Buscar

exercício de dependencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As decisões interlocutórias no processo trabalhista:
São devolvidas à instância superior, por via de recurso interposto conta a sentença final.
São pressupostos de admissibilidade dos recursos no âmbito do judiciário Trabalhista, dentre outros:
d) Que se comprove o recolhimento do deposito recursal e o pagamento das custas processuais objeto de condenação no ato de apresentação do recurso.
No recurso adesivo temos que:
Se houver desistência do recurso principal, fica prejudicada a análise do recurso adesivo.
Pedro ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Sonhos Ltda, pleiteando o pagamento de horas laboradas. Encerrada a instrução processual, foi designada audiência para o dia 04.03.2010 para a leitura e publicação da sentença. Na data aprazada, não foi possível a prolação do veredito, sendo este publicado no diário eletrônico da justiça do Trabalho em data de 11.03.2010 (quinta-feira). Pedro, que até então fez uso do jus postulandi, buscou, no dia 18.03.2010, um advogado visto que a sentença lhe foi desfavorável. O causídico protocolou recurso ordinário, cujo prazo de interposição é de oito dias, visando a reforma do julgado, em 22.03.2010 (segunda-feira) não tendo efetuado o recolhimento das custas processuais. No exame de admissibilidade, o Juiz do Trabalho negou seguimento ao recurso, por intempestivo e deserção, neste último caso em razão da ausência de pedido específico de justiça gratuita quando da elaboração do termo de reclamação, embora preenchesse os requisitos legais a concessão. Sobre a admissibilidade do recurso, e considerando que não houve feriados nesse período, é correto afirmar que: 
e) O recurso é intempestivo e o recolhimento das custas processuais pode ser dispensado de oficio pelo juiz. 
 Pessoa jurídica Ômega, com sede em São Paulo, celebrou contrato de empreitada para a construção de um edifício na cidade de Fortaleza – CE. Para a execução da avença, Ômega contratou diversos empregados moradores do Município de Fortaleza. Durante as obras, Mário, que exercia a função de pedreiro, por não utilizar equipamentos de proteção individual, caiu do terceiro andar do edifício em construção, objeto do contrato de empreitada. Em virtude desse acidente, Mário perdeu a perna esquerda e a visão de um dos olhos. Inconformado, ajuizou ação de indenização por danos morais e estéticos contra a sua empregadora. Ômega contestou a pretensão de Mário em apresentou exceção de incompetência, que foi julgada improcedente, em 10.05.2005. O juiz da causa, em 20.03.2006, proferiu sentença que julgou procedente o pedido de Mário e condenou Ômega ao pagamento de indenização no valor de R$ 150.000,00. A partir da situação hipotética descrita, assinale a opção correta.
c) Para interposição de recurso ordinário, Ômega deve recolher R$ 3.000,00 a titulo de custas processuais acrescidos do valor correspondente ao deposito recursal.
O art. 899 da CLT dispõe que os recursos trabalhistas devem ser interpostos por simples petição. Segundo entendimento pacifico da jurisprudência, no tratamento da necessidade de fundamentação dos apresentados:
c) O recurso deve ser fundamentado, visto que na Justiça do Trabalho, exige-se que as razões ataquem os fundamentos da decisão recorrida.
Da decisão

Outros materiais