Buscar

AD1 DE PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Nome da Atividade: ATIVIDADE AVALIATIVA I
A psicologia organizacional nasceu da preocupação com o problemas para otimizar o tempo de produção, durante o período da segunda guerra mundial, pois mediante a um grande número de pessoas recrutadas e colocadas em diferentes postos de trabalho se tornava visível a diferença individual de suas personalidades, dentro da indústria. Atendendo primeiramente às necessidades do processo de recrutamento e seleção e, posteriormente, estendendo- se a aspectos comuns de treinamento e desenvolvimento, o assunto foi sendo cada vez maior aprofundamento por profissionais especializados.
Conforme os conhecimentos obtidos pela psicólogos, a psicologia industrial se forma no período das duas grandes guerras mundiais, . Ela começa a obter seu reconhecimento no ano de 1924. Neste mesmo período foram feitas pesquisas para saber as condições de trabalho e foi nesse ínterim que começou a se pensar em novas formas de se trabalhar, onde destinou suas atenções na seleção e na colocação de candidatos ao emprego, buscando a pessoa mais adequada para a função certa, assim, objetivava o melhor desempenho do trabalhador visando o aumento de produtividade.
Podemos dizer que as organizações dependem diretamente das pessoas para funcionarem em seus diversos setores, como na produção de seus bens e serviços, atendimento de clientes e competição no mercado, atingindo assim seus objetivos. É fundamental a aplicação da Psicologia em uma estrutura organizacional, desenvolvendo o reconhecimento estrutural analisando os possíveis problemas, obtendo assim dados estratégicos desenvolvendo os métodos para as mudanças no ambiente organizacional
REFERÊNCIAS:
SCHETTE, Fátima Rosely - O Papel na Psicologia no desenvolvimento de líderes organizacional, segundo psicólogos e líderes - PUC CAMPINAS 2005.
www.scielo.br - Psicologia organizacional e globalização: os desafios da reestruturação produtiva. Alexandre Dittrich - Psicol. cienc. prof. vol.19 no.1 Brasília  1999.
www.psicologado.com.

Outros materiais