Buscar

TERCEIRA AULA DE ZOOTECNIA - FUNÇÕES PRODUTIVAS-

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
FUNÇÕES FISIOLOGICAS
funções fisiológicas são aquelas que resulta uma utilidade para o homem, ou um serviço.
 Os animais domésticos vivem e se multiplicam graças as funções fisiológicas peculiares as órgãos de que são constituídos. Algumas dessas funções podem ser utilizadas pelo homem, que passou a tirar delas determinado proveito 
*
*
*
FUNÇÃO FISIOLÓGICA
Da função fisiológica da glândula mamária resulta um produto: o leite, que o homem utiliza na sua alimentação. A função da lactação, sem deixar, de ser uma função fisiológica, é, deste modo, também, uma função produtiva, econômica ou zootécnica. Do funcionamento do úbere resulta uma utilidade – o leite.
.
*
*
*
*
*
*
O andamento do animal, que é o resultado da contração e distenção dos músculos dos membros, está no rol das funções fisiológicas. Mas o homem, explorando o serviço do aparelho locomotor do animal doméstico, conferiu à função locomotora dele a característica de função zootécnica.
*
*
*
*
*
*
FUNÇÃO PRODUTIVA OU ECONÔMICA
A função produtiva ou econômica
- nada mais é, do que uma função fisiológica que dá margem a uma utilidade ou a um serviço, em proveito do homem. É toda a função fisiológica que, em sendo útil ao próprio animal, ainda o é também ao homem. 
*
*
*
 normalmente servem para garantir a vida do indivíduo ou da espécie, e, ao serem exploradas pelo homem, ganham a característica de econômicas. 
*
*
*
Animal especializado ou aperfeiçoado 
		Para que seja explorada economicamente, não basta que a função satisfaça às necessidades vitais do animal, mas que forneça uma sobra utilizável de sua produção. Isto é, a função deve ser altamente desenvolvida.
*
*
*
APTIDÃO ECONÔMICA
A capacidade maior ou menor que um animal possui para exercer determinada função chama-se aptidão econômica e é hereditária. Foi simples, pois, o desenvolvimento das funções econômicas, desde que a lógica mandou que o homem retivesse para a reprodução os animais mais produtivos. 
*
*
*
Essa seleção processou-se através dos séculos, seus resultados se acumularam, até atingir as elevadas produções hoje observadas nas raças especializadas.
*
*
*
CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES ECONÔMICAS
1 – produtos alimentares ou que servem para a alimentação humana:
 leite, carnes, ovos, mel, gorduras, miúdos, etc., produzidos pelo boi, porco, carneiro, cabra, galinha, abelha, cavalo, peru, búfalo,rena, etc.
2 – matéria-prima ou produtos que servem para a indústria manufatureira: 
lã, couro, pêlos, crinas, seda, etc., produzidos pelo carneiro, boi, cabra, bicho-da-seda e outras espécies. Certas raças de cabra também têm, como função zootecnia principal, a produção de lã; é o caso da cabra angorá. A utilizada das crinas dos eqüinos inclui-se neste grupo.
*
*
*
3 – força motriz 
 quando os animais são utilizados para a tração ou transporte de carga sobre o dorso. São motores vivos: o burro, o jumento, o cavalo, o boi, o zebu, o búfalo, o camelo, a lhama, a rena, o cão, o camelo como animal de carga no norte da África, principalmente no Egito, e ainda em certas partes da Ásia; a lhama, nos Andes; a rena e o cão na tração do trenó, nas regiões árticas, etc.
*
*
*
4 – adornos ou produtos empregados no adorno feminino, militar, etc. 
- plumas de avestruz, peles de raposa doméstica, de coelho, etc. A avestruz é a mais importante delas, pois é criada mesmo para a exploração de suas plumas, exclusivamente. As outras aves domésticas, entretanto, fornecem penas, como despojos, e que são empregadas em almofadas, travesseiros, colchões etc.
*
*
*
5 – faro e coragem do cão 
função particular de uma espécie, útil na caça na guarda de propriedades, na lida com o gado, na cata de feridos, na perseguição de criminosos, etc.
6 – função afetiva
 é a exercida por certos animais que vivem no lar, não dando outra retribuição ao seu dono, senão o afeto e distração, como cães e gatos de luxo, os pássaros canoros, etc.
*
*
*
7 – detritos e excreções. 
detritos 
	são os subprodutos de matadouro: ossos, chifres, sangue, assim como de outras indústrias de elaboração dos produtos animais.
excreções 
 colocamos o esterco, adubo orgânico nunca suplantado para restaurar a riqueza em humo do solo.Os bovinos, eqüinos, asininos, ovinos, caprinos, aves, são os principais fornecedores destes produtos.
*
*
*
8 – capital vivo 
é uma função exercida por todas as espécies. É a função do desenvolvimento – crescendo o animal, seu valor cresce, cria-se riqueza, acumula-se capital. Nesta faculdade, está a característica principal da máquina animal. 
Enquanto a máquina bruta requer uma taxa de amortização, porquanto diminui de valor, á medida que trabalha, a máquina animal vai crescendo de valor, embora exercendo outras funções econômicas.
*
*
*
VALOR ANIMAL
O valor animal desde que é gerado (ventre) até morrer pode ser representado por uma curva que apresenta um valor máximo na idade em que o rendimento é mais alto. Deste modo a vaca leiteira cresce de valor até os quatro anos, estabilizando-se até os 8, quando declina progressivamente até os 14, limite normal de sua vida. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
ATIVIDADE DO DIA!
DE ACORDO COM AS FUNÇÕES PRODUTIVAS REPASSADAS, ESCOLHA UMA DELAS E FALE O POR QUE DA SUA ESCOLHA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais