Buscar

Avaliando I TRABALHO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0024_SM_201309067988 V.1 
	Aluno(a): JOHNATHAN BARROS DE CARVALHO
	Matrícula: 201309067988
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 15/05/2017 18:36:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201309782214)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria, estudante de direito, está discutindo com o seu colega de classe, Denis, a respeito das Fontes do Direito do Trabalho. Para sanar a discussão, indagaram ao professor da turma sobre as fontes autônomas e heterônomas. O professor respondeu que as Convenções Coletivas de Trabalho, as Sentenças Normativas e os Acordos Coletivos são fontes
		
	
	heterônomas
	 
	autônomas, heterônomas e autônomas, respectivamente.
	
	heterônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente.
	
	autônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente.
	
	autônomas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309782226)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	01. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - O modelo justrabalhista brasileiro é o estatal-subordinado de gestão trabalhista, que reproduziu as experiências democráticas européias do pós- guerra, especialmente o modelo italiano. Sua base principiológica se apóia no tripé da organização sindical unitária, a absorção de grandes e pequenos conflitos pelo Estado e as distintas e combinadas formas de controle das organizações e lideranças coletivas obreiras pelo Estado. II - As fontes jurídicas trabalhistas materiais de inspiração econômica fluem da dinâmica do sistema capitalista, especialmente a concentração e centralização dos empreendimentos capitalistas, provocando maciça utilização de força de trabalho nos moldes empregatícios. Já as fontes jurídicas materiais de cunho poiítico-sociológico advém de conquistas dos movimentos sociais organizados por trabalhadores, tanto no plano das empresas e no mercado econômico, quanto nos partidos e movimentos políticos. III - As fontes jurídicas trabalhistas formais são os mecanismos pelos quais as normas ingressam na ordem jurídica e a rigor todas derivam de um único centro de positivação, o Estado, segundo a teoria monista. Ainda segundo esta teoria, as normas coletivas oriundas de negociação coletiva entre Sindicatos e as condições previstas nos contratos de trabalho firmados entre as partes somente seriam aplicáveis quando derivadas de regras estatais positivadas e pre existentes, que fixem requisitos para sua validade, vigência e eficácia. IV - São fontes formais autônomas do direito do trabalho as convenções coletivas de trabalho, os acordos coletivos de trabalho, o contrato coletivo de trabalho, o acordo homologado por sentença normativa em dissídio coletivo, usos e costumes, o laudo arbitrai, o regulamento empresarial e as cláusulas contratuais.
		
	
	Apenas estão corretas as afirmativas II e IV.
	
	Todas estão incorretas.
	
	Apenas estão corretas as afirmativas I, II e III.
	 
	Apenas estão corretas as afirmativas II e III.
	
	Apenas estão corretas as afirmativas I, II e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309754058)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José, tabagista que consome um maço de cigarros por dia, é empregado de uma indústria de cigarros. Recebe por mês um salário de R$ 1.000,00 e uma quantidade de cigarros equivalente a um maço por dia de trabalho. Acerca da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.
		
	
	Salário corresponde apenas ao valor em dinheiro pago pela empresa aos seus empregados, portanto, os cigarros fornecidos pela empresa a José não podem constituir salário.
	
	Os cigarros fornecidos pela empresa a José constituem salário, já que são uma prestação habitual fornecida pela empresa.
	 
	Os cigarros fornecidos pela empresa a José não podem ser considerados como salário in natura.
	
	Os cigarros fornecidos pela empresa a José integram o seu salário, já que a atitude da empresa atenua o seu gasto mensal, uma vez que José teria de comprar diariamente um maço de cigarros para suprir a sua necessidade de fumar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309841816)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, complete os espaços vazios, marcando a assertiva correta: Considera-se empregador a empresa, ____________ ou ____________, que, assumindo os ________ da ______________________, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Equiparando-se a empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os _____________________, as ______________________, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
		
	 
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade econômica/profissionais liberais/instituições de beneficência;
	
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/ secretárias de Estado;
	
	Individual/ coletiva/ sem riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/associações de natureza civil;
	
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/associações de caráter paramilitar;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309685441)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto as Sumulas do TST, depois de editada a Resolução 129/2005 do TST, está correto afirmar:
		
	
	Tem caráter vinculante e obrigatório, quanto a matéria nela veiculada, principalmente para juízes de instâncias inferiores e tribunais do regionais do trabalho
	
	Todas as assertivas estão corretas
	 
	Tem por objetivo impedir a interposição de recurso impetrado contra decisão que estiver em consonância com a matéria sumulada pelo TST
	
	Tem caráter orientador para a comunidade jurídica mas também são obrigatórias para todos os juízes de instâncias inferiores no sentido do que foi sumulado pelo TST
	 
	Tem na sua essência o caráter de refletir o posicionamento majoritário do TST, servindo de orientação para toda a comunidade jurídica, de modo a tentar harmonizar julgamentos futuros sobre a questão sumulada pelo TST, mas não é de cumprimento obrigatório pelos juízes de instâncias inferiores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes