Buscar

Diet e Light

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diet e Light
Centenas de produtos hoje já existem a disposição no mercado, para uma população em torno de 30 milhões de consumidores, entre os quais se encontram em maioria os diabéticos, obesos e hipertensos ( Vilela,2000).
O termo diet e light é muito utilizado nos rótulos dos alimentos, podendo confundir o consumidor no momento de adquirir algum produto. Não basta confiar na classificação carimbada na embalagem. É importante conferir a composição no rótulo, para saber se têm as características necessárias para quem vai consumir.
É possível encontrar em supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres "diet" ou "light": desde leites, iogurtes, pães, geléias, refrigerantes, requeijão, até panetones, barras de cereais, etc.
Alimentos Diet 
São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura) desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem de diabetes ou hipertensão.
Indicação
Para consumidores que precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminem ou substituem algum componente.
Ex: açúcar ( diabéticos )
 sal ( hipertenso )
 glúten ( celiacos )
Rótulo
A inscrição Diet escrita na embalagem não é o suficiente. Deve estar especificada , também, que substância foi retirada ou substituida na fórmula
Atenção
É comum que os produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, porém nem sempre o valor energético é menor do que a dos produtos convencionais.
Alimentos ligth
São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Esses produtos tem uma diminuição de no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro ingrediente ( açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similiares convencionais.
Indicação
Para pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidades reduzida de algum nutriente, buscando o bem estar, saúde e redução de peso.
Rótulo
O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem 
Atenção
Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético.
O consumo do produto ligth em exagero pode resultar em uma ingestão de quantidade igual ou superior de calorias, comparado ao consumo moderado de um produto não light.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais