos indivíduos e o progresso dos povos.
16- Com base no que foi estudado sobre direito tributário empresarial, defina o que é empresário:
RESPOSTA: Podemos entender que o conceito de empresário de acordo com a constituição é quem exerce profissionalmente alguma atividade econômica, para o exercício de produção ou circulação de bens e serviços.
17- Quais são os três requisitos que devem ser atendidos para a constituição das sociedades anônimas?
RESPOSTA: Os requisitos essenciais para a sociedade anônima são a divisão do capital social nas ações, limitação da responsabilidade dos acionistas e livre cessibilidade das ações.

Outros materiais