Buscar

20151103160249Lobos e Ovelhas Nerciela Tontini

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- Lobos e Ovelhas
Aprendendo além dos lobos – Sobrevivendo e Prosperando na organização que aprende
David Hutchens
Responda as questões abaixo: 
Descreva os principais pontos da cultura organizacional das ovelhas e dos lobos:
R: Cultura organizacional predominante nas ações iniciais, organizações das ideias individuais para que posteriormente fossem integradas, lideranças que influenciam nas opiniões dos demais, decisões em equipe visando o bem do rebanho, enquanto que os lobos agiam com certo domínio e ameaça diante das ovelhas.
Descreva o estilo de aprendizagem das ovelhas e dos lobos:
R: Já no quesito aprendizagem as ovelhas se superaram. Tão frágeis nunca poderiam imaginas que poderiam ser tão espertas a ponto de se depender com o que podiam, ou melhor dizendo, aprenderam a se virar como podiam. Com uma opinião e ponto de vista de cada uma delas viraram. Já os lobos não conseguiram mais vencer o que antes parecia ser fácil. Eles como o tempo passaram a não mais se alimentar das ovelhas indefesas e assim a vitória foi das ovelhas.
Como a organização pode transformar o aprendizado individual em organizacional?
R: As organizações tem pessoas com culturas diferentes, essas experiências individuais podem trazer algum beneficio ao conjunto dentro da organização de forma positiva. O aprendizado organizacional procede nas formas de captar o que se tem de conhecimento individual e aproveitar isso nos processos organizacionais. 
Na história, a ovelha Shep protestou a ideia de Otto, dizendo: “mas nós já aprendemos” – reflitam sobre essa afirmação:
R: Aprender é um processo evolutivo e totalmente constante, não há quem saiba de tudo, mas há quem tenha maiores conhecimentos e mais conhecimento tem se perceber que precisa aprender sempre mais. Se o pensamento de revolução e integração do aprendizado tivesse surgido antes, certamente as perdas seriam menores no rebanho, o interessante é ter a cabeça aberta para novos aprendizados, novas experiências. O conhecimento nunca é o suficiente.
Que relação podemos fazer dessa história com o tema aprendizagem organizacional?
R: Alguns fatores críticos das organizações dão-se pela falta de integração entre as pessoas da organização, todos têm um conceito diferente acerca de determinados assuntos aonde cada ideia poderia ser aproveitada como soluções para problemas, opções de otimização dos processos organizacionais, além da interação entre os colaboradores dentro do ambiente organizacional. Sempre podemos melhorar e para isso precisamos aprender a lidar com nossos desafios.
Qual o papel do Otto no processo de aprendizagem das ovelhas?
R:  Líder. Ele foi um verdadeiro líder ao desenvolver naquelas acomodadas ovelhas que acreditavam que iam morrer, que elas tinham outra saída, bastava acreditar que se os lobos eram espertos na opinião delas que elas também poderiam ser. Ele também fez com que elas pudessem arrancar de si mesmas o que poderiam fazer e mesmo com sua partida elas puderam achar uma solução.
O que o Otto poderia ter feito para que ele não tivesse um final trágico?
R: As ideias apresentadas não agradaram Otto, mas ele poderia aderi-las como forma de solução provisória. As ideias que não o deixou satisfeito poderia salva-lo de um final trágico.

Outros materiais