Buscar

Tratando o praticante com PC

Prévia do material em texto

Tratando o praticante com PC - Melody
Do ponto de vista físico, o objetivo principal da equoterapia (embora indissociável do psicológico e do social) para pessoas com disfunções neuromotoras é promover suas habilidades para executar tarefas motoras voluntárias complexas. Com a terapia para desenvolver mecanismos posturais reflexos, essas tarefas se baseiam nas respostas das retificações posturais automáticas, do equilíbrio e das relações de proteção. A tarefa do terapeuta consiste em facilitar os movimentos normais ou apropriados, inibindo os padrões anormais ou ineficientes. 
A aprendizagem das tarefas motoras requer que o praticante participe ativamente das sessões e não seja apenas um receptor de estímulos e movimentos impostos.
Primeiro, a terapia deve atender à normalização da recepção e da percepção dos estímulos sensitivos (lo praticante. Os estímulos sensoriais promovidos pelo cavalo e recebidos pelo praticante são sob as formas tátil, proprioceptiva e vestibular. Em virtude das diversas dificuldades sensoriais, devemos compreender que os resultados a serem obtidos dependem fundamentalmente da qualidade dos movimentos do cavalo, em termos de simetria, equilíbrio, flexibilidade e graduação. 
Para promover a sensibilidade proprioceptiva, o cavalo escolhido deve andar com grande elevação da garupa e com muito boa cadência. O terapeuta deve ajudar com manobras de pressão graduais na pelve e no tronco do praticante, para que ele receba os movimentos adequados transmitidos pelo cavalo. Um cinto com tiras laterais, colocado sob o centro de gravidade e na cintura do praticante, pode facilitar essas manobras. Assim, com uma base dc suporte mais sólida, os estímulos proprioceptivos podem ser percebidos e integrados efetivamente pelo praticante.
Apesar de o praticante estar montado e bem acomodado no cavalo, com diversas reações automáticas em relação aos movimentos tridimensionais e multidirecionais provocados pelo cavalo ao andar, devemos ajudá-lo a organizar suas funções sensoriais. Os movimentos do cavalo atuam como desafios para o praticante. Dessa maneira, o terapeuta deve providenciar com cuidado os graus de estímulos sensoriais que o praticante é capaz de organizar. Os estímulos inadequados, ou exagerados, podem causar alterações do tônus muscular do praticante, assim como o uso de compensações posturais indesejáveis e medo.
Após o praticante com PC alcançar estabilidade adequada e um controle satisfatório no plano sagital, os movimentos do cavalo podem passar a ser usados para estabilizá-lo, com controle postural no plano frontal. Ao andar ao passo e em linha reta, o cavalo produz movimentos laterais simétricos; no entanto, em curvas suaves, esses movimentos são assimétricos. Eles são absorvidos pelo praticante, que, sem estribos, procura, para manter um equilíbrio satisfatório, colocar seu centro de gravidade em harmonia com o do cavalo por intermédio de movimentos laterais da pelve e do tronco. Se desde o início o praticante tiver uma forte recepção proprioceptiva, ele poderá trabalhar com o cavalo percorrendo curvas e o terapeuta deverá variar simetricamente o raio, as direções e os sentidos das curvas. O praticante tem de ser constantemente estimulado a realizar e a acompanhar os deslocamentos criados pelo cavalo. Os ganhos adquiridos nas primeiras sessões com trabalho em plano sagital não devem ser esquecidos nessa ocasião.
Depois de algumas sessões de equoterapia, quando o praticante com PC já estiver mais estabilizado a cavalo, novos desafios devem ser propostos. Nesse sentido, o terapeuta deve empregar as variações e as transições dos passos do cavalo, das mudanças de direção e de sentido, e dos desnivelamentos do terreno. () cavalo deve ser levado a se movimentar em figuras com retas, curvas, subidas e descidas leves, de modo que o praticante reaja com respostas posturais automáticas normais e não com padrões de movimentos compensatórios anormais (recordemos da lei do menor esforço).
O grau de aproveitamento do praticante no controle postural depende dos seguintes fatores:
o terapeuta necessita de uma avaliação clínica do praticante antes de escolher a sequência de atividades e a velocidade da aplicação do programa;
o terapeuta deve ser capaz de observar sinais de estresse por parte do praticante. Somente quando o praticante estiver tranquilo, os objetivos da terapia serão alcançados e o controle postural será desenvolvido e fixado. O medo e o uso de esforços exagerados aumentam o tônus muscular e podem ocorrer certas compensações anormais;
o terapeuta deve lembrar que os resultados obtidos pelo praticante na equoterapia são diretamente proporcionais à escolha e às qualidades dos movimentos do cavalo, em simetria, equilíbrio, flexibilidade, grau de adestramento e a precisão com que ele responde às manobras do guia ou praticante, com o uso de rédeas curtas ou longas;
para os praticantes com PC, as sessões podem ser acompanhadas de musica. Eles reagem satisfatoriamente nas diversas áreas biopsicosociais. O ritmo pode significar ordem no movimento corporal. Exige concentração, estimula a memória e a atenção, alegra, cria colaborações, integra e organiza a respiração e os movimentos.
Antes, durante, e após a sessão de equoterapia, a musica pode ser empregada para ativar os praticantes tímidos e hipotônicos, e para provocar relaxamento muscular nos hipertônicos e hiperativos nas sessões de alongamento muscular.
As músicas e os instrumentos musicais devem ser cuidadosamente escolhidos para gerar os resultados desejados. O praticante pode participar das atividades musicais de diversas maneiras, ativa ou passivamente, e elas devem ser aplicadas de forma clara e adequadas. As melodias e letras devem sugerir os movimentos desejados e os exercícios podem ser acompanhados por movimentos corporais de acompanhamento ou de imitação, com instrumentos leves e sonoros;
os especialistas recomendam o uso de instrumentos adequados, como o piano ou as escaletas. Os ritmos musicais e os instrumentos podem ser úteis para alguns praticantes e inadequados para outros. Algumas músicas relaxantes para certas crianças são excitantes para outras. Para uma criança com atetose, a música aparentemente mais indicada & a que produz relaxamento.

Outros materiais