Buscar

Conceitos de Genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS
	DISCIPLINA: Genética
	PROFESSOR (A): Nayara Sousa Castro
	Semestre: 1º
	Turma: 
	Curso:enfermagem
	ALUNO (A):gabriele da silva souza
Discuta os conceitos de cromossomos homólogos, diploidia e haploidia. Que características dois cromossomos homólogos compartilham?
O estudo da genética, atualmente, apresenta uma enorme evolução, ainda mais com a associação de outras ciências e engenharias que têm permitido descobertas e criações que revolucionam as pesquisas para o tratamento de doenças, o estudo dos seres vivos atuais e os mecanismos de evolução. Desta maneira, termos como fenótipo e genótipo se constituem como fundamentos para permitir a compreensão. Descreva Genótipo, fenótipo, genes alelos.
A genética estuda os mecanismos da hereditariedade. O DNA é a molécula contida no núcleo de nossas células e que armazena a informação genética. Explique como a molécula de DNA pode ser perpetuada e passada às células filhas na mitose de forma que estas possuam o mesmo genoma da célula mãe.
As características monogênicas em geral são chamadas de mendelianas, pois, assim como as características das ervilhas estudadas por Gregor Mendel, elas ocorrem em média em proporções fixas entre a prole de tipos específicos de reprodução. Descreva o papel e a importância dos experimentos de Mendel para a Genética.
Descreva a estrutura da molécula de DNA e como acontece a compactação dessa molécula.
Descreva brevemente as fases da mitose e da meiose. Compare as duas divisões de acordo com a função.
O que é o ciclo celular? Explique o que acontece em cada fase.
Considerando os processos de divisão celular por mitose e meiose, responda às seguintes questões:
a) Na espécie humana, qual o número de cromossomos das células filhas geradas pelo processo de mitose?
b) Qual a principal importância da meiose para a genética?
c) A partir de uma célula germinativa (com 46 cromossomos) que sofre meiose, quantas células filhas se formarão? Quantos cromossomos terão estas células filhas?
1, cromossomas homólogos são cromossomos iguais entre si, que junstos formam um par. Células diploides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado em um cromossomo homólogo. Haploidia é o estado de um núcleo, de uma célula - designados, em ambos os casos, haplóides ou de um organismo.
2.Genotipo: é a constituição genética de uma célula, organismo ou indivíduo. Deve-se à presença de material hereditário herdado dos progenitores.
Fenotipo: são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. 
Genes Alelos: são segmentos homologos de DNA, formas alternativas de um mesmo gene e afetam a mesma caracteristica de modo diferente. O alelo recessivo é representado por letra minuscula, enquanto aquele dominante, por letra maiuscula, sendo sempre representados por uma mesma letra.
3. Para que ocorram os processos de divisão celular (mitose e meiose) é necessário que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicação dos cromossomos, para que cada nova célula formada receba cópias dessas estruturas. Uma vez que os cromossomos possuem DNA em sua estrutura, a sua duplicação implica na duplicação da molécula de DNA. A compreensão desse processo permite entendermos como se dá a transmissão das características hereditárias
4. Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada. Pode-se tomar como exemplo um caso de herança animal. 
Cobaias pretas homozigotas cruzadas com cobaias brancas homozigotas originarão descendentes pretos heterozigotos, que cruzados entre si, originarão cobaias pretas e brancas na proporção 3:1. Mendel criou a base da genética moderna. Embora seus estudos tenham permanecidos obscuros até o século XX eles influenciaram a biologia como um todo dando origem a todos os estudos anteriores sobre hereditariedade e genética.
5. DNA são os nucleotídeos, que formam uma estrutura de dupla hélice pela ligação fosfotiéster entre o açúcar de um nucleotídeo com o fostato de outro e por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
6. A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. A meiose ocorre no processo de produção de gametas ou células sexuais (espermatozoide e óvulo), que são haplóides ou n (possui metade do número de cromossomos do indivíduo).
7. Ciclo Celular é o conjunto de fases que uma célula passa com o intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas. Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em 3 fases principais, são elas: Intérfase, na qual ocorre crescimento da célula e preparo para a divisão propriamente dita; Fase mitótica (Fase M), 
8. a) os dois processos são a mitose e a meiose 
a especie humana tem 46 cromossomas, ou seja, 23 pares de homologos, sendo que um dos homologo provem da mae e outro do pai 
b) A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.

Outros materiais