Buscar

resenha grecia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Curso: Arquitetura & Urbanismo 
Disciplina: História geral da arquitetura e urbanismo: da Antiguidade ao Revitalismo
Professora: Natália Pereira
Acadêmico: Alexander Filipe Bavaresco
Semestre Letivo: 1/2014
Resenha Ordem e Linguagem
A contribuição da arquitetura grega para a nossa, é a delimitação do seu território próprio; graças a isso podemos compreender quase como uma ciências os diversos campos da arte grega (arquitetura, pintura e escultura). Os gregos eram muito rígidos com isso. Estabeleceram uma Ordem para a construção da arquitetura. Está ordem garante um padrão de qualidade na produção geral, e torna-se um ponto de referência ao público, porém se torna um fator limitante pois, ao mesmo tempo que homogeneíza a produção limita a mesma.
As ordens arquitetônicas gregas foram derivadas de uma Ordem inicial. Surgiram como respostas ás brechas dessa Ordem. O que faz a ligação entre a Ordem e as demais ordens é o sistema estrutural empregado nas construções e a maneira particular de ser ver essas se dá pelo sistema trilitico. 
O modo com q se criavam as coisas eram derivadas de experiências com outros materiais, as caneluras nos pilares, lembravam os veios das madeiras, o entablamento clássico, lembra a família construtiva das vigas de madeiras, (arquitrave, friso e imposta), etc. O texto se delonga em detalhar os sistemas de produção das colunas gregas, diferenciando as partes individualmente e explicando como se comportam entre si. Fala também do tamanho das colunas; a clássica tinha sua altura em relação ao diâmetro, e ambas fazendo referência ao homem ideal, e que acabou por trocar a coluna por uma figura humana, atlante se masculina, e cariátide se feminina.
Com o tempo, a Ordem tem seu fim como instrumento controlador e passa a ser meramente comunicativa. Pois trazia uma vantagem aos projetistas, e foi essa vantagem que levada ao extremo acabou com o controle que a Ordem colocava sobre os projetos.

Outros materiais