Buscar

metodologia da alfabetização apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Metodologia da Alfabetização Nota 100
	Data de início:
	03/10/2017 20:37
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:37:36
Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização 
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
0:38:20
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização 
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:
	
	A
	Período que contempla o nascimento da criança. Envolve suas primeiras atitudes, como o reconhecimento do mundo que a cerca;
	
	B
	Período que envolve as crianças de 07 aos 11/12 anos; momento em que ela apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações imaginárias de seu desenvolvimento mental. Dessa maneira, a criança desenvolve maior dependência em relação ao adulto.
	
	C
	Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
	
	D
	Período que contempla o nascimento da criança e vai até os 07 anos. Este período contempla a autonomia e a organização dos pensamentos da criança.
	
	E
	Período que envolve as primeiras etapas de vida, ou seja, entre os 03 e 07 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de comunicação, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento, ela adquire uma percepção do que a cerca, desenvolvendo diferentes maneiras de se comunicar e organizar o pensamento.
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização 
Atente para a seguinte afirmação:
 “Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: ALMEIDA, Mariana Aparecida Paes. Métodos alfabetizadores: reflexões acerca da prática pedagógica de uma professora de 1ª série do Ensino Fundamental. Link: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf. Acesso em 01 abr. 2016.
Os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:
	
	A
	O letramento.
	
	B
	As palavras.
	
	C
	O som.
	
	D
	As letras isoladas.
	
	E
	A decodificação.
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização 
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: BRASLASVKY, Berta. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1988. p. 44.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
	
	E
	Afirmativas I e IV.

Outros materiais