Buscar

Questões sobre a República Oligárquica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Analise o seguinte discurso de Rui Barbosa, na primeira década do século XX, no Brasil: "O governo federal entregava cada um dos estados à facção que dele primeiro de apoderasse. Contanto que se pusesse nas mãos do presidente da República, esse grupo de exploradores privilegiados receberia dele a mais ilimitada outorga, para servilizar, corromper e roubar as populações. (...) A hipótese de intervenção federal não o inquietaria nunca mais. O governador da União não ousaria dela nunca mais, a não ser e quando a quadrilha protegida a solicitasse, para ultimar, em nome da autonomia estadual, a escravidão, a desonra e a pilhagem do estado". (BARBOSA, Rui. Apud: FREIRE, Américo. MOTTA, Marly Silva da. ROCHA, Dora. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: FGV, 2004, pp. 245) Em seu discurso, Rui Barbosa criticou qual prática característica da "República Oligárquica"?
	
	
	
	
	
	o "coronelismo" e o controle do eleitorado rural.
	
	
	a "comissão de verificação dos podere" e a "degola" dos candidatos eleitos pelos partidos da oposição.
	
	
	as "eleições de bico-de-pena" e a fraude eleitoral na primeira república.
	
	 
	a "política dos governadores" e o acordo entre os governos central e estadual.
	
	
	a "política do café com leite" e a alternância e paulistas e mineiros no poder.
	
	
	
		2.
		A chamada Política dos Governadores, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
	
	
	
	
	
	b) Tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República.
	
	
	Permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores.
	
	
	Tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático.
	
	
	Promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais.
	
	 
	Fortalecer os governadores como o principal instrumento para garantir a estabilidade política entre as oligarquias regionais.
	
	
	
		3.
		A respeito da Revolta da Vacina (1904) podemos concluir sobre os seus integrantes que:
	
	
	
	
	
	Agiram sob manipulação de políticos contrários ao governo e pela imprensa. Não conseguiam perceber os benefícios da vacinação contra a varíola.
	
	
	Faziam parte dos setores marginalizados e perigosos da sociedade, como prostitutas, ladrões e vagabundos. Sua revolta não tinha consciência política.
	
	 
	Embora estivessem alijados da cidadania política, estavam profundamente atentos a aspectos do exercício do poder que afetavam a vida cotidiana e dispostos a defender os seus direitos.
	
	
	Agiram exclusivamente em nome da preservação da moral de suas mulheres e filhas.
	
	
	Devido ao analfabetismo e à falta de consciência política não souberam compreender a importância da vacinação obrigatória e das reformas urbanas realizadas por Pereira Passos.
	
	
	
		4.
		Renato Lessa, em "A invenção republicana" investigou a gênese e a implementação da ordem republicana. A carta de 1891 não estabelecia condições de funcionamento harmônico entre os poderes e favoreceu a ação política dos militares e disputa pelo controle dos estados. Desta forma, a Política dos Governadores (1898) tornou-se importante fator de estabilidade da ordem oligárquica, pois:
	
	
	
	
	
	Criou a divisão e a independência entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Permitindo, assim, o controle direto dos coronéis sobre a população local.
	
	
	Possibilitou um acordo entre Executivo e Legislativo com a finalidade de ampliar o controle dos coronéis sobre as populações rurais e, assim, garantir maior independência política para os partidos.
	
	 
	Possibilitou a formulação de um acordo entre os estados e União, minimizando as hostilidades entre o Executivo e o Legislativo e controlando a escolha dos deputados. Esta relação se repetia entre os governadores e os chefes políticos locais.
	
	
	Possibilitou a centralização do poder no Executivo, através do fim das guardas estaduais e fortalecimento do Exército. Os coronéis locais passaram a responder diretamente ao presidente da República.
	
	
	Possibilitou a ampliação do coronelismo e a centralização do poder por parte do Executivo. Os governadores aliavam-se às lideranças locais para ampliar o controle sobre a população rural.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Leia com atenção o trecho a seguir: "No governo provisório a única força capaz de exercer o poder político (e repressivo) era o Exército. Enquanto Deodoro simbolizava o exército e, mais que isso, a unidade das forças armadas, a oposição, tanto imperial como a dos burgueses agrários republicanos, teve de restringir-se à retórica. Mesmo assim, chama a atenção que o núcleo dessa oposição "Prudente, Campos Sales, Bernadino e outros" manteve-e ativo o tempo todo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 45)
A despeito do governo militar, marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	a oligarquia cafeeira paulista jamais esteve completamente deslocada do poder.
	
	
	os militares de baixa patente influenciavam amplamente as decisões do governo.
	
	
	a burguesia industrial comandava os rumos da política econômica.
	
	
	os latifundiários do nordeste mantiveram a posição de hegemonia política.
	
	
	A Igreja Católica jamais aceitou a institucionalização total do Estado Laico.
	
	
	
		6.
		Estudos mais recentes a respeito da Primeira República propõem uma analise ampliada da Política dos Governadores. De acordo com Marieta de Moraes Ferreira a Política dos Governadores aliada ao coronelismo não eliminou os conflitos, mas os minimizaram, desta forma as eleições presidenciais foram marcadas por disputas controladas. De acordo com esta interpretação:
	
	
	
	
	 
	Durante a República Federalista houve predominância das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, submetendo os demais estados aos interesses econômicos da produção cafeeira e de gado.
	
	 
	Foi formado um federalismo desigual marcado pela preponderância de SP, MG e RS sobre as demais unidades da federação. No início da década de 1920 este sistema apresentaria esgotamento.
	
	
	Ao longo da Primeira República se formou um eixo alternativo de poder que se contrapunha à aliança entre São Paulo e Minas Gerais, concentrava as oligarquias da região sudeste.
	
	
	As oligarquias rurais paulista e mineira impediam qualquer processo de industrialização, pois, controlavam o governo Executivo e Legislativo. Durante a década de 1920 este arranjo seria questionado pelas demais oligarquias.
	
	
	Houve a predominância da oligarquia de São Paulo, subestimando os demais Estados. Esse fenômeno político tendeu a se fortalecer ao longo da Primeira República.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Leia com atenção o trecho a seguir:
"Até Campos Sales as dissidências estaduais e a divisão entre executivo e legislativo ganhavam contornos ásperos graças às repercussões que encontravam na tropa e o fato de que o florianismo e demais tendências militares mesclavam-se com as oposições civis. Sujeitadas estas ao poder presidencial, a grande querela política limitar-se-ia às alianças e diferenças entre Governo Federal e Governos Estaduais ou suas oposições. Noutros tempos, voltar-se-ia formalmente aos períodos em que as oposições locais poderiam transformar-se em governo graças às derrubadas promovidas pelo Moderador. Campos Sales, consciente de que assim seria na falta de partidos e convicto de que a direção ou a orientação de um processo político "é uma função que pertence aos poucos e não àcoletividade", propôs um "pacto oligárquico", capaz de dar cabida a um sistema baseado numa liderança que mais do que pessoal (como no moderador) seria "institucional". (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57.p. 64)
O autor está se referindo ao seguinte arranjo político:
	
	
	
	
	
	O encilhamento.
	
	
	O civilismo.
	
	
	O militarismo.
	
	 
	A política dos Governadores.
	
	
	O jacobinismo.

Outros materiais