Buscar

Dissertativas Mercado de Capitais

Prévia do material em texto

Dissertativas Mercado de Capitais
1-Uma pessoa que deseja aventurar-se no mercado de capitais deverá ficar atenta a uma serie de fatores importantes. Um desses fatores é saber analisar as questões organizacionais das empresas. Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Dentro desse contexto, temos a analise Fundamentalista. Sobre está analise, disserte sobre os aspectos materiais e subjetivos.
Resposta:. Aspectos matéria: Através deste aspecto são verificadas as informações contábeis e financeiras, para trazer segurança ao investidor, traz a informação da capacidade financeira, as fontes de recurso, e o histórico empresarial dos sócios.
Aspectos subjetivos: Já no subjetivo o investidor terá a possibilidade de ver o momento e as oportunidades do mercado, as suas projeções de desempenho, os riscos da aplicação, as alternativas para investimento.
2-O governo dispõe de diversos meios para arrecadar recursos com o compromisso de saldar suas dividas e investir em infra-estrutura, em educação e na saúde. Estas captações de recursos ocorrem por meio de impostos que todos nós pagamos. Quando os impostos arrecadados não forem suficientes para a cobertura das despesas governamentais, o país apresenta um déficit crescente e o governo não encontra alternativa, acaba lançando os títulos públicos. Baseado no exposto, disserte sobre os títulos públicos.
Resposta: Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional. Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento. Alguns desses títulos possuem baixíssima volatilidade, enquanto outros podem apresentar oscilações de preço ao longo do tempo.
3-O governo federal tem diversas formas para manter ajustada a economia do país. Estes ajustes devem manter um equilíbrio para o país não enfrentar uma crise, em que cada órgão ligado ao governo desempenha sua função, pois são inúmeras as responsabilidades perante a economia de nosso pais. Temos o banco central sendo uma das principais esferas monetárias que assegura o poder de compra e venda da moeda. Uma das maneiras que o governo tem para arrecadar recursos são as operações com títulos públicos, que é um instrumento disponível da Política Monetária. Baseado nessas informações, disserte sobre as operações de mercado aberto(Open Market).
Resposta: Outro mecanismo de aumento ou diminuição da quantidade total de reservas no sistema bancário são as operações de compras ou vendas no mercado aberto de títulos da dívida do governo, as chamadas operações de open market.
Compras de mercado aberto: o Banco Central recompra títulos da dívida do governo nas mãos do setor privado, pagando-lhes em dinheiro, o que expande a liquidez monetária.
Vendas de mercado aberto: o Banco Central vende títulos do governo para o setor privado, que lhe paga em dinheiro, o que restringe a liquidez monetária no curto prazo. No longo prazo o governo paga juros que expandem a quantidade de moeda em circulação, podendo ocasionar pressão sobre os preços no lado real da economia, o que resulta em inflação.
4-O governo dispõe de diversas ferramentas para o controle da economia, como a oferta da moeda em circulação,sendo que a quantidade de moeda na economia é determinada pelo Conselho Monetário Nacional. O banco central também tem suas funções perante a estabilidade econômica. Os bancos comerciais movimentam diariamente valores expressivos, isso no recolhimento de investimentos como nos empréstimos concedidos aos clientes. Entretanto, no final de cada dia, a conta,caixa, de cada instituição devera estar com o saldo positivo, isto é, deve arrecadar mais do que emprestar. Para monitorar as taxas de juros, as autoridades monetárias dispõem de alguns instrumentos, como depósitos compulsórios, operações de mercado aberto, taxa de redesconto e controle de credito. Disserte sobre a taxa de redescontos.
Resposta: Este instrumento é um empréstimo que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir problemas de liquidez quando ocorre um aumento da demanda por empréstimos por parte do público. Seus reflexos sobre os meios de pagamentos se caracterizam por meio da variação das reservas bancárias. O aumento da taxa de juros para essas operações, a redução dos prazos de resgate dos títulos redescontados, a redução dos limites operacionais e a imposição de restrições reduzem os meios de pagamentos e vice-versa.
5-O mercado financeiro,alem de diversas opções de investimentos, disponibiliza financiamentos, possuindo varias modalidades Dependendo do tipo de financiamento, serão estipulados os prazos curto, médio e longo,com carência ou não,e são cobrados juros sobre os valores financiados. Antes de fazer qualquer tipo de financiamento, é de suma importância ter conhecimento sobre eles. A definição do tipo de financiamento segue alguns elementos, como o tipo de empresa e sua capacidade de pagamento. Considerado uma espécie de financiamento, o leasing é intitulado como arrendamento mercantil. Especifique a finalidade da operação, quem poderá optar por ele e qual o seu propósito:
Resposta: O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.As pessoas físicas e empresas podem contratar leasing.
6-A bolsa de valores é o mercado onde são negociadas as ações, que são títulos representando parcelas do capital de uma empresa. As empresas que planejam investir em seus negócios a médio e longo prazo, abrindo seu capital na bolsa de valores em forma de ações ou cotas para que os interessados possam adquiri-las, formam uma Sociedade Anônima de capital aberto. A colocação de novas ações no mercado por uma empresa (companhia) se caracteriza sob dois aspectos: positivo e negativo. Disserte sobre estes dois aspectos:
Resposta: Aspecto positivo: Ao colocar as ações no mercado as empresas irão se deparar com alguns pontos , onde podemos destacar como positivo os capitais recebidos nas vendas das ações, não poderá ser feita a devolução, para isto os investidores terão que recorrer a bolsa de valores, e podemos destacar também o não pagamento de juros a preço dos bancos.
Aspecto negativo: No lado negativo do investimento por ações no mercado , podemos destacar que as companhias irão necessitar de novos sócios para distribuir os dividendos, obrigatoriedade na transparência das informações para os novos acionistas. Auditorias externas, política regular de distribuição de dividendos.
7- O governo tem uma serie de atribuições para o bom andamento do pais , principalmente para o equilíbrio econômico, assim como as políticas governamentais no controle da moeda, receitas e despesas do governo, distribuição de renda, igualdade social, manter a estabilidade dos preços, crescimento sustentável com o controle e equilíbrio na inflação através de política monetária, adotada pelo governo para intervir na economia. As políticas governamentais são um conjunto de ações tomadas pelo governo para a estabilidade no cenário econômico nacional e internacional. Cada política adotada pelo governo tem seus aspectos e segmentos. Qual o papel da política monetária e o desempenho de suas finalidades?
Resposta: Quando um governo atua para controlara quantidade de moeda que circula em seu país, os níveis de crédito, as taxas de juros e a liquidez da economia, estas são ações de uma política monetária em âmbito nacional.
 A política monetária  visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado.
8-O pais depende de vários fatores para que seja desenvolvido, como justiça social, envolvendo a distribuição de renda, eliminação da miséria, aumento da produção e produtividade, empregabilidade controlada, crescimento econômico, entre outros, para se tornar rico e desenvolvido. Contudo, para que o desenvolvimento econômico seja favorável, é preciso a formação de financiamentos e investimentos privados, onde o mercado de capitais tem papel fundamental para o desenvolvimento empresarial e prosperidade do país. Descreva, quais são os fatores predominantes para que o mercado acionário de um país permaneça forte.
Resposta: Para que o País permaneça forte primeiramente ele deve se desenvolver economicamente , para que se obtenha a confiança da população e de outros paises , que desejem investir no pais, ele deve controlar a inflação, ter estabilidade política, assim proporcionando credibilidade a população e aos investidores.
9-São vários os fatores que devem ser considerados importantes ao investir no mercado de ações por haver um grau de incertezas com relação ao retorno esperado num determinado investimento ou aplicação. Devido as variações econômicas e políticas, existe a possibilidade de desvalorização do investimento, ocorrendo mudanças na rentabilidade esperada. Os investimentos são classificados de baixo,médio e alto risco. Para uma pessoa investir no mercado de ações, devera considerar a analise de dois tipos de risco,ou seja,qualitativo e quantitativo. Relativo ao risco quantitativo, disserte sobre os aspectos de risco do negocio, risco financeiro e risco de performance.
Resposta: Risco de negocio: Neste risco todo o cuidado e analise , pois ele tem uma característica de não se gerar recursos suficientes que cubram os custos do produto, ele terá um custo muito alto em relação aos aplicados no mercado.
Risco de performance: Este risco é a analise dos acionista , o que eles esperam da companhia, e se a empresa está agregando valor ao capital, onde a mesma deve atender as expectativas dos acionistas.
Risco financeiro: É o risco que analisa como está a situação financeira da companhia se a mesma está gerando receita para pagar as despesas financeiras, o seu desenvolvimento, se a mesma está em dia com seus compromissos financeiros.
10-O sistema financeiro nacional é um ambiente em que agentes superavitarios emprestam recursos para agentes deficitarios, recursos esses intermediados pelas instituiçoes financeiras. Com a finalidade de dar credibilidade e transparencia a esse meio foram criadas as autoridades monetarias. Dentre estas,existe uma denominada de maxima. Qual é está autoridade e como é composta ?
Resposta: A este órgão Maximo do sistema financeiro chamamos de Conselho Monetário Nacional , é o principal órgão, ele estabelece limites e normas do sistema bancário , é responsável pelas políticas monetárias, estabelecer metas da inflação,rever e ajustar as necessidades da economia. E determinar as taxas e normas a serem seguidas pelos bancos , através do Bacen(Banco Central).
11- O sistema financeiro é composto por diversas instituições financeiras. Suas atividades são realizadas de acordo com o papel que cada um desempenha com a finalidade de transferir recursos para os investidores, mediante operações de compra e venda dos ativos financeiros por instituições financeiras monetárias são as instituições que dispõem os depósitos a vista que prolificam a moeda. Estas instituições possuidoras de depósitos a vista são as Cooperativas de Credito, Bancos Cooperativos, Bancos Múltiplos e Bancos Comerciais. Disserte sobre as Cooperativas de Credito e Bancos Comerciais e classifique atividades que elas oferecem:
Resposta: A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros.
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"
12-A política monetária é composta por ações do governo que visam ao controle do meio circulante. A autoridade monetária responsável por tais ações é o banco central do Brasil, que determina os bancos a depositarem um percentual dos depósitos a vista, a prazo e dos depósitos de poupança arrecadados diariamente ao BACEN, e o restante fica disponível nas instituições. Esta arrecadação efetuada pelo Banco Central é chamada de Deposito Compulsório. Disserte sobre o que é o deposito compulsório, seu objetivo e finalidade.
Resposta: O depósito compulsório é um dos instrumentos que o BC (Banco Central) usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas. É geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista, a prazo ou poupança.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes