Buscar

exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"Em suma, a constituição instituía um sistema representativo, de divisão e independência entre os poderes, cabendo ao presidente designar livremente os Ministros ao Congresso (bem como ao supremo), controlar e inclusive julgar, sendo o caso, o Presidente, bem como legislar sobre o orçamento, os impostos, o efetivo das forças armadas, etc. Na prática, o arcabouço democrático-representativo da constituinte vai confrontar-se com uma situação bem diversa da que o mundo das normas abstratas supunha. Entretanto, havia um princípio, consagrado pela constituição, que coincidia com os interesses e o perfil das realidades impostas pelos vencedores de 89: o federalismo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 42)
O autor defende a hipótese de que o princípio do federalismo, resguardado na carta constitucional de 1891, era compatível com os interesses dos "vitoriosos" de 1889 porque:
	
	
	
	
	
	Os vitoriosos eram os estancieiros gaúchos, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na negociação do preço do charque.
	
	 
	Os vitoriosos eram os representantes da oligarquia cafeicultora, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na utilização da máquina do Estado para a defesa dos preços do café no mercado internacional.
	
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a transformação das forças armadas em polícias estaduais fragmentadas e independentes entre si.
	
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a extinção do exército regular a a re-estruturação da guarda nacional, criada ainda no período regencial.
	
	 
	Os vitoriosos eram os representantes da burguesia industrial, que desejavam um governo forte, centralizado e capaz de estimular o avanço industrial.
	
	
	
		2.
		¿Este Estado não é uma nacionalidade; este país não é uma sociedade; esta gente não é um povo. Nossos homens não são cidadãos.¿ Esta frase, dita por Alberto Torres na segunda década do século XX representa:
	
	
	
	
	 
	Um protesto gerado pelo desencanto e frustração dos sonhos republicanos.
	
	
	Um protesto tardio contra a situação do povo brasileiro durante a Monarquia.
	
	
	Um protesto dos florianistas jacobinos, insatisfeitos com o rumo que tomava a Republica.
	
	
	A constatação da situação do povo brasileiro até a proclamação da República.
	
	 
	Um protesto contra a situação do povo brasileiro no final da Primeira República.
	
	
	
		3.
		Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de um escritor que se envolveu diretamente com o projeto da restauração monárquica.
	
	
	
	
	
	Caio Prado Jr.
	
	
	Raul Pompeia.
	
	
	Gilberto Freyre.
	
	 
	Eduardo Prado.
	
	
	José de Alencar.
	
	
	
		4.
		O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
	 
	A vida político-partidária da República, marcada por atritos ideológicos de variados matizes, convergiu, no início do século XX, para um quadro que conflita, mas que é estabelecido um consenso nos primeiros anos.
	
	
	A política republicana nos primeiros tempos foi marcada pelo militarismo.
	
	
	Ao nascer, a República não romperia estruturalmente, de forma revolucionária, as bases econômicas agroexportadoras do Império.
	
	
	A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado "problema negro"
	
	 
	A república garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
	
	
	
		5.
		Sobre a constituição de 1891 no Brasil, podemos afirmar que foi:
	
	
	
	
	
	Parlamentarista e Liberal
	
	 
	Presidencialista e Positivista
	
	
	Presidencialista e socialista
	
	
	Positivista e Liberal
	
	
	Centralizadora e socialistas
	
	
	
		6.
		Considerando as permanências e as mudanças políticas, é correto afirmar que, na passagem do Império para a Primeira República:
	
	
	
	
	 
	a representatividade continuou restrita, apesar da mudança do voto censitário para o universal, pois passou a ser exigida a alfabetização para ser eleitor
	
	
	a estrutura socioeconômica permaneceu inalterada, mantendo-se a escravidão, a agricultura de exportação e o domínio político da aristocracia rural
	
	
	a implantação do presidencialismo nos moldes norte-americanos provocou transformações na estrutura política do país, levando ao declínio dos cafeicultores
	
	
	a instituição do voto universal, feminino e secreto não foi acompanhada de mudanças políticas, devido à constituição de um Estado oligárquico
	
	
	a participação popular nas decisões políticas ampliou-se significativamente, devido ao fim da hegemonia das oligarquias cafeeiras, nordestinas e sulinas
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"A constituição de 91 deixa ver que seus artífices tinham bom sentido de interesses de classes, e a política econômica dos governos militares revela também que essa terra tinha donos e que estes nem sempre foram os que ostensivamente apareciam como os donos do poder, os militares." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 36)
Apesar dos primeiros governos da República brasileira terem sido chefiados por militares, o autor afirma que:
	
	
	
	
	 
	A oligarquia cafeeira, que mesmo ausente do poder executivo, influenciava a organização das novas instituições.
	
	
	O oficialato da Marinha, que mesmo sem participar diretamente das conspirações do golpe militar republicano, tinha uma maior maturidade política e, por isso, assumiu a direção das novas instituições.
	
	
	As classes médias urbanas, que frequentemente ocupavam os espaços públicos da capital federal afim de pressionar o governo federal.
	
	
	Os militares de baixa patente, chamados popularmente de "Jacobinos", que pressionavam o oficialato para a formação de uma república mais democrática.
	
	
	Os donos do poder eram, de fato, os políticos monárquicos, que mesmo com a mudança nas instituições políticas continuavam a controlar a economia brasileira.
	
	
	
		8.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"Não espanta, portanto, que os aliados de Floriano dotados de recursos políticos mais estáveis - os republicanos paulistas - tivessem sido os beneficiários com a sucessão. Bastavam-lhe duas condições: que o marechal ganhasse as lutas contra os revoltosos (para garantir a 'situação' para ambos os lados da aliança) e que sua ascensão não se fizesse como um desafio ao César vitorioso." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57.p. 49)
Após o fim da República das Espadas teve início a:
	
	
	
	
	
	República Estudantil, caracterizada pela hegemonia dos alunos da Faculdade de Direito de São Paulo.
	
	 
	República Oligárquica,caracterizada pela hegemonia política da oligarquia cafeicultora paulista.
	
	
	República Açucareira, caracterizada pela hegemonia política dos latifundiários do Nordeste.
	
	
	República Naval, caracterizada pela hegemonia política da Marinha.
	
	
	República Jacobina, caracterizada pela hegemonia política dos alunos da Escola Militar da Praia Vermelha.

Outros materiais

Materiais relacionados

1 pág.
3 pág.
exercicio

Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

User badge image

San Sarutoby

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes